Fruto de ex-prefeito de Sete Lagoas morre de COVID-19 – Gerais

[ad_1]
Empres
Empresrio passou uma semana confinado em morada aps a confirmao da infeco por COVID-19 (foto: lbum de famlia/Reproduo)

O empresrio Marcelo Vasconcelos de Oliveira Jnior, fruto do ex-prefeito de Sete Lagoas, Marcelo Cec, foi mais uma vtima da COVID-19. Sua morte foi confirmada na manh desta quarta-feira (30) pelo Hospital Nossa Senhora das Graas.

Mais espargido porquê Theo, o empresrio de 53 anos estava internado na UTI desde o ltimo dia 22. Antes de ir para o hospital, Theo havia sido diagnosticado com coronavrus uma semana antes e permaneceu só em sua moradia, em repouso, neste perodo.

No entanto, poucos dias antes do Natal, comeou a sentir dificuldade em respirar. Foi levado por familiares para o Hospital da Unimed e depois foi transferido para o Hospital Nossa Senhora das Graas, aps o agravamento do seu estado de sade.

Nos ltimos dias, os rins do empresrio comearam a entrar em colapso e os mdicos precisaram lev-lo para hemodilise. Apesar do quadro de sade estvel, Theo no resistiu nesta quarta-feira e teve sua morte anunciada por volta das 5h30. O empresrio era casado com Jnia Oliveira e deixa trs filhos: Marcela, Maria Eduarda e Marcelo.

O sepultamento ser realizado no Cemitrio Santa Luzia, mas o horrio ainda no foi confirmado. Procurada, a famlia no quis comentar o matéria.

Nmeros da COVID-19 em Sete Lagoas

De contrato com o ltimo boletim epidemiolgico municipal, emitido nesta quarta-feira (30/12), a cidade registrou mais dois bitos nas ltimas 24 horas, elevando o totalidade a 88. Ambas as mortes foram confirmadas nesta manh, sendo um varão de 53 anos que estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graas e uma mulher de 64 anos que estava internada no Hospital Municipal. H ainda uma morte suspeita em investigao.

No mesmo perodo foram registrados 102 novos casos positivos, sendo 50 mulheres e 52 homens. Assim, o totalidade de contaminados chega a 6.198 desde o incio da pandemia. Ao todo, so 60 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratrias, sendo 35 em enfermaria e 25 em UTI. Destes, 31 j testaram positivo para COVID-19, dos quais 24 so de Sete Lagoas, dois so de Cordisburgo, dois de Caetanpolis, e os demais de Abaet, Cascata da Prata e Paraopeba. Trs internados tiveram resultado negativo e 26 aguardam resultado de inspecção.

So 22 internaes no Hospital Municipal (13 delas em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graas so 13 internaes, sendo 11 em enfermaria, uma em UTI e uma em pediatria do SUS. H ainda dez internaes no Hospital da Unimed, seis delas em UTI, e 15 na UPA, cinco delas em UTI. A taxa de ocupao de leitos de UTI COVID-19 do SUS e da rede pessoal na cidade hoje est em 55,5%.

Pai de Theo foi prefeito

O pai de Theo, Marcelo Cec, foi prefeito de Sete Lagoas por dois mandatos. O primeiro foi entre os anos de 1995 e 1998 e depois retornou Prefeitura entre 1997 e 2000. Em 1992 foi eleito deputado estadual.

A segunda gesto de Cec foi marcada por polmicas. Em julho de 2008, o Tribunal de Justia de Minas Gerais suspendeu por oito anos seus direitos polticos. De convénio com denncia do Ministrio Pblico, o ex-prefeito esteve envolvido em um esquema de meandro de medicamentos, no ano de 2000.

 

O que o coronavrus


Coronavrus so uma grande famlia de vrus que causam infeces respiratrias. O novo agente do coronavrus (COVID-19) foi desvelado em dezembro de 2019, na China. A doena pode provocar infeces com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vdeo: Por que voc no deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Porquê a COVID-19 transmitida? 

A transmisso dos coronavrus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secrees contaminadas, porquê gotculas de seiva, esternutação, tosse, catarro, contato pessoal prximo, porquê toque ou aperto de mo, contato com objetos ou superfcies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vdeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavrus?


Porquê se prevenir?

A recomendao evitar aglomeraes, permanecer longe de quem apresenta sintomas de infeco respiratria, lavar as mos com frequncia, tossir com o antebrao em frente boca e frequentemente fazer o uso de gua e sabo para lavar as mos ou lcool em gel aps ter contato com superfcies e pessoas. Em lar, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vdeo: Flexibilizao do isolamento no 'liberou universal'; saiba por qu

Quais os sintomas do coronavrus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gstricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vtimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Sndrome respiratria aguda severa
  • Insuficincia renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avanam na identificao do comportamento do vrus. 

Vdeo explica por que voc deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vrus

Nas redes sociais, a propagao da COVID-19 espalhou tambm boatos sobre porquê o vrus Sars-CoV-2  transmitido. E outras dvidas foram surgindo: O lcool em gel capaz de matar o vrus? O coronavrus mortal em um nvel preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar vrias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS no teria condies de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um mdico perito em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavrus.

Coronavrus e atividades ao ar livre: vdeo mostra o que diz a cincia

Para saber mais sobre o coronavrus, leia tambm:

 

 

[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia