Operação do MPMG apura fraudes em contratos de editora com a Prefeitura e Câmara de Santa Luzia – Rádio Itatiaia

[ad_1]
Foto: Divulgação / MPMG
Divulgação / MPMG

A Operação Gutenberg foi desencadeada nesta sexta-feira (12) pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que investiga supostas fraudes ocorridas durante contratações de uma editora pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Santa Luzia, cidade da Grande BH. 
 
A ação foi realizada por meio da Promotoria de Justiça de Resguardo do Patrimônio Público de Santa Luzia e do Grupo Peculiar de Promotores e Procuradores de Justiça de Resguardo da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público (GEPPP), com o pedestal do Grupo de Atuação Privativo de Combate ao Transgressão Organizado (GAECO Medial e GAECO Ipatinga) e da  Polícia Militar (PM). 
 
Durante a ação desta sexta-feira, foram cumpridos 12 mandados de procura e inquietação em residências e empresas situadas nos municípios de Santa Luzia, Belo Horizonte, Ipatinga e Coronel Fabriciano. Foram apreendidos na ação documentos e equipamentos eletrônicos, os quais serão analisados pela equipe de investigação.

De contrato com o Ministério Público, a medida foi determinada pela 1º Vara Criminal da Comarca de Santa Luzia.
 
Investigação 

O Ministério Público apura possíveis crimes de fraude em licitação, dispensa indevida de licitação e peculato, além de atos de improbidade administrativa, em contratações de editora para o fornecimento de materiais pedagógicos à Câmara Municipal e à Prefeitura de Santa Luzia, nos anos de 2017 e 2018. 

O dano estimado supera a quantia de R$1 milhão, de concordância com as investigações. Entre os alvos da operação estão ex-agentes públicos de Santa Luzia e empresários da região do Vale do Aço.

O processo corre em sigilo de Justiça.

Operação Gutenberg

O nome da operação é uma referência a Johannes Gutenberg, germânico que, no século XV, inventou a máquina impressora tipográfica ou prelo, revolucionando a reprodução de livros.

Outro lado

Por meio de nota, a Prefeitura de Santa Luzia informou que as investigações são referentes a períodos anteriores à atual gestão. O executivo afirmou ainda que está auxiliando as investigações, tendo atendido a todas as solicitações feitas até o momento. 

A reportagem da Itatiaia também entrou em contato com a Câmara Municipal de Santa Luzia e aguarda um posicionamento. 


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia