Polícia Federalista alerta para golpes virtuais nesta Páscoa

[ad_1]
Pixabay Além do WhatsApp, o golpe também é aplicado pelo Facebook Pixabay

Com a proximidade da Páscoa, a ser comemorada no próximo domingo (12), a Polícia Federalista (PF) alerta para um novo golpe que promete ovos de chocolate gratuitos em nome de grandes marcas. O transgressão está sendo cometido através do WhatsApp e Facebook, com o envio de, pelo menos, seis links diferentes. Somente em três dias em que o golpe foi aplicado na última semana, mais de 560 milénio pessoas já foram lesadas.  

As supostas promoções prometem a entrega de ovos de páscoa gratuitos nas residências das pessoas alegando que os mercados “cancelaram suas compras dos ovos por pretexto da pandemia” do coronavírus. O golpe usa os nomes de grandes marcas, porquê Cacau Show e Nestlé.  A partir daí, são enviados links que roubam dados pessoais e financeiros das vítimas. Mais de 560 milénio brasileiros já foram pegos, só na última semana. 

Segundo a PF, é generalidade que bandidos virtuais usem datas comemorativas, porquê Páscoa e Natal, para utilizar golpes desse tipo. Através de links suspeitos e questionários que coletam informações básicas das pessoas, eles conseguem roubar dados e, até mesmo, clonar contas de redes sociais. A Polícia ensina algumas técnicas para se proteger desses golpes. 

COMO SE PROTEGER:

1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. 

2. Desvelo com o imediatismo e sensacionalismo de mensagens tais porquê: ”promoção durará até hoje”, “faça seu cadastro agora”, “urgente, não perda essa oportunidade”, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a verdade do teor nas páginas e órgãos oficiais.

3. Certifique-se no site solene da empresa sobre a verdade, através do SAC-Serviço de Base ao Consumidor se o está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de numerário, brindes, descontos ou até promessas de serviço. Nesse caso, as empresas já se manifestaram alertando e esclarecendo que são falsas as informações sobre as promoções de ovos de páscoa gratuito sendo entregues na residência das pessoas.

4. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas.

5. Não preencha nenhum formulário fornecendo ou repassando informações sobre senha de banco, conta bancária, dados financeiros, benefícios, dentre outros.

6. Preste atenção nos erros de português dos anúncios e veja sempre a terminação dos links se tem a ortografia .com.br ou ,gov.br

7. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;

8. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.

 

*Com informações da assessoria


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia