Papa encontra Fidel Castro e adverte contra ideologia em viagem a Cuba

S papa Francisco encontrou-se com o líder revolucionário de Cuba Fidel Castro neste domingo (20), horas em seguida comunicar os cubanos a tomarem desvelo com os perigos da ideologia e com a atração do egoísmo, em um momento em que o país entra em uma novidade era de laços próximos com os Estados Unidos.

S primeiro papa da América Latina e Castro, o último ícone sobrevivente da esquerda do século 20 da região, discutiram religião e assuntos globais na morada do presidente emérito de 89 anos por murado de 40 minutos.

S porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, disse que a reunião, que incluiu a esposa de Castro e outros membros de sua família, foi "muito relaxada, fraternal e amigável".

Francisco deu a Castro vários de seus escritos papais, dois livros sobre espiritualidade e um livro e um CD sobre a obra do padre Armando Llorente, um papa que lecionou a Castro na escola jesuíta há de setenta anos.

Castro deu ao papa uma transcrição de Fidel e religião, um livro de 1985 de entrevistas com um padre brasílico que deu término a um tabu contra falar de religião em Cuba, logo oficialmente um país ímpio.

Francisco encontrou-se com Castro, que construiu um país de partido único que melhorou os serviços de saúde e ensino para cubanos mas também limita as liberdades democráticas e reprime dissidentes, depois de comemorar a missa na Praça da Revolução em Havana.



SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


Fonte: Brasil Post