Nutricionista dá dicas para uma boa alimento nas festas de término de ano

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Reunir familiares e amigos em volta de uma mesa repleta de comidas variadas, nascente é o cenário das festas de término de ano. Doces, salgados, frituras e carnes, há opções para todos os gostos na ceia de Natal e no Réveillon. Entre tantas opções, porquê manter uma alimento saudável nas festas de término de ano?

Como manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano?
Porquê manter uma alimento saudável nas festas de término de ano?

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Porquê manter uma alimento saudável nas festas de término de ano?

Mas porquê aproveitar a comilança particularidade dessa estação sem pôr em risco a dieta e os exercícios físicos realizados ao longo do ano? Ou até mesmo evitar uma indisposição no dia seguinte?

Conversamos com a coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina, Regina Stikan Carrijo, que listou dicas para aproveitar as festas sem comprometer a saúde. Confira:

1 – Moderação

A primeira dica da perito é o consumo moderado. “Evidente que não precisamos proibir as ceias. A regra é evitar os excessos e manter uma alimento equilibrada nos demais dias”, afirma.

De pacto com ela, a quantidade de comida indicada varia de pessoa para pessoa. A recomendação é consumir uma porção de cada prato, sem repetições. “Assim dá para aproveitar o cardápio sem a premência de proibir um ou outro iguaria”.

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2 – Prato balanceado

Escolha carnes mais magras (porquê peru ou chester), sem gordura aparente, e deixe as frituras de lado. Assados e grelhados são boas opções. Prefira legumes ao invés de embutidos e acrescente saladas, que são de fácil digestão. “Não esqueça de bebidas leves e naturais, sem corantes e aditivos, que mantêm o organização hidratado. Inclua frutas frescas, pois é uma estação de variedades que agradam qualquer paladar”.

Se você for o cozinheiro, procure alternativas no modo de preparo: troque o frito pelo assado e use temperos naturais ao invés dos industrializados.

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3 – Fique longe

“Vitualhas gordurosos ou muito condimentados, exagerar nas bebidas alcoólicas e o excesso de açúcares, geralmente, são causadores de desconforto e mal-estar”, aponta a nutricionista.

Outra teoria que deve ser abolida é o jejum prolongado. Não consumir pela manhã para se “esbaldar” na ceia pode originar distensão abdominal, desconforto estomacal, azia e enjoo.

Se você é diabético, afaste-se de açúcares e gorduras; dê preferência a mantimentos ricos em fibras.

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4 – Atividade física

Regina destaca que a combinação de exercícios físicos com alimento equilibrada deve ser rotina, mas nesta idade, especificamente “auxiliam na queima de excessos”.

5 – Beba com moderação

A bebida alcoólica só deve ser consumida com moderação e nunca em jejum. “É fundamental manter o organização hidratado, pois o álcool provoca perda hídrica. Por isso, intercale com chuva ou suco de frutas naturais”.


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