Prefeituras da Grande BH se juntam para pensar redução de isolamento – Notícias

[ad_1]

As prefeituras de cidades da região metropolitana de Belo Horizonte vão montar um grupo para discutir, em conjunto, medidas que devem ser adotadas para flexibilizar o isolamento social nos municípios. 

Os chefes do Executivo de Belo Horizonte, Betim, Enumeração e Novidade Lima se reuniram, nesta segunda-feira (27), para alinhar os trabalhos.

Em seguida o encontro, Alexandre Kalil (PSD), prefeito da capital mineira, voltou a declarar que só vai alargar a quarentena na cidade depois os técnicos da Secretaria de Saúde concluírem que a decisão não vai aumentar o número de contaminados e de mortos.

— Não vamos misturar a fenda do negócio com a compra de caixão e câmara frigorífica.

Vitor Penido (Dem), prefeito de Novidade Lima, afirmou que a expectativa é que todas as cidades da Grande BH possam trocar informações e chegar a um consenso sobre o melhor caminho a ser seguido. O grupo deve voltar a se reunir entre os disa 6 e 7 de maio para tratar do tema.

— Novidade Lima é praticamente um bairro de Belo Horizonte. Gradativamente, nós vamos analisando os setores que têm condições de penetrar.

O secretário Planejamento de Belo Horizonte, André Reis, afirmou que especialistas da prefeitura vão indagar, a partir desta segunda-feira, estudos sobre o desenvolvimento da covid-19 na região. Os dados vão ser usados porquê base para uma provável volta do negócio, que pode sobrevir em horários alternados. 

— A pré-exigência para esta reabertura é o termômetro epidemiológico da doença. É ele que vai instaurar quando e porquê penetrar.

Lojas abertas

Enquanto Kalil mantém regras mais rígidas em Belo Horizonte, alguns prefeitos da região metropolitana já liberaram a buraco da lojas, desde que sejam adotadas medidas de proteção e limpeza. Entre os munícios da Grande BH que já estão com portas abertas, estão Betim, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas e Santa Luzia. 

Na última semana, o governdor Romeu Zema afirmou que metade das 853 cidades mineiras já adotaram alguma medida de flexibilização. O Governo do Estado promete propalar nesta semana regras que devem ser seguidas pelos municípios que optarem por reduzir a quarentena.


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia