Dinamarqueses encontram gládio medieval no esgoto

[ad_1]
Homens posam com espada medieval

Jannick Vetergaard e Henning Nøh posam com a gládio. Crédito: Museu Histórico de Northern Jutland

Quando o planejador de encanamento Jannick Vetergaard e o engenheiro Henning Nøh acordaram no dia 5 de fevereiro, eles provavelmente não imaginavam que eles descobririam uma extraordinária gládio de dois gumes do século 14.

Vestergaard e Nøh estavam trabalhando no esgoto em Algade, uma rua no meio da cidade de Aalborg, Dinamarca, quando para a surpresa deles viram uma lâmina afiada saindo do pavimento. Percebendo que era um pouco peculiar, a dupla contatou Kenneth Nielsen, um arqueólogo do Museu Histórico de Northern Jutland, conforme reporta o The Lugar. Nielsen posteriormente confirmou a relíquia porquê de origem medieval em com um expedido do museu.

A gládio completamente intacta e muito preservada foi encontrada no topo da classe mais antiga da pavimentação de Algade. As descobertas desta categoria “apontavam para itens dos anos 1.300, logo a gládio pode ter sido introduzida no lugar durante nascente século”, segundo o museu.

Detalhe da espada medieval encontrada na DinamarcaCrédito: Museu Histórico de Northern Jutland

A gládio medieval pesa murado de 1 kg. A lâmina, que o museu descreveu porquê ainda fiada, mede 93 centímetros. De ponta a ponta, a gládio mede 112 centímetros de comprimento.

A estudo de Nielsen descobriu que esta é uma gládio de subida qualidade e feita com grande habilidade. A lâmina estreita tornava a gládio muito ligeiro, e um recesso ao longo da lâmina a tornava ainda mais ligeiro e portanto, mais fácil de manusear. Esta era uma gládio face, segundo o museu, e provavelmente pertencia a alguém com muito numerário, talvez qualquer membro da nobreza — que naquela estação eram também guerreiros.

Porquê esta gládio foi deixada no lugar ainda é um mistério, mas Nielsen suspeita que ela foi perdida durante uma guerra. Durante o século 14, a Dinamarca foi marcada por violência social, e as marcas na gládio sugerem que ela foi usada em combate. Talvez tenha sido descartada durante qualquer tumulto, caindo na limo no campo de guerra e nunca mais foi recuperada, observou o expedido do museu.

Pelo menos, os descobridores do item foram autorizados a posar com a gládio. Ela agora será limpa, preservada e colocada em exposição no Museu Histórico de Aalborg, “perto do lugar onde a gládio foi perdida há centenas de anos”, segundo o enviado. Além da bela foto, Vestergaard e Nøh chegaram em lar naquele dia e disseram: “Você nunca vai imaginar o que eu encontrei no trabalho hoje”, e retornaram com uma baita história para descrever.

[The Local e Museu Histórico de Northern Jutland]


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia