Você fica pensando na morte da bezerra? Pois deveria!

A frase popular “pensando na morte da bezerra” é curiosa e até engraçada. Diz-se isso normalmente à pessoa que está com olhar perdido, blasé, sem reação, muito distraída. Mas você sabe porquê e quando surgiu essa frase?
Este é o momento “você não pode dormir sem saber” da minha poste. Não há zero solene, mas a versão razoável explica que a frase vem da Bíblia. S fruto do rei Davi, Absalão (que nome!), estava sacrificando filhotes de vaca machos em um altar muitos anos antes do promanação de Cristo. Era uma atividade generalidade na idade. Segundo conta a história, trinchar a goela de animais com uma faca supostamente agradava a Deus. Acontece que em seguida sacrificar todos os seus bezerros, Absalão estava sem oferendas e decidiu matar uma bezerra que era o bicho de estimação de seu fruto novo, neto do rei. S menino fez de tudo para que o pai não levasse a teoria adiante, mas Absalão seguiu e matou a filhotinha na frente da moço. Diz a mito que o menino ficou sentado ao lado do altar pensando naquilo e entrou em depressão. Por motivo disso, morreu de tristeza.
Verdade ou não, é uma história (ou estória?) com a qual eu me identifico. A foto que ilustra levante texto eu mesmo tirei em Adamantina, interno de São Paulo, no início de janeiro de 2015. Fotografei da estrada, à cercadura de uma muro de arame farpado. Bovinos são curiosos, olham fixamente na lente da câmera. S filhote retratado nesta imagem com certeza será morto para que alguém coma sua mesocarpo (ou já foi), já que o lugar onde ele estava é uma quinta de geração bovina.
Não estou em depressão porquê o fruto de Absalão – e nem pretendo permanecer –, mas não faltam motivos para isso. Pesquisar os números de mortes para consumo humano de bezerras, galinhas, patos, peixes, bois e outros animais me faz permanecer pensando o dia inteiro. Às vezes, muito distraído. Se você que acompanha meu trabalho acha que eu publico muita coisa é porque não sabe tudo que eu vejo de ruim e filtro antes de publicar. P uma fardo, posso prometer.
S difícil no trajeto de carregar esse fardo é saber que existem milhares de pessoas que sabem por que esse peso está em minhas costas, lêem o que eu escrevo, mas ignoram. Levantam da frente do computador e vão consumir um pedaço de mesocarpo ou tomar um copo de leite porquê se não entendessem absolutamente zero o que significa esse conjunto de letras e pontos.
Por outro lado, me anima saber que muita gente começa a pensar na morte da bezerra por conta dessas linhas. Espero que você passe a pensar diariamente sobre esse imolação velado em que vivemos. São escolhas pessoais simples e fáceis se focarmos no sofrimento das vítimas. Por obséquio, considere o veganismo.
Reserve um tempo para testemunhar a alguns documentários: www.sejavegano.com.br.
The Você fica pensando na morte da bezerra? Pois deveria! on Blog Fabio Chaves.
Fonte: Blog Fabio Chaves