Portal Santa Luzia Net - Pagina Inicial


Receba Nossas Noticias diretamente no seu email

Entenda os riscos e saiba porquê prevenir a Hipertensão Arterial


Uma doença silenciosa, que pode se manifestar em idosos, adultos e até em crianças: a Hipertensão Arterial, ou "pressão subida", representa um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Nos adultos, o problema se dá quando a pressão arterial é igual ou superior a 140×90. Já nas crianças, depende do uso de tabelas padronizadas para sexo, idade e estatura. 

Problema recorrente

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) afirma que a enfermidade é muito recorrente entre a população. A estimativa é de que 30% dos adultos sejam acometidos por ela. A partir dos 60 anos, a porcentagem salta para de 50% e, em crianças e adolescentes, 5% deles têm o quadro. 

Fatores que influenciam

Histórico familiar, obesidade, diabetes e uma dieta rica em sódio, por exemplo, contribuem para o emergência da pressão subida, uma doença multisistêmica e que, se não tratada, pode desencadear diversas complicações tais porquê infarto, derrame cerebral, insuficiência renal e aterosclerose.

“P principal trabalharmos, desde a puerícia, uma dieta saudável e balanceada, assim porquê incentivarmos a prática de exercícios físicos regulares e a restrição de atividades sedentárias. S envolvimento de toda a família na mudança dos hábitos de vida é fundamental para o sucesso da prevenção e do tratamento dessa doença", pontua a Dra. Rafaela Lopes Cardoso, profissional em Nefrologia Pediátrica.

Prevenção é fundamental

Segundo a Dra. Rafaela Lopes Cardoso, um dos grandes desafios da hipertensão é que, na maioria das vezes, ela não manifesta sintomas, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o tratamento. Ela explica que porquê prevenção, na tempo adulta, é fundamental medir a pressão frequentemente. 

“Quanto às crianças supra dos três anos, é importante medir a pressão arterial em consultório pelo menos uma vez ao ano. Já para aquelas aquém dessa idade, é necessário fazer a medida quando há qualquer fator de risco para a hipertensão, porquê prematuridade, peso de promanação aquém de 1500g, internação na UTI ao promanação, problemas cardíacos ou renais e infecção de urina de repetição”, completa a perito.

Fonte: Vida

Junte-se ao Nosso Canal No Telegram - -
Junte ao nosso canal no Telegram e participe de todas a publicações em primeira mão -- 1243325

Clique Aqui e Participe Já



Os artigos aqui publicados foram recolhidos pela internet com referência as suas devidas fontes no campo (Fonte) e tem sua responsablidade de seus criadores, caso você se sinta ofendido ou queira a remoção de alguma informação favor entrar em contato conosco aqui



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mude para versão para dispositivos móveis deste site