Senador apresenta projeto de lei para regulamentar Uber

S senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou um projeto de lei que regulamenta o serviço Uber e assemelhados na dimensão de transporte. A proposta poderá tramitar inicialmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
>> Vereadores discutem proibição do aplicativo Uber no Recife
>> Entenda por que o aplicativo Uber motivo polêmica
Segundo o parlamentar, a proposta visa prometer segurança e confiabilidade aos serviços prestados pelos motoristas que promovem o compartilhamento de seus veículos a partir do entrada às redes digitais, além de melhorar o entrada a opções de transporte de subida qualidade nos municípios.
Ainda de concórdia com Ferraço, o Congresso precisa instituir uma regra pátrio para pacificar a questão, uma vez que estados e municípios estão reagindo cada um à sua maneira, proibindo ou autorizando o serviço. Pelo texto do senador, ficaria estabelecido que o motorista do Uber será enquadrado porquê Microempreendedor Individual (MEI) ou no regime tributário Simples Nacional porquê requisito para ingresso na plataforma.
“Se faz necessária e urgente a regulamentação de um sistema que já opera no Brasil e que cuja propagação é inevitável, a exemplo do que se vê no resto do mundo. Não regulamentar vai de encontro com o fomento ao desenvolvimento tecnológico e com o recta de escolha do cidadão”, afirma Ferraço na justificativa da proposta.
