‘A benção, João de Deus. Nosso povo te abraça…’, E lá estava o nosso repórter… – 07/03/2022

[ad_1]

O ano: 1980. Em São Paulo, naquele dia inolvidável, Ricardo foi o nosso colega de cobertura no Campo de Marte. Poviléu reunida. Por manifesto, nos perderíamos. Ricardo foi por um lado, o repórter por outro. Antes combinamos: terminada a missa campal, nos encontramos em tal lugar.

Deu tudo manifesto e, temos certeza, Ricardo, porquê nós, guarda a credencial recebida para a cobertura da visitante de João de Deus a São Paulo. Ricardo ainda acompanharia João Paulo II em Aparecida. E lá se vão mais de 40 anos...

BRASIL DE PONTA A PONTA
A primeira visitante do papa João Paulo II ao Brasil começou em 30 de junho de 1980. Doze dias de visitas que incluíram, além de São Paulo e Aparecida, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Porto Contente, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.

Calcula-se que 12 milhões de pessoas viram o papa em sua viagem mais longa até logo: iniciara seu pontificado 19 meses antes. Sua Santidade estava no auge da forma.

AQUELES MOMENTOS... João Paulo II no Campo de Marte e em Aparecida. Ricardo Hernandes não se limita a fotografar o papa. Procura registrar a emoção das pessoas: a moça socorrida pelos policiais, a mãe que viu a filha ser beijada pelo papa que se ajoelhou para recebê-la ao lado dos irmãos, os irmãos recebidos pelo papa, emocionados ao lado da avó

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Ricardo Hernandes


DIÁRIO HÁ 50 ANOS
Terça-feira, 7 de março de 1972 – Ano 14, edição 1785

FUTEBOL – Com os jogos São Bernardo 2, Ribeirão Pires 1, no Volkswagen Clube; e Diadema 0, Santo André 0, no campo do Meninos, teve início domingo (5-3-1972) a III Despensa João Ramalho.
A início contou com a presença dos prefeitos Aldino Pinotti (São Bernardo) e Evandro Caiffa Esquivel (Diadema), e o representante do governador Laudo Natel, João Rosto Valentim. O Hino Pátrio foi executado pela Corporação Músico Carlos Gomes, de São Bernardo. Alvimar Antonio, Desportista Símbolo de São Bernardo, deu a volta olímpica na pista do VW Clube. Desfilaram, também, os árbitros e as delegações das várias seleções participantes, com o juramento dos atletas.

Pelo Torneio 25 de Janeiro, no Estádio de Vila Pires (hoje Bruno Daniel), Santo André 2, Portuguesa Santista 2.

No Estádio Lauro Gomes, em São Caetano, o Saad venceu o misto do Corinthians Paulista por 2 a 0.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 7 de março de 1992 – ano 33, edição 8013

INDÚSTRIA – Comentários a reverência de deposição em tamanho na Cerâmica São Caetano estão preocupando os funcionários. Vinte trabalhadores já foram dispensados. Fala-se em namoro de 500 dos 800 empregados. A Cerâmica São Caetano chegou a empregar 2,7 milénio pessoas na idade do Projecto Collor. Em outubro de 1990 a fábrica foi interditada durante uma semana por razões de segurança.
Segundo o Sindicato da Construção Social de São Caetano continua ocorrendo casos de silicose (doença respiratória) na fábrica. Reportagem: Vitor Nuzzi.

EM 7 DE FEVEREIRO DE...

1902 – Do correspondente do ‘Estadão’ na Estação Rio Grande (da Serra) – Ouvimos de pessoa que nos merece inteiro crédito que na prisão número 4 da Ergástulo Pública da Capital se acha retraído, de há três para quatro meses, Jeronymo Fernandes, espanhol, sem culpa firmada e sem que ninguém se lembre dele. Jeronymo foi recluso em Campo Grande, província do Elevado da Serra, por ter arranhado com um canivete outro quidam que tentou enforca-lo. Eram ambos empregados da ferrovia. A ser verdadeiro o roupa, chamamos a atenção do senhor doutor dirigente da polícia.

1917 – O médico Cristóvão da Gama exonera-se do incumbência de inspetor literário de São Bernardo. Tal serviço passa a ser aglomerado pelo prefeito Saladino.

1922 – Do correspondente do ‘Correio Paulistano’ em Paranapiacaba: faleceu, na Capital, onde se achava em tratamento, o senhor Miguel Munhoz, empregado emérito da Ferrovia, deixando viúva e uma filhinha.

HOJE
Dia Pátrio do Gráfico
Dia Pátrio de Luta dos Povos Indígenas

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o natalício de Aratuípe, na Bahia; e de Propriá, em Sergipe.

SANTAS DO DIA
Perpétua e Felicidade. Senhora e escrava. Sofreram a prisão juntas, na fé e na solidariedade, no ano de 203, na África do Setentrião.

Falecimentos

OROPHEO DELLA COLETTA
(Piracicaba, SP, 28-1-1930 – São Caetano, 3-2-2017)

Há cinco anos, Memória noticiava a partida do Sr. Oropheo, diretor financeiro da Beneficência Portuguesa de São Caetano.

Santo André

Antenor Guilherme da Rocha, 91. Originário de Extrema (Minas Gerais). Residia na Vila Homero Thon, em Santo André. Dia 24. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Moacir Fantinelli, 75. Oriundo de Santo André. Residia na Vila Guiomar, em Santo André. Dia 1º. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo

Wilson de Almeida Gil, 91. Originário de São Paulo, Capital. Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 27. Jardim da Colina.

Maria das Graças da Silva, 70. Oriundo de Açucena (Minas Gerais). Residia no Parque São Bernardo, em São Bernardo. Dia 1º. Cemitério do Baeta.

São Caetano

Maria Helena Góis Schmidt, 84. Procedente de Fortaleza (Ceará). Residia no bairro Santa Paula, em São Caetano. Dia 18, em Diadema. Memorial Jardim Santo André.

Diadema

Raquel Araujo da Silva, 79. Oriundo de Boninal (Bahia). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 23. Cemitério Municipal de Diadema.

Ribeirão Pires

Amilton dos Santos, 69. Procedente de Piraí (Rio de Janeiro). Residia no Jardim Iramaia, em Ribeirão Pires. Dia 5 de fevereiro, sendo sepultado em 1º de março. Cemitério São José.

Claudio Ribeiro de Souza, 52. Oriundo de Jequié (Bahia). Residia no bairro Santa Luzia, em Ribeirão Pires. Dia 1º. Cemitério São José. 


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia