Nova imunização para a DMI
Maior proteção
A indústria farmacêutica GSK acaba de lançar no Brasil a primeira vacina para prevenir a meningite B no País. Conhecida no exterior porquê Bexser®, a novidade imunização chega para preencher uma vácuo relacionada à proteção contra a doença meningocócica invasiva causada pelo meningococo B (MenB).
Aprovada pela de Vigilância Sanitária (Anvisa), a novidade vacina é a única recomendada no Brasil para pacientes lactentes, crianças, adolescentes e adultos, ou seja, corresponde a uma cobertura vacinal dos dois meses aos 50 anos de idade.
Contágio e evolução
A doença meningocócica invasiva apresenta fácil contágio, rápida evolução e subida mortalidade, principalmente entre os lactentes. Um em cada dez casos tratados evolui para o óbito nos Estados Unidos, enquanto no Brasil a taxa de mortalidade é em média de duas mortes em cada dez casos.
A rápida progressão da doença meningocócica, com o agravante que seus sintomas iniciais são semelhantes aos de infecções virais porquê a gripe (traje que costuma retardar o diagnóstico), pode levar o quidam à morte no prazo de até 24 horas.
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, causada pela “Neisseria meningitidis”. As apresentações clínicas vão desde a forma assintomática até a meningite e sepse.
Os fatores de risco podem ser de caráter individual, a exemplo da deficiência da isenção humoral e a baixa idade, assim porquê gerais, porquê os aglomerados em locais fechados, a exposição ao tabaco e a temperatura.
Benefícios
“Já presente nos EUA e na União Europeia, a chegada da novidade vacina ao Brasil, primeiro país na América Latina a ter aproximação a esta possibilidade de prevenção, representa um marco na imunização do país, que tradicionalmente é uma referência em seu Programa Nacional de Imunização (PNI)”, relata o gerente médico de vacinas da GSK, Felipe Lorenzato. “G uma solução que impacta na saúde e na qualidade de vida da população, mormente as crianças”.
Fonte: Vida