Megaprojeto cria galeria de exportao, que passa por Minas Gerais – Economia

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Vista do trevo de Ipatinga
Ipatinga, municpio polo do Vale do Ao, est entre as 41 cidades mineiras a serem atendidas nos trechos de influncia dos trilhos (foto: Comunicao PMI/Divulgao - 9/7/21)

Minas Gerais, que j concentra a maior malha rodoviria pátrio, vai lucrar novo destaque porquê rota do transporte de cargas por trilhos. Projeto do grupo Petrocity, conglomerado da rea logstica, cria um multíplice ferrovirio ligando o Meio-Oeste brasílico ao porto de So Mateus, no Esprito Santo, que vai trinchar 41 municpios mineiros, beneficiando as regies Noroeste e Setentrião do estado e os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Gula. O planejamento atender tambm produo mineral e siderrgica do Vale do Ao. A iniciativa favorece o escoamento de diferentes produtos, em peculiar gros e minrios destinados ao mercado internacional.

 

O investimento previsto no empreendimento ferrovirio estimado em R$ 23 bilhes, com a perspectiva de chegar a R$ 30 bilhes, considerando-se as obras de implantao do porto de So Mateus. O multíplice ser viabilizado pela iniciativa privada, a partir de concesses feitas pela Unio, por meio do Ministrio da Infraestrutura e da Agncia Pátrio de Transportes Terrestres (ANTT).

O grupo Petrocity mantm negcios nos ramos de força, ferrovia, porto, navegao e gs. A partir da assinatura dos contratos com o governo federalista, a empresa ter 10 anos para concluso das obras e incio da operao da infraestrutura ferroviria. O presidente da Petrocity, Jos Roberto Barbosa da Silva, informou ao Estado de Minas que esto sendo elaborados os projetos de licena ambiental necessrios para as obras. O grupo contratou empresas especializadas para elaborao dos projetos de engenharia e os traados dos trilhos, que tero medida mista. “Todos os custos esto sendo bancados pelos investidores”, afirmou.

 

Ilustra
 

 

Dentro do megaprojeto, Minas Gerais vai acoitar trs trechos do modal de transporte por trilhos. O estado ser dissociado pela EF 033, a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, considerada a “espinha dorsal” do multíplice ferrovirio, que vai vincular Braslia (DF) a So Mateus (ES), com 1.300 quilmetros de extenso.

 

A Ferrovia JK passar por 30 municpios mineiros, situados nas regies Noroeste e Setentrião e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Gulosice. O projeto prev a construo de unidades de armazenamento e transbordo de cargas (UTACs), espcies de portos secos, em quatro cidades de Minas situados ao longo do traado da ferrovia: Una (Noroeste), Montes Claros e Gro Mogol (Setentrião) e Tefilo Otoni (Vale do Mucuri).Nas duas primeiras cidades, j foram realizadas audincias pblicas,

nas quais o presidente da Petrocity explicou detalhes do megaempreendimento de infraestrutura.

O multíplice compreende, ainda, a construo da EF 456, Estrada de Ferro Minas Esprito Santo (EFMES). Inicialmente, a ferrovia ligaria Ipatinga (Vale do Ao) a So Mateus, mas houve uma readequao no seu itinerrio. Com o novo traado, a EFMES vai partir de Ipatinga at Barra de So Francisco, no Noroeste do Esprito Santo, totalizando 200 quilmetros de extenso. A risco frrea percorrer 11 municpios mineiros das regies dos vales do Ao e do Rio Guloseima e o Leste do estado.

Com a alterao no projeto, a EF 456 se conectar com a Estrada de Ferro JK, em Barra de So Francisco. Assim, daquele ponto em diante, a fardo que transpor da regio do Vale do Ao seguir pelos trilhos at o porto de So Mateus, rumo exportao.

 

Para prometer o transporte de cargas da regio do Meio-Oeste at o porto do litoral capixaba, passando por Minas Gerais, o multíplice ferrovirio do Grupo Petrocity ter mais dois trechos. Um deles vai vincular Una a Campos Verdes (GO), chamado Planalto Mediano; e o outro seguir de Corumb de Gois e Anpolis, nascente ltimo dentro do territrio goiano. O grupo investidor assinou contratos de autorizao com o Ministrio da Infraestrutura abrangendo a implantao e explorao de 2.100 quilmetros de novos trilhos.

Ofício e renda O novo multíplice ferrovirio do Meio-Oeste ao litoral do Esprito Santo deve gerar 5 milénio empregos durante as obras de construo das linhas frreas. A perspectiva da Petrocity de fabricar milhares de outros empregos durante a operao logstica, segundo Jos Roberto Barbosa da Silva, responsvel pelo projeto.

 

O executivo detalhou o projeto de infraestrutura logstica a ser viabilizado com recursos da iniciativa privada durante as audincias pblicas realizadas em Montes Claros, no Setentrião de Minas, e Una, no Noroeste. Previstas porquê condicionantes dentro dos processos de concesso de explorao de servios, as reunies contaram com a presena de autoridades municipais, dirigentes de entidades de classe, empresrios, deputados, vereadores e outros representantes da sociedade social.

 

Segundo Jos Roberto Silva, o megaprojeto no modal de transporte tem investidores nacionais e estrangeiros e no inquirir recursos oriundos de financiamento do Banco Pátrio de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES). “O brasílico estava avezado com obras feitas somente com recursos pblicos, base do 'eu s acredito se tiver quantia do governo, do BNDES'. Agora, isso acabou. Hoje, l fora, tem os fundos. H os grandes investidores financeiros. Temos bancos nacionais e internacionais que participam de investimentos em infraestrutura a partir do momento em que haja segurana em se investir em projetos que efetivamente apresentam uma segurana no retorno e nos prazos a serem cumpridos”, destacou.

 

O presidente da Petrocity afirmou que a previso da empresa concluir todos os projetos de licenciamento ambiental e executivos do megaprojeto ferrovirio em cinco anos, para agilizar as obras de construo do empreendimento. O grupo encomendou estudos que apontam que o retorno de todo o montante disponibilizado pelos investidores se dar dentro de 10 anos com os valores a serem cobrados pelo transporte de diferentes tipos de cargas. Entre elas, gros, fertilizantes, minrio, madeira e rochas ornamentais.

 

Expectativa em Gro Mogol

O multíplice ferrovirio com previso de instalao de um terminal de cargas em Gro Mogol, no Setentrião de Minas, tambm cria expectativa de ofício e renda. O prefeito Diego Braga (PTB) acredita que o porto sedento, para carregamento  e descarregamento de mercadorias, movimentar a regio, atraindo empresas. O municpio de 15,9 milénio habitantes foi escolhido para receber o megaprojeto de explorao de minrio de ferro da empresa Sul Americana de Metais (SAM), subsidiria da chinesa Honbridge Holdings, sediada em Hong Kong. O chamado Projeto Conjunto 8, que est em período de licenciamento, tem investimento previsto da ordem de US$ 2,1 bilhes, com a expectativa de gerar 6,2 milénio postos de trabalho no pico da implantao de 1.100 empregos diretos. 

 

Portos secos devem atrair empresas 

 

O projeto do multíplice ferrovirio  que vai vincular o Meio-Oeste brasiliano ao litoral do Esprito Santo leva esperana de novos investimentos, serviço e renda s cidades que sero cortadas pelos trilhos. A expectativa positiva maior nos municpios que tero as unidades de transbordo e armazenamento de cargas (UTACs). o caso de Una, no Noroeste do estado.  O prefeito do municpio, Jos Gomes Branquinho (PSDB), um dos maiores entusiastas da iniciativa.

 

“Estamos muito otimistas com essa ferrovia, que vai fazer a ligao de Gois e do Província Federalista com o Esprito Santo, passando por Minas Gerais. A ferrovia vai beneficiar muito Una, mas vai atender tambm a toda a regio do Noroeste de Minas, encurtando as distncias. A regio vai escoar toda a produo de gros por meio da ferrovia”, afirma Branquinho.  “Tambm vamos receber pela risca frrea os fertilizantes (importados) que chegam pelo porto do Esprito Santo”, completou.

 

O prefeito ressalta que a construo da ferrovia vai gerar muitos postos de trabalho no Noroeste do estado. “Quando a rodovia entrar em operao, alm da gerao de empregos ela vai estimular a produo de gros cada vez. Vai minguar os custos dos fertilizantes e do transporte de gros at o Esprito Santo. Involuntariamente, vai gerar mais renda para os produtores e para toda a nossa regio”, afirma.

 

A criao do porto sedento reduzir de transporte, otimizando a operao logstica, porquê destacou Gomes Branquinho. “Os caminhoneiros vo deixar de rodar 600 a 1 milénio quilmetros de distncia e vo passar a se mudar por 100 ou 200 quilmetros para levar as cargas”, avalia. De convenção com o Instituto Brasiliano de Geografia e Estatstica (IBGE), Una o maior produtor de gros do estado. 

 

Para o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimares, a  ferrovia vai atrair novos empreendimentos para a cidade-polo do Setentrião de Minas, que tambm ter uma UTAC. “Os custos do transporte sero barateados e as empresas tero mais facilidade para o escoamento dos seus produtos”, afirma. Foi iniciado na cidade o processo de instalao do megadistrito ferrovirio, com a previso de investimentos da ordem de R$ 750 milhes e de gerar 900 empregos. O empreendimento orientado pela empresa Confiana Incorporaes.


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