Core: O que é e Porquê Treinar (20 Exercícios) – Dietas

[ad_1]

De tempos em tempos, alguns conceitos que já existem há muitos anos, aparecem de volta à tona, com nomes repaginados, mas que no término, significam praticamente a mesma coisa.

Foi assim com o Crossfit, com o treinamento funcional e com o Core.

Ele sempre existiu e era trabalhado por bons treinadores já na dez de 90, mas com o grande progressão do Pilates e do Treinamento Funcional, ele ficou mais evidente, pesquisado e divulgado.

Isso é ótimo, pois trabalhar muito leste conjunto de músculos é fundamental para a manutenção da funcionalidade e para a prevenção de lesões.

O que é o Core?

O Core é formado pela musculatura que circunda nosso meio de seriedade (a região próxima ao umbigo). Basicamente, são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril (Teixeira, 2014).

Portanto, esta musculatura da região do core é a responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo.

Neste sentido, é fundamental que qualquer pessoa tenha seu Core fortalecido e estabilizado.

Segundo Teixeira (2014)

O Core muito fortalecido e estabilizado, gera a firmeza necessária para evitar que lesões aconteçam ou ainda, auxilia no desenvolvimento de atividades relacionadas à performance física, principalmente através do desenvolvimento de valências físicas porquê a força e a potência muscular. Os primeiros conceitos relacionados a relevância do Core e ao seu treinamento, começaram a ser definidos no início da dez de 80. Isso ocorreu em pesquisas que foram extremamente importantes para que fosse provável entender as dores e lesões na região lombar utilizando exercícios que estimulassem o quadril e o tronco.

Sendo assim, é mais do que evidente que a correta estabilização do Core é fundamental para que a sua funcionalidade seja mantida e para que você consiga desenvolver melhor seu corpo e suas qualidades físicas.

Isso porque esta região realiza a estabilização de quase todos os movimentos e caso ela esteja instável, temos padrões alterados de movimento.

A musculatura do core é formada por 29 pares de músculos que tem porquê função suportar o multíplice lombo-pelvico-quadril, para que possa estabilizar a pilar vertebral, pelve e a calabouço cinética durante os movimentos funcionais (Fredericson, 2005).

O core é formado pelos músculos: bíceps femoral, transverso abdominal, multífidios, adutor, eretor da espinha, oblíquo interno e extrínseco, íliopsoas, glúteo sumo e reto abdominal. Desta maneira, o correto treinamento do Core, precisa levar em conta todos estes músculos.

Funções do core

As principais funções do Core são manter o alinhamento corporal, muito porquê propiciar a base de suporte do corpo, além de prevenir lesões e gerar torque (força). Muitas lesões seriam evitadas se ao entrar na ateneu, as pessoas fizessem seu treinamento de Core.

Segundo Anderson (2005), os músculos do core podem ser classificados de duas maneiras: locais e globais. Os músculos locais são os que são responsáveis por gerar a estabilização antes que ocorra o movimento.

Eles são recrutados por alguns milésimos de segundos antes que ocorra o recrutamento dos demais músculos, os globais.

Já os globais, são recrutados em seguida os músculos locais já terem gerado a estabilização necessária de todas as estruturas não contráteis, para que o movimento possa ocorrer com subida eficiência e sem a presença de dor, sendo estes os responsáveis pelo auxílio na realização de praticamente todas as atividades cotidianas.

Porquê treinar o Core – 20 Exercícios

Temos esse vídeo aquém que produzimos para nosso meio no Youtube, caso ainda não siga o Treino Rabi, clique cá para seguir e receber nossas atualizações para seu treino.

Nesse vídeo tem os principais exercícios para core (abdominais, lombares, oblíquos e glúteos).

Caso tenha dúvidas, diariamente abrimos uma sessão de perguntas e respostas em nosso perfil no Instagram para tirar dúvidas de nossos seguidores, Clique cá para seguir o Treino Rabi no Instagram.

Somente passar alguns exercícios cá não é garantia de um bom treinamento do Core, finalmente existem uma série de questões a serem levadas em conta no treinamento físico, porquê a individualidade.

Se você quiser um treino realmente individualizado, conheça nossa consultoria online clicando cá.

Roda Abdominal

Neste vídeo aquém, é provável verificar alguns exercícios básicos, com uma boa sequencia pedagógica dos movimentos.

Leia também => Roda de exercícios abdominais, porquê usar corretamente e ter melhores resultados!

Já leste vídeo um pouco mais completo, mostra algumas variações e exercícios que podem ser feitos em moradia mesmo. Portanto, se você não tem tempo para treinar o Core na ateneu, saiba que você pode fazer isso em moradia.

Outro fator importante em relação ao Core é a questão da flexibilidade, que precisa ser trabalhada para que a amplitude de movimento seja mantida.

Leia também:

+ 11 Melhores Exercícios para Oblíquos (Abdominal Lateral)

+ Prancha abdominal: 18 variações para você TRINCAR SEU ABDÔMEN!

Alongamentos do core na esfera suíça

Neste vídeo, é provável verificar alguns alongamentos que podem ser feitos para esta região.

Lembre-se sempre da valimento de ter um profissional de ensino física supervisionando seus exercícios! No mais, fortalecer o Core é fundamental para quem quer manter-se funcional e desenvolver seu corpo! Bons treinos!

Leia também:

+ 11 Melhores Exercícios Abdominais

+ 8 Exercícios abdominais para fazer em mansão

Benefícios do Core

Segundo Handzel (2003), os benefícios de ter o Core fortalecido são muitos, mas estes são os principais:


1° Aumento do desenvolvimento de potência
Um core firme e possante vai permitir que mais potência seja gerada e transferida através da masmorra cinética.

Por exemplo, quando ocorrem mudanças de aceleração do corpo ou de direção, a potência pode ser um fator determinante entre o sucesso e nequice de um movimento.

2°  Aumento da eficiência e da firmeza
A maioria dos grandes grupos de músculos, sejam eles da região superior ou subalterno do corpo, são interligados ou à poste ou à pelve.

Fortalecer esta “âncora” vai ajudar a conseguir uma plataforma firme, permitindo que os movimentos sejam mais eficientes e que você tenha mais potencia em seus membros.

3°  Melhora do estabilidade
 Um core possante ajuda nosso meio de estabilidade a ser mais seguro, mantendo a pilar vertebral e a pelve estabilizadas, enquanto a musculatura dos braços, ombros e pernas estão em movimento.

4° Risco de lesão menor
Um core pouco fortalecido, leva a uma sobrecarga nas extremidades dom corpo, podendo fomentar lesões nesta região.

Os músculos do core quando fortalecidos, eficientes e estáveis são capazes de absorverem melhor e converterem o movimento com mais força, causando menos estresse nas extremidades do corpo.

5° Melhora de adaptações neurais
O treinamento do core vai produzir melhora dos padrões de recrutamento neurais, tornando-os muito mais eficientes, causando uma ativação mais rápida do sistema nervoso, tornando a sincronização das unidades motoras melhoradas, assim porquê uma subtracção de reflexos neurais inibitórios


Referências:
HANDZEL, T. Core Training for Improved Performance. NSCA Performance Training Journal. 2003.
Anderson K, The Impact of Instability Resistance Training on Balance and Stability. Sports Med 2005.
FREDERICSON, M.; Core stabilization training for middle and long-distance runners. New Stud. Athletics. 2005.
TEIXEIRA, Cauê La Scala. Treinamento funcional e core training: definição de conceitos com base em revisão de literatura. EFDeportes.com, Revista Do dedo. Buenos Aires, Ano 18, Nº 188, Janeiro de 2014


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte da Notícia -> Clique Aqui