Portal Santa Luzia Net - Pagina Inicial


Receba Nossas Noticias diretamente no seu email

Rio Paraibuna chega a 4 metros em seguida chuva intensa em Juiz de Fora; alagamentos e deslizamentos de terreno Zona da Mata



Depois as chuvas intensas que atingiram Juiz de Fora durante esta terça-feira (3), a cidade ainda registra pontos de alagamentos, deslizamentos de terreno e interrupções de serviços nesta nesta quarta (4). Ainda não há informações sobre desalojados e desabrigados. Aulas em escolas de alguns distritos foram suspensas.

(Correção: a Resguardo Social errou ao informar que o nível do Rio Paraibuna subiu 4 metros. A informação foi corrigida às 11h34)

A Resguardo Social informou que o nível do Rio Paraibuna chegou a 4 metros na terça-feira. O rio, que estava em 2,40 metros e subiu 1,60 metros em um dia. De entendimento com o supervisor da pasta, Jefferson Rodrigues, há muitos anos o nível do rio não subia desta forma.

  • Em seguida chuva, Juiz de Fora tem pontos de dilúvio e desabamentos em diversas regiões da cidade

A Resguardo Social contabilizou, até a manhã de quarta-feira, muro de 100 ocorrências relacionadas às chuvas, entre alagamentos, deslizamentos de terreno e desabamento de casas. Já o Corpo de Bombeiros informou que atendeu sete ocorrências relacionadas à alagamentos na cidade.

De concórdia com o Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet), foi registrado um amontoado de 70 milímetros na terça-feira. O período mais intenso foi durante a tarde, quando choveu 35 milímetros em somente duas horas.

  • Março chega com dias de nebulosidade e chuvas na Zona da Mata e no Campo das Vertentes

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o atendimento nas unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos distritos de Rosário, Pirapetinga, Toledos, Sarandira e Chapéu D’Uvas foram suspensos nesta quarta-feira em seguida o temporal. A Prefeitura informou que as UBSs não foram afetadas diretamente porém o aproximação está restrito, já que as estradas de terreno não apresentam condições de passagem.

A UBS do Bairro Santa Cecília, na Rua Gabriel Rodrigues, não abriu. Secção da via está interditada pela Resguardo Social, diante do deslizamento de barranco em alguns pontos. Todos os atendimentos agendados para esta quarta-feira serão remarcados oportunamente.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que algumas ruas foram interditadas em seguida as chuvas. Veja aquém os novos trajetos:

  • Rua José Eutrópio, no Bairro Santa Terezinha, com meandro pela Humberto de Campos, podendo retornar à Rui Barbosa. O motorista que desejar pegar a Avenida Brasil deve seguir pela Humberto de Campos e Josué de Queiroz.
  • Aproximação setentrião, profundeza do Bairro Industrial, com desvios pela Avenida Juscelino Kubitschek. Em São Pedro, a Rua José Lourenço também segue interditada.

Escolas na zona rústico estão sem lição

As escolas municipais Vitor Belfort Arantes, no Província de Sarandira, Almerinda Oliveira Tavares no Bairro Chapéu D’Uvas, Maria Aladia Sant’Ana, no Meio, e Nagib Félix Coury no Província de Toledo estão sem lição nesta quarta-feira por conta das chuvas.

A Secretaria Municipal de Ensino informou que as instituições de ensino não foram afetadas diretamente. Entretanto, o aproximação está restrito devido as estradas de terreno não apresentarem condições de passagem, o que dificulta a chegada, tanto dos profissionais da ensino, porquê dos alunos.

Dentre as quatro escolas, a Nagib Felix, que também tem secção do funcionamento em Penido, tem lição neste bairro normalmente.

Até a manhã desta quarta-feira, a Secretaria de Ensino não foi notificada de outros problemas que inviabilizassem a realização das aulas em outras escolas municipais.

Rua Artur Vieira alagada no  Bairro Industrial em Juiz de Fora — Foto: Larissa Zimmermann/G1Rua Artur Vieira alagada no  Bairro Industrial em Juiz de Fora — Foto: Larissa Zimmermann/G1

Rua Artur Vieira alagada no Bairro Industrial em Juiz de Fora — Foto: Larissa Zimmermann/

Secretaria de Obras realiza trabalhos após chuva de terça em Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/DivulgaçãoSecretaria de Obras realiza trabalhos após chuva de terça em Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

Secretaria de Obras realiza trabalhos em seguida chuva de terça em Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) informou que equipes estão na rua durante a manhã desta quarta-feira realizando limpeza nos pontos mais afetados.

Equipes do Demlurb atuam nos bairros Graminha e Santa Luzia e no entrada entre Guaruá e Vila Ideal. O departamento informou que trabalha com um efetivo de 30 funcionários, com utilização de retroescavadeira e diversos caminhões caçamba, participa da limpeza. Até o momento foram recolhidas 24 toneladas de barro.

Os bairros Santa Cecília, Linhares, Vila Alpina, Monte Fortaleza e Industrial também serão atendidos ao longo do dia.

A Secretaria do Obras está atuando em oito bairros e na zona rústico para desobstruir algumas vias que foram atingidas depois a chuva.

Segundo a pasta, as equipes realizam nesta manhã a desobstrução das ruas José Lourenço, no Bairro Mariposa; Expedicionário Antônio Novais e Benedito Sebastião, no Monte Fortaleza; Luiz Rocha, no Eldorado; Estelina Jesus de Oliveira, no Linhares; Pretestato Silva, no Santa Cecília e na Estrada de Caeté.

Uma equipe está atuando na Avenida Senhor dos Passos, no São Pedro. Foi escoada a chuva que estava empoçada e iniciada lhaneza de vala para construção de novidade rede de drenagem. Com a finalização da obra, a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) fará a recomposição asfáltica do trecho.

Também há equipes trabalhando na na manutenção de rede de drenagem na Avenida Deusdedith Salso, no Bairro Teixeiras.

Na zona rústico, as equipes atuam na colocação de escória, em pontos críticos, na estrada principal de Toledos, na relação entre Rosário de Minas e Buieié, e no trecho entre Valadares a Palmital, onde também foi retirada barreira. Já na Serra da Saudade, em Valadares, está sendo feita a construção de muro de rip rap e de bueiro. Em Pirapetinga e Jacutinga está sendo feita a retirada de barreira.

A Prefeitura de Juiz de Fora emitiu um expedido através das redes sociais para os moradores ficarem atentos ao surgimento de trincas nas paredes e acionarem a Resguardo Social através do 199. Caso a estrutura esteja condenada, a orientação é transpor o quanto antes do lugar.

Praça do Bairro Industrial alagada na noite desta terça-feira em Juiz de Fora — Foto: Bruno Ribeiro/G1Praça do Bairro Industrial alagada na noite desta terça-feira em Juiz de Fora — Foto: Bruno Ribeiro/G1

Rossio do Bairro Industrial alagada na noite desta terça-feira em Juiz de Fora — Foto: Bruno Ribeiro/

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados pontos de enchente nos bairros Industrial, Jóquei Clube, Cerâmica, Mariano Procópio, Meio e na Estrada União Indústria. Os militares disseram ainda que no Bairro Cerâmica foi necessário resgatar de bote duas idosas. Elas ficaram presas dentro da residência por conta das ruas alagadas.

Durante a manhã desta quarta-feira, alguns pontos da zona Setentrião de Juiz de Fora permaneciam intransitáveis por conta do volume de chuva nas ruas.

Terra invadiu casas após pedaço da Rua Francisco Altomar, no Bairro Santa Luzia, ceder durante a noite — Foto: Corpo de Bombeiros/DivulgaçãoTerra invadiu casas após pedaço da Rua Francisco Altomar, no Bairro Santa Luzia, ceder durante a noite — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Terreno invadiu casas depois pedaço da Rua Francisco Altomar, no Bairro Santa Luzia, ceder durante a noite — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

No Bairro Santa Luzia, secção da rua Rua Francisco Altomar cedeu e a terreno da via invadiu os cômodos dos fundos de uma morada, na Avenida Ibitiguaia. Segundo os bombeiros, não houve vítimas e três famílias que moram nas localidades foram orientadas a não dormirem no lugar. O proprietário de uma lanchonete também foi orientado a fechar o estabelecimento.

Parte de rua cede no Bairro Santa Luzia após chuva em Juiz de Fora

Secção de rua cede no Bairro Santa Luzia em seguida chuva em Juiz de Fora

A Resguardo Social foi acionada para determinar a situação. A Rua Francisco Altomar foi interditada no trecho afetado.

No Bairro Grajaú, uma fundação que já estava interditada pela Resguardo Social caiu. Na Avenida Juiz de Fora, no Bairro Recanto dos Lagos, uma barreira também caiu e interditou secção da pista.

Uma parte da Rua Francisco Altomar cedeu em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/DivulgaçãoUma parte da Rua Francisco Altomar cedeu em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma secção da Rua Francisco Altomar cedeu em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

No Bairro Santa Cecília, outro deslizamento de terreno foi registrado no final da tarde de terça-feira. Um barranco na Rua Gabriel Rodrigues cedeu, com a força da terreno que desceu, um poste foi quebrado e dois carros que estavam estacionados no lugar foram arrastados pela terreno. Não houve feridos.

De combinação com os bombeiros, pelo menos seis casas precisaram ser interditadas na rua, próximo ao lugar onde o barranco deslizou. Moradores foram retirados e encaminhados para a moradia de familiares.

O lugar foi só pelos militares até a Resguardo Social realizar uma vistoria detalhada. O bairro chegou a permanecer sem pujança por muro de seis horas.

Barranco cede e bloqueia rua no Bairro Santa Cecília após forte chuva em Juiz de Fora

Barranco cede e bloqueia rua no Bairro Santa Cecília em seguida poderoso chuva em Juiz de Fora

Os funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estiveram no Santa Cecília e o fornecimento foi retomado para a maioria dos moradores, entretanto não há previsão de retorno da pujança na Rua Gabriel Rodrigues.

Carro foi atingido após deslizamento de terra no Bairro Santa Cecília em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/DivulgaçãoCarro foi atingido após deslizamento de terra no Bairro Santa Cecília em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Carruagem foi atingido depois deslizamento de terreno no Bairro Santa Cecília em Juiz de Fora — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Veja como ficou Juiz de Fora após forte chuva nesta terça-feira

Veja porquê ficou Juiz de Fora depois possante chuva nesta terça-feira



Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia

Junte-se ao Nosso Canal No Telegram - -
Junte ao nosso canal no Telegram e participe de todas a publicações em primeira mão -- 1243325

Clique Aqui e Participe Já



Os artigos aqui publicados foram recolhidos pela internet com referência as suas devidas fontes no campo (Fonte) e tem sua responsablidade de seus criadores, caso você se sinta ofendido ou queira a remoção de alguma informação favor entrar em contato conosco aqui



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mude para versão para dispositivos móveis deste site