Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo se reúne

[ad_1]

Entre os objetivos deste primeiro encontro, estavam a apresentação sobre a Rede e o alinhamento com gestores municipais e regionais

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) promoveu, nesta terça-feira (16), a 1ª Reunião da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O evento ocorreu por videoconferência e foi transmitido, ao vivo, pelo ducto da pasta no Youtube.

Entre os objetivos deste primeiro encontro do grupo estavam a apresentação sobre a Rede e seu funcionamento, o alinhamento com gestores municipais e regionais, a definição das comissões de cultura e turismo e o processo de formação da diretoria e dos secretários territoriais.

A fala da Rede, que é coordenada pela Secult, teve início no ano pretérito. “Espero que a reunião nos estimule a compartilhar experiências para atuar, de forma colaborativa e construtiva, no enfrentamento desta difícil tempo que estamos vivenciando e de outros desafios que já são demandas do setor”, disse o presidente da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior. “Já tivemos uma boa notícia, que foi o pregão do Cultura Geraes, programa que vai capacitar agentes culturais do interno do estado para que tenham condições de participar dos mecanismos de fomento. Podemos ver, também, um protagonismo muito grande de Minas Gerais no turismo, porquê as políticas de regionalização muito consolidadas e a promoção da cozinha mineira porquê um atrativo único e diferenciado do estado. Precisamos manter a união entre os gestores para trabalhar em conjunto, com secretarias de cultura e turismo dos municípios em diálogo, fortalecendo ainda mais os dois setores no nosso estado”, ressaltou Silva Júnior.

Estratégias
“Assim porquê já trabalhamos com as Políticas de Regionalização de Turismo da Secult, acredito que a Rede chega para somar, substanciar os diálogos entre os gestores e contribuir para  a descentralização, principalmente, de informações. É mais um envolvente importante de informação para fortalecer e integrar os dois setores”, afirmou a superintendente de Políticas de Turismo da Secult, Flávia Ribeiro.
Para o diretor de Economia Criativa da pasta, José Oliveira Júnior, “é importante progredir nos debates e pensar quais são as prioridades e estratégias de atuação em conjunto que teremos durante esse ano, em vista da quantidade de atividades e desafios que temos pela frente, tanto no setor da cultura quanto do turismo”.

O encontro virtual contou com a participação, também, da diretora de Regionalização e Descentralização das Políticas do Turismo, Priscila Rios Martins; da secretária de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Joana Coelho; do secretário de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas, Alex Tiso; da secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia de Oliveira; da diretora da Instalação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) de Juiz de Fora, Giani Elisa; e da secretária de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo de Pedro Leopoldo, Patrícia Perdigão.

Capacitação

Além das apresentações sobre o funcionamento da Rede e do reforço sobre a influência do trabalho em conjunto, foram anunciadas as formações que serão oferecidas pela Secult aos gestores municipais. Para o setor de Cultura, serão realizadas capacitações relacionadas a temas porquê Política Cultural em tempos de emergência; elaboração de projetos para Fundo Estadual de Cultura; elaboração de editais municipais; conselheiros de cultura e compartilhamento de informações dos fundos municipais. Já para os gestores de Turismo, as qualificações serão sobre Introdução ao Turismo; ICMS Turismo e outros cursos que estão previstos para a plataforma de Ensino a Intervalo da Secult.

Murado de 250 pessoas acompanharam a reunião em tempo real e, entre os encaminhamentos, foi solicitado o cadastro dos gestores municipais e regionais de cultura por meio de formulário. Já para os gestores de Turismo, aqueles que ainda não têm entrada à Plataforma Integrada de Turismo da Secult devem fazer o cadastro por meio do envio de ofício do prefeito municipal com indicação do gestor para o endereço [email protected].

Confira o encontro


 

 


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia