Projeto Comprova integra iniciativas em comunidades – Novo em Folha

[ad_1]

O Projeto Comprova, iniciativa de combate à desinformação liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), integrou oito iniciativas de jornalismo com atuação em comunidades vulneráveis e conectadas a temáticas raciais ou religiosas.

O projeto integra a First Draft, coalização sem fins lucrativos que fornece orientação para checagem de fatos na internet com espeque do Google News Initiative.

A participação dessas oito organizações foi possibilitada pela parceria do Comprova com a embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil. O intuito é ampliar o alcance do projeto para um público mais diverso.

Atualmente, o projeto reúne 28 veículos, entre eles a Folha, para trabalhar contra a desinformação.

Os novos integrantes participam do projeto por seis meses para receber treinamento e ajuda financeira para equipamentos e remuneração dos profissionais que irão fazer as checagens.

As oito agências​ e coletivos são: Marco Zero Teor, Dependência Mural de Jornalismo das Periferias, Bereia, Rádio Noroeste, Amazônia Real, Coletivo Niara, Espírito Preta e Favela em Tarifa.


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia