PC Ideal pra jogar Cyberpunk 2077? Qual um bom PC para o game?
Subindo a feição para os bons hardwares intermediários e tentamos novamente.
Nós encaramos Cyberpunk 2077 em hardwares extremos, seja puxando o orçamento "lá pra ordinário" com o PC da Crise ou o PC mais barato que conseguimos jogar muito o jogo, indo até o PC dos Sonhos com o qual fizemos a live no dia do lançamento. Mas ficou faltando o "sempre saudável" caminho do meio. Porquê os bons computadores gamers intermediários estão lidando com o jogo?
Para testar isso, sacamos os hardwares que indicamos para uma boa máquina gamer. Isso inclui processadores competentes com 6 núcleos e 12 threads, caso do Ryzen 5 3600 XT, e uma boa placa de vídeo, no caso vamos com a sempre popular risco 60 das GeForce, "sacando" a GeForce RTX 2060 para nosso gameplay.
Tudo junto, temos a seguinte feição:
- AMD Ryzen 5 3600
- Asus X570 TUF Gaming - R$ 700
- 2x 8GB DDR4 TeamGroup Delta RGB @3200MHz CL18
- Nvidia GeForce RTX 2060 Founders Edition
- Manadeira CoolerMaster V850
Para essa feição dá para fazer algumas economias, com uma nascente de 500W sendo suficiente para a RTX 2060, muito porquê uma boa placa B450 já servindo muito muito ao Ryzen 5. Ainda assim, é um computador com um dispêndio superior aos R$ 5 milénio.
Dispêndio estimado: a partir de R$ 5,5 milénio
Porquê já publicamos recentemente, fazer aquela gambiarra no código do jogo realmente aumenta a performance em Ryzen, ou pelo menos foi o caso no nosso Ryzen 5. Para fazer um melhor uso de nossas peças, habilitamos o "jeitinho" para nosso gameplay e, ao menos na primeira rodada de testes, temos bons resultados.
E com esse ajuste, o Ryzen consegue dar conta do jogo até mesmo com a densidade populacional no supino, rodando a maior secção do tempo na morada dos 60fps, e caindo para uns 45 quadros por segundo em trechos críticos, porquê o mercado próximo ao apartamento de V, o protagonista. Basta reduzir a densidade de pessoas na rua para melhorar isso, mas mesmo sem o ajuste já está em um patamar bastante "jogável".
Para os gráficos, a RTX 2060 não aguenta QuadHD no Elevado, rodando o jogo na mansão dos 30fps, nessa feitio. Felizmente o jogo faz uso das tecnologias RTX, o que possibilita por em ação o DLSS para buscar mais performance.
O resultado é ótimo. Em QuadHD a RTX 2060 consegue encarar o game próximo dos 60 quadros já com o DLSS no modo qualidade, nem precisando usar o modo desempenho nessa situação. Sobre a implementação do DLSS e de outras tecnologias porquê o FidelityFX CAS, devemos produzir conteúdos mais detalhados no horizonte.
Mas porquê se trata de um jogo com RTX, também temos espaço para testar mais coisas, o que inclui o Ray Tracing. Começamos nossos testes com o RT em Ultra, com resultados péssimos e, depois de muito fuçar, descobrimos um problema: não atingíamos boa performance de jeito nenhum. Isso sabendo que a RTX 2060 é capaz de encarar sim o RT em FullHD com uma taxa admissível de quadros, usando de referência os nossos testes da live em que fizemos benchmarks com 25 peças ao vivo:
Depois de "quebrar a cabeça", achamos o culpado: nossa modificação no código do jogo. Se por um lado ela aumenta o uso de processador e aumenta a performance usando somente rasterização, quando o RT entra em ação ela simplesmente "quebra" o desempenho.
Assim entramos em uma "sinuca de ponta" com esse game. A RTX 2060 consegue FullHD RT médio com um pouco próximo aos 60fps, mas aí é o Ryzen 5 que está sub-usado, com 60% de uso dos threads e fazendo o game rodar na mansão dos 40fps ou, em trechos críticos porquê o mercado de rua, caindo para quase 30fps.
Isso fica evidente quando subimos a solução pra QuadHD. O jogo segue rodando na mansão dos 40 a 50fps, mas aí o uso da RTX 2060 sobe para próximo dos 100%. Isso mostra que o jogo ainda não faz bom uso de nossas configurações de hardware.
Nesse cenário, o jeito é "ir com o que dá". O melhor ajuste foi usar a modificação no código, buscar 60fps com o Ryzen 5 e usar a RTX em qualidade Subida, solução QuadHD e DLSS no modo qualidade. O resultado são gráficos muito satisfatórios e um ligeiro gostinho amargo de ter que penetrar mão de tecnologias gráficas interessantes porque, no estado atual, o jogo tem problemas.
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