Ratazanas se multiplicam e “dominam” ruas de BH na madrugada 

Não é difícil flagrar ratos em busca de comida nas ruas da região Record Minas

Ratazanas "comandam" o centro de Belo Horizonte durante a madrugada. Não é difícil encontrar os roedores entre restos de comida e migalhas em praças, ruas e avenidas.

Leia mais notícias no R7 Minas

Entre as três espécies, "rato de telhado", camundongo e ratazana, esta é a que mais preocupa os especialistas. Elas se escondem em córregos e galerias da capital e têm habilidade de nadar por até 800 metros sem sair água para respirar. Em locais sujeitos a enchente, transmitem doenças, como a leptospirose, a partir da urina. Ratazanas também possuem comportamento agressivo, o que pode render mordidas em quem se aproxime.

Eduardo Vieira Gusmão, veterinário da Prefeitura de BH, alerta para os riscos de contaminação.

— O grande problema é a urina. Em contato com a água da chuva, entram em contato com pele e mucosas do ser humano. Se surgirem sintomas da leptospirose, é preciso procurar imediatamente um centro de saúde.

Nenhuma morte por leptospirose foi registrada em BH no ano passado. A prefeitura recebeu 26.503 pedidos de eliminação de roedores durante 2013.

Fonte: R7 - Minas Gerais