Superlotao e at falta de freio: usurios reclamam de nibus na Grande BH – Gerais
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Usurios de nibus coletivos metropolitanos reclamam da superlotao, das condies dos nibus e dos servios presatados pelas empresas (foto: Alexandre Guzanshe/Em/D.A. Press)
O acidente com o nibus da risca 524 (Terminal Justinpolis/Belo Horizonte), que tombou aps perder o eixo na Avenida Vilarinho, em Venda Novidade, no incio da manh desta quinta-feira (20/1), chamou ateno para as condies do Move Metropolitano, que servem usurios da Regio Metropolitana de Belo Horizonte.
A reportagem do Estado de Minas entrevistou passageiros desses nibus, e encontrou um montão de reclamaes, sendo a principal delas a superlotao dos veculos. Problema que foi preocupante no acidente de hoje, j que, segundo o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 93 pessoas estavam no momento do acidente.
Uma das placas internas do veculo, que mostra o nmero do coletivo, informa que a capacidade de passageiros de 26 pessoas sentadas e 51 em p, totalizando 77 passageiros. No entanto, durante a pandemia, o Comit COVID-19 da Secretaria de Estado de Sade deliberou que esse nmero fosse reduzido para 26 pessoas sentadas e 15 em p, totalizando 41 passageiros. O nibus, portanto, estava com 52 pessoas a mais do que o permitido.
“Pra comear, parece um carnaval. Voc entra l dentro e no consegue conversar com ningum de to pleno. Entrar num nibus desse e numa lata de sardinha a mesma coisa. A nica diferena que eu sou humano, e a sardinha peixe”, reclama Jair Jos da Silva, de 65 anos.
Jair Jos da Silva, 65 anos (foto: Alexandre Guzanshe/Em/D.A. Press)
Morador de Venda Novidade, ele diz j ter ouvido relatos de falta de freio nos veculos. “ sem razão! Os motoristas tm que andejar controlando, j cansei de ouvir motorista falar que o nibus no tinha freio. Tem que controlar nas descidas. Se deixar pegar velocidade, (o nibus) no para”, alerta.
Outro problema generalidade goteira durante as viagens. “No dia que est chovendo, tem que andejar com guarda-chuva porque voc molha mais do lado de dentro do que de fora”, diz o emérito, que diz se sentir desrespeitado.
“ um descaso muito grande com a gente. Trabalhei tanto e hoje no temos um nibus profundeza. Nem precisou sobrevir esse acidente hoje, desde antes eu j tinha pânico de qualquer problema quando entro no nibus.”
Outros problemas
A domstica Janair Ferreira Gusmo, de 49 anos, diz que a situao do transporte metropolitano “precria”. “Se chove, molha tudo l dentro. No calor, o ar condicionado no funciona e a gente passa mal. As cadeiras balanando, os ferros s vezes voc segura e cai”, pontua. “ muito pleno, lotado, as vezes no tem nem lugar pra segurar recta”.
Janair Ferreira Gusmo, de 49 anos (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Alm disso, a moradora de Justinpolis, em Ribeiro das Neves, relata sobre problemas tcnicos. “J aconteceu comigo de estragar no meio do caminho. a maior dificuldade pra pegar outro nibus porque est tudo lotado tambm. muito difcil. A gente paga passagem faceta e sofre demais. No fcil no”, afirma.
A diarista Cristina Brito de Souza, de 43 anos, mora no Bairro So Benedito, em Santa Luzia, e trabalha no Bairro Sion, na Regio Meio-Sul de BH. Ela depende de trs coletivos para ir ao tarefa e outros trs para chegar em lar. No entanto, ela diz que o intermedirio, que o Move Metropolitano, tem as piores condies.
Cristina Brito de Souza, de 43 anos (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
“Ele superlotado o dia inteiro e quando est chovendo, molha dentro do nibus”, reafirma. “Alm disso, tem disputa e tumulto dentro da estao. Empurra-empurra, baguna todo”, conta.
Reclamaes de passageiros do Move Metropolitano ouvidos pela reportagem do EM:
Superlotao
Falta de freio
Goteiras em dias de chuva
Ar condicionado no funciona
Veculo estraga no meio do caminho
Passagem faceta
Cadeiras e apoios de mo frouxos
Baguna nas estaes
Lentidão no trajeto
Intervalos extensos
Confira outros relatos:
Adenor Lacerda Rodrigues, 44 anos, ajudante de fardo e descarga
Adenor Lacerda Rodrigues, 44 anos (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
“A situao pssima. S passagem rosto e transporte ruim. A gente fica horas esperando. No final da estao do Move outra lentidão. pssimo o transporte, o nibus muito pleno. Depois de 16h vai superlotado. Uso todos os dias para trabalhar e me preocupa com certeza, principalmente agora com esse acidente em Venda Novidade.”
Isa Soares Pereira Santos, 41 anos, facilitar de servios gerais
Isa Soares Pereira Santos, 41 anos
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
“Moro em Santa Luzia e vejo o nibus lotado todo. Pego 4h30 para ir trabalhar, que quando est mais vazio, mas na volta, no pico da tarde, muito difcil de sentar. Tinha de melhorar, aumentar a quantidade de nibus. Ainda mais com o coronavrus. Pra qu esse tanto de gente? Fico com pavor. Tem vez que cai chuva e tem goteira dentro do Move. muito lotado mesmo. Se tiver um acidente, um risco de todo mundo machucar ou at perder a vida.”
Valdecir Santos, 60 anos, entregador
Valdecir Santos, 60 anos
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
“Uso o transporte coletivo todos os dias porque moro em Santa Luzia e tenho que vir a BH trabalhar. O nibus morosidade bastante. Quando a gente entra no nibus morosidade muito tempo pra chegar em lar. Nas estaes, uma baguna s. As pessoas empurram os idosos, esses dias mesmo uma velhinha chegou a machucar a perna, saiu sangue. O problema que vai muito pleno e no tem lugar pra sentar, a gente tem que ir em p.”
Posicionamentos
A reportagem entrou em contato com o Departamento de Edificaes e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), rgo responsvel pela fiscalizao das linhas metropolitanas, que no respondeu at a publicao desta matria.
Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) afirmou que "oferece quantidade de viagens compatvel" com a demanda e que o nmero de passageiros segue 30% subalterno em relao ao mesmo perodo do ano pretérito.
Confira na ntegra:
"O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano – SINTRAM, informa que monitora diariamente a demanda de passageiros, oferecendo uma quantidade de viagens compatvel. Ainda, refora que o nmero de viagens vem aumentando medida em que os passageiros retornam ao sistema metropolitano.
importante frisar que, apesar do aumento dos ltimos meses, o nmero de usurios do servio na RMBH ainda no voltou ao mesmo patamar do que era antes da pandemia, e hoje est 30% subalterno em relao ao mesmo perodo do ano pretérito.
Em relao s goteiras, por se tratar de um dano interno do veculo, no perceptvel durante a checagem. Assim, s possvel identificar o problema quando chove. Quando detectado, o veculo retraído logo aps o trmino da viagem para passar pelos devidos reparos.
O SINTRAM refora que todos os veculos que operam o servio metropolitano passam por revises peridicas e, quando qualquer problema detectado, o coche retraído para passar pelas reparaes cabveis."
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