Velório de mulher é interrompido depois resultado positivo de Covid-19 em MG: ‘Não libido isso a ninguém’, disse mana Zona da Mata

[ad_1]

O velório de uma mulher, de 36 anos, teve que ser interrompido em seguida o fiscalização dela testar positivo para a Covid-19 no município de Matias Barbosa, em Minas Gerais. "Não libido isso a ninguém, afirmou indignada uma mana da vítima.

O relato é da família, que contou ao , que o corpo de Gicele Velozo foi liberado mesmo sem o resultado do teste do novo coronavírus.

Dois familiares contraíram a doença em seguida a situação e se encontram muito. A reportagem também entrou em contato com o Executivo, que se pronunciou e emitiu uma nota. Veja aquém na íntegra.

Segundo os familiares, Gicele Velozo deu ingressão na Policlínica de Matias Barbosa no dia 1° de julho, em seguida passar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UPA) de Juiz de Fora.

"Na ocasião, ela já estava com falta de ar. Internaram, entretanto, não fizeram o examinação de Covid-19", relatou o irmão, José Ivone dos Reis.

Já a outra mana, Selma Aparecida dos Reis, explicou que esteve no lugar e questionou aos enfermeiros sobre a realização do teste. "Perguntei se fizeram o fiscalização e me responderam que não havia indicação para o coronavírus," relatou. A paciente também tinha um quadro de diabetes.

Conforme os parentes, a mulher foi submetida ao teste da Covid-19 no dia 4 de julho em seguida piora no quadro. Entretanto, na noite do mesmo dia, ela morreu.

"A unidade liberou o corpo mesmo sem o resultado do examinação. Foram feitos os procedimentos funerários, em que várias pessoas tiveram contato com ela", afirmaram os familiares.

O corpo foi guiado ao Cemitério Municipal, onde foi realizado o velório durante a madrugada do dia 5 de julho, segundo a família.

Já na secção da manhã, o resultado do teste de Gicele ficou pronto. "Quando eu vi que tinha oferecido positivo, pedi para lacrarem o caixão imediatamente", contou José.

Em seguida o recebimento do examinação, Selma explicou que a Prefeitura realizou exames nos parentes que tiveram contato com a vítima. O marido e ela testaram positivo para a Covid-19. "Não libido isso que passei a ninguém", desabafou.

De convenção com a mana, Gicele foi acolhida pelos pais dela há 16 anos e morava em Matias Barbosa.

A família realizou um Boletim de Ocorrência (BO), onde também relatou a situação para a Polícia Militar (PM).

Na enunciação de óbito, consta que a paciente morreu por síndrome respiratória aguda grave, pneumonia, infecção respiratória aguda, Covid-19 e diabetes mellitus tipo 2.

Em nota, o Departamento de Saúde de Matias Barbosa esclareceu que:

  • A paciente internou no dia 01/07 na Unidade Básica de Saúde (UPA) de Santa Luzia em Juiz de Fora para tratamento de descompensação diabética, sendo que a mesma evadiu da unidade;
  • No mesmo dia, por volta das 21h, procurou a unidade policlínica de Matias Barbosa com fortes dores na região abdominal e descompensação glicêmica decorrente de diabetes crônica;
  • Foram realizados os exames laboratoriais e os de imagens necessários, ultrassom e outros;
  • No mesmo dia, foi iniciado tratamento para a indemnização glicêmica para a estabilização da paciente e continuado avaliação diagnóstica/laboratorial para preceito da dor abdominal;
  • Nos dias seguintes houve piora sistêmica com complicações decorrentes da patologia diabética;
  • Não havia avaliação clínica diagnóstica pelo corpo galeno de paciente sintomático para Covid-19;
  • No dia 04/07, com a evolução das comorbidades crônicas, a paciente veio a óbito sendo o copo liberado pelo profissional médico o competente atestado para o sepultamento;
  • Foi realizado o protocolo do novo coronavírus com a coleta de material sorológico, que foi enviado para a estudo laboratorial em Juiz de Fora (Acispes), sendo detectado positivo para a doença na manhã do dia 05/07;
  • Em ato contínuo, o Departamento de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, acionou o protocolo de isolamento social dos parentes que tiveram contato com a falecida, sendo realizados os exames necessários para detecção da Covid-19 e mantido os mesmos em quarentena monitorada.

Ainda no pronunciamento, o "Executivo reforçou a informação que o Município empreende todos os esforços para o exato cumprimento de todos os protocolos e normativas médicos/clínicos/epidemiológicos emanados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde".

Por término, a Prefeitura lamentou a perda da família.


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia