Lacuna em nave obriga evacuação de dois astronautas

[ad_1]
Kirill KUDRYAVTSEV A nave Soyuz MS-10 decola do cosmódromo de Baikonur em 11 de outubro de 2018 Kirill KUDRYAVTSEV

O astronauta americano Nick Hague e o cosmonauta russo Alexei Ovichinin retornaram ilesos à Terreno nesta quinta-feira (11), depois que sua nave teve um problema no motor pouco depois a decolagem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

Exclusivamente dois minutos depois da decolagem, um dos motores do Soyuz falhou e obrigou os dois tripulantes a retornarem de modo urgente para a Terreno, ao invés de prosseguirem com a viagem até a ISS.

"No momento da decolagem da nave Soyuz MS-10 aconteceu alguma coisa incomum. Os sistemas de emergência foram ativados, a nave aterrissou no Cazaquistão. A tripulação está viva e o contato foi estabelecido", informou a escritório espacial russa Roskosmos em um expedido.

"Nós os recuperamos", afirmou pouco depois uma manadeira da Roskosmos aos jornalistas na base de Baikonur, no Cazaquistão.

O problema aconteceu dois minutos depois da decolagem da Soyuz, que levaria os dois astronautas para uma missão de seis meses na estação orbital.

"Problema com os lançadores, dois minutos 45 segundos. Problema com os lançadores. Foi um voo rápido!", anunciou com calma Alexei Ovichinin, comandante a bordo do foguete Soyuz, durante a transmissão ao vivo da decolagem.

Nascente era o segundo voo espacial do observador russo de 47 anos, que passou 172 dias no espaço em 2016.

"Aconteceu um problema com o motor poucos segundos depois da separação do primeiro nível da nave", afirmaram os analistas da Nasa.

No momento do incidente, Nick Hague e Alexei Ovichinin viajavam a quase 7.563 km/h e estavam a respeito de 50 km de altitude, segundo a Nasa. Sua envoltório, equipada com paraquedas, os trouxe de volta à Terreno, mas os dois homens sofreram uma possante pressão.

Ambos os tripulantes foram resgatados minutos depois de sua aterrissagem e evacuados para Jezkazgan, uma cidade de 80.000 habitantes a respeito de 20 km de intervalo.

A Roskosmos publicou depois no Twitter uma foto dos dois tripulantes sentados, com médicos medindo sua pressão. Horas mais tarde, publicou duas fotos novas nas quais eles aparecem abraçando seus familiares e dividindo uma repasto.

- Lançamentos suspensos -

De pacto com um fotógrafo da AFP, a decolagem aconteceu normalmente, mas "depois da separação do primeiro nível tivemos a sensação de que aconteceu uma espécie de fulgor".

De tratado com uma manadeira da Roskosmos citada pela dependência russa Ria Novosti, a envoltório na qual estavam os dois astronautas se desacoplou involuntariamente do restante do foguete depois o incidente.

As imagens exibidas ao vivo mostravam os dois astronautas dentro da cabine, depois foram interrompidas porquê acontece geralmente, pois a câmera não pode escoltar o foguete do lado de fora a partir de uma determinada fundura.

O diretor da dependência Roskosmos, Dimitri Rogozin, anunciou a introdução de uma investigação governamental para mandar as causas da irregularidade, em uma mensagem publicada no Twitter.

Todos os lançamentos de voos tripulados foram suspensos para esperar o resultado da investigação e a identificação dos problemas que provocaram o acidente, informou o vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov, citado pela dependência solene TASS.

Stefan Beransky, editor da revista especializada Aerospatium e responsável de um livro sobre os foguetes Soyuz, apontou que agora "o principal problema é que há duas pessoas a menos na estação" espacial.

"Enquanto aguardamos as conclusões da investigação russa, a Soyuz provavelmente ficará em terreno qualquer tempo", disse à AFP.

O próximo voo para a ISS, onde estão atualmente três astronautas, o germânico Alexander Gerst, a americana Serena Aunon-Chancellor e o russo Serguei Prokopiev, está, em tese, previsto para dezembro.

O comitê de investigação russo anunciou a franqueza de uma investigação criminal para ordenar se as regras de segurança foram violadas durante a construção.

De negócio com a Ria Novosti, o último acidente deste tipo aconteceu em 23 de setembro de 1983.


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia