Pandemia trava obras no setor eltrico – Economia

[ad_1]

Com dependncia pesada de equipamentos importados, produzidos em diversos pases do mundo, as concessionrias que atuam na construo de usinas e linhas de transmisso de robustez tiveram seus pedidos suspensos. O isolamento social tambm esvaziou os canteiros de obra. Houve municpio que baixou decreto impedindo empresas de prosseguirem com as obras.

O Estado fez um levantamento com a Agncia Pátrio de Força Eltrica (Aneel) para verificar qual era o cenrio dessas obras no dia 1. de maro, antes da pandemia da covid-19 ser decretada pela Organizao Mundial da Sade - em 11 de maro - e porquê estava a situao de cada um desses empreendimentos no dia 1. de julho.

Os dados mostram que o nmero de linhas de transmisso com cronograma moroso cresceu 40% no pausa de somente quatro meses. Em maro, havia 25 obras de linhas com delongado. Quatro meses depois, sob os efeitos da pandemia, 35 redes em obras j descumpriam seus cronogramas.

A construo de usinas tambm sentiu os efeitos da crise. No incio de maro, 323 obras de novos geradoras apresentavam qualquer tardada em seus cronogramas. Dados atualizados at 14 de agosto mostram que essa situao j afeta hoje 344 projetos.

So nmeros que tendem a crescer, uma vez que agora, com o retorno gradual da normalidade nos canteiros de obras - apesar de a epidemia estar subida no Pas -, as empresas passaram a pedir que a agncia reguladora autorize o dilação de concluso dessas obras. Nos pedidos conhecidos no setor porquê "excludente de responsabilidade", elas alegam que no podem responder por atrasos que no causaram.

Foi o que fez a estatal Furnas, do Grupo Eletrobrs. No ms pretérito, a companhia baseada no Rio de Janeiro, enviou um ofcio Aneel, para informar que as obras que realizava na usina trmica de Santa Cruz, de 500 megawatts, foram completamente comprometidas, por motivo do detido na entrega de uma turbina vinda da Alemanha, de tubulaes oriundas da China, de vlvulas esperadas da ndia e, at mesmo, de um transformador montado no Brasil, mas com insumos vindos do exterior.

Fornecedores
Furnas afirmou que, com o consrcio Santa Cruz, avalia totalidade de tardada na obra da usina. "Com relao s demais obras de Furnas em curso, os impactos foram distintos, em funo das especificidades de cada uma, entretanto, de detença no ultrapassou quatro meses, em mdia."

O mesmo problema afetou a concluso da usina trmica GNA 1, de 1.300 megawatts, que est com 95% de suas obras prontas, em So Joo da Barra (RJ). Por contrato, a usina a gs deveria entrar em operao em janeiro de 2021, mas a paralisao dos trabalhos em campo j levou a empresa a prezar que o prazo seja expandido em mais 150 dias.

H casos de impactos que antecedem, inclusive, a decretao da pandemia. No dia 28 de janeiro, a concessionria Eneva j sentia os reflexos da covid-19 em sua Usina Jaguatirica, em construo em Boa Vista (RR). Secção de seus subfornecedores estava localizada justamente em Wuhan, na Provncia de Hubei, na China, o ponto de origem do coronavrus. Naquela ocasio, a empresa Techint j citava um aviso da Siemens que, por "evento de fora maior", faria a "suspenso das atividades de subfornecedores chineses em razo da epidemia de corona vrus".

O primeiro caso solene de covid-19 no Brasil s seria confirmado em 26 de fevereiro, mas os efeitos da doena j abalavam o setor. "Toda uma masmorra de produo e de logstica foi frontalmente atingida pela aludida pandemia global", declarou a Eneva, que pediu prorrogao de 120 dias para concluir a usina. As informaes so do jornal O Estado de S. Paulo.


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia