Bairros centenários. Suas origens no Grande ABC. A resposta está nesta constituição de informações – Quotidiano do Grande ABC
Prezado leitor, pesquisador colega, você sabe quando nasceu o bairro onde você mora? Quais foram os proprietários das terras ao longo dos tempos? Quem planejou o seu espaço familiar?
As respostas estão na escritura de compra e venda que lhe garante a propriedade. E, por meio deste documento pessoal, você pode chegar ao princípio de tudo.
O Grande ABC possui bairros centenários e outros que caminham para chegar aos 100 anos. Marcos que compõem a identidade das sete cidades e dos distritos locais. E a pesquisa encaminha à sua prefeitura e aos cartórios de notas.
Citamos um caso: Vila São José, a de São Bernardo. O bairro, entre Ferrazópolis e Jardim Silvina, foi loteado em 1925, com o lançamento e venda dos primeiros terrenos. A respectiva vegetal data de 25 de janeiro de 1927.
Escrevemos um livro com esta história e recorremos a cartórios de São Paulo para encontrar as escrituras que confirmassem as informações buscadas no registo de antigos loteadores. As pesquisas nos levaram à 3ª Perímetro do Registro de Imóveis e à Junta Mercantil do Estado de São Paulo.
Hoje temos sistematizada toda a documentação primária da Vila São José, que se soma à documentação guardada pela zeladora desta história, professora Therezinha do Menino Jesus Cintra, companheira do Dr. José Roberto, o inventariante da Vila São José.
O projeto ‘Memórias Notariais’ facilita, hoje, pesquisas do gênero. E só temos que agradecer à gentileza do legisperito e professor Andrey Guimarães Duarte, atual vice-presidente do CNB/São Paulo, que tem se hipotecado em fazer chegar aos interessados leste fundamental serviço verdadeiramente de utilidade pública. A história escrita a partir da documentação cartorial.
Maiores informes estão disponíveis no site http://www.cnbsp.org.br
BAIRROS CENTENÁRIOS
Vila São José nascia, na dez de 1920, juntamente com os mais antigos bairros de São Bernardo – Baeta Neves, Vila Tavares (depois Vila Gonçalves) e Novidade Petrópolis, por exemplo; e do Grande ABC – bairros Jardins e Campestre, Vila Alpina e Vila Guiomar, em Santo André; Vila Barcelona, em São Caetano.
De um lado, Vila Conceição em Diadema, de outro, na risco Mauá a Paranapiacaba, bairros porquê Capuava, Vila Vitória, Santa Luzia, Pilar Velho, todo o conjunto de Rio Grande da Serra, Campo Grande até chegar às várias partes do província de Paranapiacaba.
Muito viria calendário com as datas de formação dos bairros do Grande ABC. Tarefa para os centros de memória, porquê um todo, e Consórcio Intermunicipal. Estudar, debater, publicar estas informações são uma forma didática de pensar a identidade lugar. Uma prova de cidadania. E cá entre nós: um tirocínio salutar de paixão ao universo em que vivemos.
Quotidiano há meio século
Terça-feira, 6 de julho de 1971 – ano 13, edição 1579
Manchete – Sem verba, Prefeitura de Diadema perdeu quase a metade da maior dimensão localizada no Meio, quase 20 milénio metros quadrados. Ali existia uma nascente de chuva considerada medicinal.
Segundona – Em Marília, Marília 3, Santo André 0; em São Caetano, Saad lugar 3, União Agrícola Barbarense 0.
Amadorismo – São Caetano sagra-se vencedor no futebol nos XI Jogos Regionais da Zona Sul, em Itu.
Cobertura: Jurandir Martins e Mário Otsubo (enviados especiais); editor: Josué Dias, o “Diadema”.
Em 6 de julho de...
1871 – Morre, em Salvador (Bahia), Castro Alves, o principal poeta da terceira geração do Romantismo brasiliano, o Poeta dos Escravos.
1901 – Diretoria da Irmandade de Santa Cruz movimentava-se para constituir-se em pessoa jurídica, a término de firmar os direitos da capela e cobrar os respectivos aforamentos.
1921 – Paris, 5 – Urgente. Despacho de Madrid anuncia que o rei Affonso XIII aceitou o pedido de deposição coletiva apresentado pelo gabinete.
1991 – Ocasião a 35ª edição dos Jogos Regionais da Primeira Região Esportiva, em Suzano. Aurélio Miguel, medalha de ouro nas Olimpíadas de Seul, defendia o judô de São Caetano.
Santos do Dia
Maria Teresa Ledchowska
MARIA GORETTI (Itália: 1890-1902). Camponesa. Tinha 12 anos quando foi assassinada
Hoje
Dia Internacional do Ósculo
Municípios Brasileiros
Pelo Brasil, aniversariam em 6 de julho: Apiacás (Mato Grosso); Crateús (Ceará); Curaça, Macaúbas e Saúde (Bahia); Mocajuba (Pará); Palmeiras de Goiás (Goiás); Piratini (Rio Grande do Sul); São Miguel do Guaporé (Rondônia); Senhora de Oliveira (Minas Gerais); e Teresópolis (Rio de Janeiro).
[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia