Jejum intermitente pode provocar mais perda muscular do que de peso – Lifestyle

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Segundo novo estudo, a tendência da dieta popular não é uma forma mais eficiente de emagrecimento

O jejum intermitente pode não ser tão saudável quanto alguns imaginam. Um novo estudo sobre o tema foi publicado na JAMA Internal Medicine - uma revista médica mensal revisada por pares supervisionada pela American Medical Association - e sugere que a dieta restritiva de tempo não é necessariamente a melhor estratégia para perder peso.

O estudo foi levado por pesquisadores da University of California, San Francisco e da University of Hawai'i Cancer Center. Depois de observar os resultados da perda de peso de 116 adultos que foram considerados "supra do peso" ou "obesos", foi determinado que o jejum intermitente não produzia resultados "significativamente diferentes" de pessoas que faziam suas refeições em intervalos típicos.

Pessoas que praticam o jejum intermitente evitam consumir por certas horas ao longo do dia. Algumas pessoas que fazem dieta não comem por 24 horas, enquanto outras preferem optar por um grande déficit calórico, de concórdia com a Healthline.

Os proponentes da dieta afirmam que o jejum intermitente é um método superior de perda de peso ou pode contribuir para uma vida mais longa, mas os pesquisadores da UCSF e UHCC descobriram que alguns dos participantes que praticavam a dieta experimentaram uma perda significativa de tamanho muscular magra.

“A perda de tamanho magra durante a perda de peso normalmente é responsável por 20% a 30% da perda totalidade de peso”, afirmou o estudo. “A proporção de perda de tamanho magra neste estudo (aproximadamente 65%) excede em muito a fita normal de 20% a 30% ... Finalmente, a extensão da perda de tamanho magra durante a perda de peso foi positivamente correlacionada com a recuperação de peso.”

Apesar do aviso, o estudo observou que mais pesquisas precisam ser conduzidas com monitoramento próximo da ingestão de proteínas dos participantes. Os pesquisadores observaram os 116 participantes por somente 12 semanas.

No universal, aqueles que praticaram jejum intermitente ao longo do estudo perderam meio quilo a mais do que aqueles que não restringiram seus horários de alimento.

“Consumir com restrição de tempo, na carência de outras intervenções, não é mais eficiente na perda de peso do que consumir ao longo do dia”, concluiu o estudo.


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