REVOLUÇÕES, CRISES E PESSOAS

ALERTA 150x150 REVOLUÇÕES, CRISES E PESSOAS

Precisamos transformar a veras amando as pessoas num mundo sem paixão.

Olá.

Vale lembrar que:

Na 1a Revolução Industrial (meados do século 18), simbolizada pelas máquinas a vapor e as ferrovias, as máquinas substituíram processos manuais e o uso de animais para gerar força. A pesquisa passou a ser encarada pelas grandes potências porquê um diferencial competitivo.

A 2a Revolução Industrial (meados do século 19), simbolizada pela risco de montagem e produção em tamanho de Henry Ford, teve por conta da eletricidade e seu serviço em bens de consumo e eletrodomésticos, o destaque na produção rápida com custos menores.

Com a 3a Revolução Industrial (meados do século 20), simbolizada pela informática (dez de 1960), TI, computadores pessoais, Internet (dez de 1990) e plataformas digitais, houve a junção entre conhecimento científico e produção industrial, causada pelas profundas evoluções tecnológicas que surgiram em seguida a segunda guerra mundial.

Assim, podemos observar que, em cada Revolução Industrial, ocorreram grandes mudanças determinadas pela incorporação de tecnologias.

Atualmente, a chamada 4a Revolução Industrial  está conectando o mundo do dedo, o mundo físico (que são as “coisas”) e o mundo biológico (que somos nós). Um conjunto de tecnologias tais porquê  lucidez sintético, robótica, big data, nanotecnologia, veras aumentada, sensação 3D, biologia sintética e internet, alteram radicalmente a forma porquê vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, e pode ser encarada porquê uma verdadeira transição de era.

Em todas as Revoluções Industriais, as pessoas, o grande ativo do mundo, foram completamente afetadas. Existiram desdobramentos nos âmbitos econômico, social e político. Surgiram crises. Agora, temos as crises econômica, migratória, moral, moral, místico, educacional...

Na minha opinião, em tempos de crises, grandes diferenciais para as pessoas são o Amor, no sentido de amar uns aos outros em um mundo cada vez com menos paixão, e a Flexibilidade, no sentido de se moldarem às novas contingências com desembaraço. Para o mundo, a produção de Educação harmonizável com a veras e pensando no horizonte, enfim, não dá para que as escolas insistam em disciplinas de pouca emprego prática com teor distante do contexto real, poderá produzir pessoas com Amor e Flexibilidade.

E que venham as novas revoluções para um mundo com Amor, Flexibilidade e pautado na Educação. Como diz meu colega e Pastor Sidney Costa: "Que o mundo que vive no caos experimente a vontade de Deus".

Abraço.

 

http://r7.com/GHi6

 
 
Fonte: Blog do Nicolau Marmo