Rússia impõe novas restrições à importação da mesocarpo brasileira

carne bovina (Foto: Ian Waldie/Getty Images)

 

Em despacho publicado em seu solene, o Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária da Rússia anunciou a suspensão temporária das importações de mesocarpo bovina do frigorífico MataBoi, citando substâncias fora do padrão sanitário do controle adotado pelo país. A medida passará a valer a partir do dia 15 deste mês. Para os produtos embarcados antes dessa data, serão feitas inspeções adicionais. A decisão vale também para a gordura e miúdos bovinos produzidos pela MataBoi. As autoridades russas não informaram até quando a suspensão das compras estará em vigor.

saiba
  • Ao menos 51 países mantêm restrições à mesocarpo brasileira

Para outros cinco frigoríficos, a mando sanitária russa impôs novas restrições para a importação de mesocarpo, fixando controles sanitários rígidos. Segundo o despacho publicado no da agência russa, essas novas restrições estão em vigor desde o dia 30 de outubro. Foram claro das novas restrições a mesocarpo bovina vendida pelos seguintes frigoríficos: JBS, Frigo Estrela, Frigol e Frigon - Irmãos Gonçalves. Também foi claro de restrição a compra de mesocarpo de porco do frigorífico Aurora.

Repercussão
S ministro da Agricultura, Blairo Maggi, avaliou neste sábado (04/11) porquê "corriqueira" a decisão da Rússia, que anunciou a suspensão temporária das importações de mesocarpo bovina do frigorífico Mataboi. "Esses procedimentos são atitudes quase corriqueiras no mercado. Às vezes, há um lote que está fora do padrão, não está em conformidade. Eles fazem uma suspensão temporária para o resultado voltar ao mercado", afirmou o ministro ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.Maggi afirmou que está fora de Brasília e não tem detalhes da decisão do governo russo, mas disse não ver zero de "extraordinário".

Segundo o ministro, o Brasil também adota esse tipo de medida. "São procedimentos normais. É preciso ver qual é o problema e resolver o problema", completou.Na avaliação do ministro, a decisão da Rússia, com certeza, não tem zero a ver com a operação Carne Fraca da Polícia Federal, deflagrada em março deste ano para combater corrupção de agentes púbicos federais e crimes contra a saúde pública, que denunciou irregularidades cometidas em frigoríficos do País. "Isso é um problema que deve ter surgido no embarque. É um problema exclusivamente que temos de resolver."Em despacho publicado em seu solene, o Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária da Rússia anunciou a suspensão temporária das importações de mesocarpo bovina do frigorífico Mataboi, citando substâncias fora do padrão sanitário do controle adotado pelo país.

Outro lado
Por meio de sua assessoria, o frigorífico Mataboi afirmou que ainda não tem detalhes da decisão do governo russo. A empresa ressaltou que vai verificar o que ocorreu para regularizar a situação. A medida dos russos atingiu a vegetal do Mataboi em Santa Oé, Goiás. Outra unidade, a de Araguari, Gerais, não sofreu restrições. A empresa ressaltou que não houve alteração na produção e compra de bois, pois direcionará suas vendas, nesse período, para outros mercados. S Mataboi ainda destacou que esses procedimentos são comuns no mercado de carnes.

Fonte: Revista Época Negócios