Conheça cinco mulheres que marcaram o mundo dos vinhos

[ad_1]
Pexels/ Andrea Piacquadio Pexels/ Andrea Piacquadio

No mês em que se recorda a luta histórica das mulheres para terem condições de trabalho equiparadas a dos homens, também celebra os grandes nomes femininos do pretérito e presente. Traje é que muitas delas fizeram – e fazem até hoje – grandes contribuições para o mercado mundial de vinhos. Com isso, confira a seguir o destaque de mulheres emblemáticas do setor, desde nomes que revolucionaram técnicas até as que ajudaram a democratizar o mundo dos vinhos:  

Madame Clicquot (1777-1866): Madame Clicquot ficou conhecida porquê uma figura emblemática da viticultura francesa. Depois a perda do marido, assumiu o controle da empresa. O destaque se dá por sua imposto inovadora ao mercado de vinhos na França. Muito pouco se sabia sobre o processo de produção e porquê manter a qualidade dos espumantes. A empresa foi uma das pioneiras a proteger o assemblage (mistura de diferentes tipos de uva) na produção dos espumantes, de modo a ter consistência no resultado final.  

Dona Ferreirinha (1811-1896): Foi uma das primeiras mulheres a empreender em Portugal e marcou a história do vinho do Porto. Assim porquê Madame Clicquot, ela assumiu a propriedade depois a morte de seu marido e elevou a outro patamar – investiu em tecnologias da estação para o combate à filoxera, introduziu novos métodos de produção e expandiu o negociosidade.  

Baronesa Philippine de Rothschild (1933-2014): Outro ícone gálico que se interessou pelo processo de produção de vinho, estudou enologia e, com a morte do pai, trabalhou na vinícola da família. Continuou a produzir alguns dos melhores vinhos do mundo, ao receber muitos prêmios e reconhecimento por seu trabalho. Seus grandes feitos estão espalhados nos países porquê o Chile e a própria França. 

Susana Gago: Considerada a primeira mulher argentina a se formar em enologia. Ela trabalhou em várias vinícolas dentro e fora da Argentina, e consolidou a uva Torrontés porquê uma das mais importantes do vinho prateado. Em 1999, fundou sua própria vinícola, aprimorou os processos de produção e investiu em terroirs nunca explorados, onde passou a produzir grandes vinhos. Ocupou por três vezes o função de presidente de Vinhos da Entidade Wines of Argentina, aumentando as exportações dos vinhos do país. 

Jancis Robinson: Uma das maiores autoridades mundiais em vinho, Jancis foi a primeira pessoa fora da indústria de vinho a se tornar Master of Wine, em 1984.Entre seus muitos títulos - escritora, sátira de vinhos, autora de guias importantes – o mais curioso deles é que ela é conselheira de vinhos para a família real britânica. Com sua linguagem atingível e didática em suas publicações, é a mulher que mais fez pela informação e democratização do vinho ao volta do mundo. 


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia