Coronavírus: porquê a pandemia transformou o varejo – e o que esperar em 2021 – Era Negócios

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Vitrine; varejo; máscaras (Foto: Carol Reis/Unsplash)

Apesar das incertezas, já é provável traçar algumas tendências para o varejo em 2021 (Foto: Carol Reis/Unsplash)

Já sabemos que a pandemia acelerou em alguns anos a digitalização do varejo brasílico. Pequenas e grandes empresas tiveram de se adequar não somente a novos modelos de compra e venda, mas também a consumidores mais exigentes e munidos de informação. 

O horizonte do setor ainda é permeado por algumas incertezas. Depende, por exemplo, da disponibilidade e emprego das vacinas contra a covid-19. Mas já é provável traçar algumas tendências para 2021.

No incidente de hoje do NegNews, Marcos Gouvêa de Souza, consultor de varejo e diretor-universal da Gouvêa, avalia as transformações do setor em 2020 e o que é provável esperar para o próximo ano.

Segundo ele, varejistas devem se preparar para viver dois momentos diferentes: o 2021 do primeiro semestre e o do segundo, quando provavelmente já teremos uma imunização em curso. "Quando tiver pretérito pela pandemia, o Brasil terá sido um exemplo positivo em muitos aspectos e negativo em muitos outros. E nunca teremos discutido tanto os nossos problemas", diz.

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