‘Operação Potiguar’: Oficiais do Exército chegam a Natal para moderar vaga de violência

S Rio Grande do Norte teve um dos piores finais de semanas dos últimos anos. Foram de 90 ataques violentos em de 33 cidades do estado, de pacto com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed).

Nesta quarta-feira (3), de 1.200 militares, entre oficiais do Exército, Marinha e Força Aérea, desembarcaram na capital para participar da chamada Operação Potiguar. De entendimento com o G1, as tropas atuam nas ruas até o dia 16 de agosto.

Até agora, de 80 suspeitos de coordenarem os ataques foram presos desde a sexta-feira. Os criminosos incendiaram prédios e transportes públicos.

S principal motivo desencadeador da violência é a instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim, na região de Natal.

S general Ronaldo Lundgren classificou os ataques porquê "atos de terrorismo".

"Na minha concepção, o que estamos vivendo são atos de terrorismo, sim. Esses atos visam a amedontrar toda a população e acuar as autoridades. Essas pessoas não querem obter lucro econômico, mas sim amedontrar. Não é um grupo terrorista, mas são pessoas que estão fazendo atos de terror. Essa é minha visão, mas depende da tradução da mando policial."


Devido à vaga de violência, algumas escolas públicas e particulares suspenderam as aulas na última segunda-feira e as empresas de ônibus suspenderam os serviços em seguida as 21h.

No Twitter, a hashtag #PrayForNatal se manteve porquê um dos assuntos comentados.







LEIA MAIS:

- #PrayForNatal: Onda de violência no Rio Grande do Norte chega a 65 ataques

- Faltando 8 dias para buraco da Rio 2016, outro suspeito de terrorismo é recluso




Fonte: HuffPost Brasil