Secreção, poeira e alergia podem provocar esternutação revirado em cães; saiba porquê agir

[ad_1]

O cachorro começa a tossir, arregala os olhos, parece engasgado e apresenta certa dificuldade para respirar. A cena assusta tutores, mas o esternutação revirado é um problema generalidade, que atinge principalmente cães braquiocefálicos.

A recomendação é manter a calma. Apesar dos sintomas, não é grave na maioria dos casos.

A médica veterinária Sandra Rosado, que integra a equipe da Dra.Mei, rede de clínicas do Grupo Brasil Pet, diz que o acúmulo de secreção, poeira e alergias são fatores que podem levar a esse tipo de esternutação. Ela reforça que visitas regulares ao veterinário são importantes para o diagnóstico e tratamento adequados.

O que é o esternutação revirado? O esternutação revirado é uma resguardo do organização, exatamente igual ao esternutação convencional, onde o pulmão expele ar para fora do organização, no intuito de desobstruir as vias respiratórias, seja por irritação das vias ou até pela presença de um corpo estranho. Acontece que no esternutação revirado, ao invés de expelir o ar para fora, o organização joga o ar para a cavidade nasal.

O que provoca o esternutação revirado? O esternutação revirado é causado por um fator obstrutivo respiratório.  Em muitos casos, o acúmulo de secreção, poeira e alergias em universal são fatores que acabam ocasionando nascente tipo de esternutação.

Porquê identificar o problema? Se o tutor perceber que o bicho começou a tossir, enunciar sons de sufoco, arregalar os olhos e apresentar certa dificuldade respiratória, pode ser que ele esteja enfrentando uma crise de esternutação revirado. Outros sintomas são cotovelos afastados, pescoço esticado, cabeça abaixada, respiração acelerada.

É grave? Não é grave. Porém, se o bicho apresentar mais sintomas, porquê vômitos e desmaios, o veterinário deverá ser consultado.

Há prevenção? Não existe prevenção para o esternutação revirado, mas se a causas forem eliminadas, existe uma boa chance do bicho não desenvolver mais. Por exemplo, cães alérgicos a resultado de limpeza com odor poderoso, é indicado a troca por um outro resultado que contenha odor mais suave.

Quanto tempo costuma persistir a crise? As crises normalmente são curtas e não ultrapassam de 1 a 2 minutos.

Porquê o tutor deve agir? O ideal é que o tutor tenha calma, massageie a traqueia do bicho e tape as narinas por um limitado período, pois assim o bicho irá engolir e o problema será solucionado.

É mais generalidade em alguma filete etária? Normalmente, os animais apresentam essas manifestações ainda filhotes.

Há alguma raça com predisposição? Esse tipo de esternutação pode ocorrer em qualquer raça, mas principalmente em cães braquiocefálicos porquê pug, shitzu, lhasa apso, buldogue francesismo e inglês.

Porquê distingir esternutação revirado, sufoco e colapso de traqueia? O esternutação revirado é uma resguardo do organização, já o colapso de traqueia é alguma coisa que precisa de mediação médica, pois em alguns casos o bicho pode apresentar desmaios.

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para [email protected]  ou marque no Instagram


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte da Notícia -> Clique Aqui