O que é Tamoxifeno, para que serve, Benefícios, Colaterais e Ingestão

[ad_1]
Tamoxifeno, para que serve, Benefícios, Colaterais e Ingestão
Whey Protein Growth

Tamoxifeno, também conhecido pelos nomes genéricos de Nolvadex-D, Taxofen, Estrocur, entre outros, é um fármaco indicado para tratamento de câncer de mama.

Veja neste texto mais sobre esse medicamento.

Tratar um câncer ainda é um grande desafio para a medicina.

No entanto, as novas tecnologias e o aperfeiçoamento constante para diagnósticos precoces são indicadores positivos para a cura dessas patologias.

Conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2020 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados em 66.280 mulheres.

Esse número alcançou 29,70% dos casos generalizados de câncer em mulheres somente no ano de 2020.

Ele é, portanto, o tipo de câncer que não só ocupa a primeira posição, como também tem alta taxa de letalidade.

Veja também:

A busca por tratamentos eficazes é contínua como mencionado.

Além das conhecidas radioterapia e quimioterapia, a hormonioterapia, onde o Tamoxifeno faz parte, é uma alternativa sustentável para muitos casos.

Se você ainda não ouviu falar sobre essa técnica de tratamento e sobre esse medicamento, continue conosco.

Pois, neste texto vamos abordar para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais e como tomar. Acompanhe!

 

O que é Tamoxifeno?

 

O Tamoxifeno é um antiestrogênio (não esteroide) que encontrou aplicações bem-sucedidas para cada estágio do câncer de mama.

Ele foi originalmente introduzido para o tratamento da doença, em fase avançada, inclusive, em mulheres na pós-menopausa.

No entanto, a droga agora também está disponível para o tratamento paliativo de mulheres na pré-menopausa com doença positiva para receptor de estrogênio (RE).

A eficácia comprovada do tamoxifeno e a baixa incidência de efeitos colaterais tornaram o medicamento um agente ideal para ser testado como terapia adjuvante para mulheres com câncer de mama com linfonodo positivo.

Estudos laboratoriais indicam que esquemas de tratamento de longo prazo podem fornecer benefício máximo na prevenção de recorrência.

E análises recentes de ensaios clínicos demonstram que entre 2 e 5 anos de terapia adjuvante com tamoxifeno oferece uma vantagem de sobrevida para mulheres pós-menopáusicas com doença nódulo-positivo.

 

Para que serve o Tamoxifeno?

 

O Taxofen é prescrito para tratar mulheres, de qualquer idade, diagnosticadas com tumores nas mamas, considerados malignos.

O medicamento é parte das terapias sistêmicas e hormonioterapia para tratamento de categorias de câncer, lembrando que esse procedimento inclui a terapia hormonal, portanto, é um tratamento de prazo maior.

Isso significa ainda, que a droga avança no organismo de modo geral, atingindo células doentes de forma literal e impedindo o crescimento de novos tumores.

Creatina Growth

Uma característica dessa droga – que integra a hormonioterapia – é sua função adjuvante e neoadjuvante.

Quer dizer que o Tamoxifeno pode ser usado tanto antes de cirurgias para extração do tumor como posteriormente ao processo cirúrgico.

Entretanto, estima-se que o tratamento com droga deva ser administrado por períodos prolongados que podem chegar a 10 anos.

Na literatura, encontramos que o medicamento também pode ser usado para tratamento da ginecomastia (hipertrofia das glândulas mamárias).

Neste caso, ele atua bloqueando, mais especificamente no tecido mamário,  os receptores de estrogênio.

 

Quais os benefícios do Tamoxifeno?

 

Excepcionalmente a droga age como preventivo para evitar a reincidência do câncer mamário.

Além disso, mulheres com probabilidade proeminente de risco de câncer devido a históricos de família, entre eles as hiperplasias lobulares e atípicas, são grandemente beneficiadas com o uso da droga.

Estudos sobre o tema, como já foi publicado no Journal of American Medical Association (JAMA), destacam que:

  • algumas drogas no contexto da hormonioterapia, entre elas o Tamoxifeno, como, promissoras para evitar neoplasias em mulheres predispostas.

 

Qual é a função do Tamoxifeno no organismo feminino?

 

A eficácia comprovada do fármaco e a baixa incidência de efeitos colaterais tornaram o medicamento um agente ideal.

Perfeito para ser testado como terapia adjuvante para mulheres com câncer de mama com linfonodo positivo.

Estudos laboratoriais indicam que esquemas de tratamento de longo prazo podem fornecer benefício máximo na prevenção de recorrência.

Análises recentes de ensaios clínicos, entretanto, demonstram que entre 2 e 5 anos de terapia adjuvante com Tamoxifeno oferece uma vantagem de sobrevida para mulheres pós-menopáusicas com doença nódulo-positivo.

A droga, no entanto, não deve ser usada se a mulher estiver grávida.

Ele tem algumas atividades semelhantes ao estrogênio em mulheres na pós-menopausa.

Além disso, causa a preservação do osso na coluna lombar e uma diminuição no colesterol circulante.

Veja também:

 

O que o excesso de Tamoxifeno pode causar no organismo?

 

Existem algumas preocupações sobre as grandes doses de Taxofen  que promovem o câncer de fígado em ratos.

Esses resultados são particularmente preocupantes se o fármaco for usado como preventivo em mulheres normais, por exemplo.

Tomar essa droga aumenta o risco de obter coágulos sanguíneos na perna ou no pulmão.

Os coágulos sanguíneos podem ser prejudiciais. Se você tiver vermelhidão, inchaço, falta de ar ou tosse com sangue, procure atendimento médico imediatamente.

Ainda é possível desenvolver lesão na retina, anemia, dores musculares, perda de cabelos, diminuição no paladar, diminuição na libido, entre outros efeitos.

Creatina Growth

Embora a droga seja eficiente para tratar o cancro mamário, interações medicamentosas com antidepressivos, Varfarina e ASS (anticoagulantes) e determinados tipos de antibióticos podem inibir sua performance.

Sendo assim, é importante que o médico seja informado e acompanhe o paciente durante todo o tratamento.

 

Efeitos colaterais do Tamoxifeno

 

Não existe exiguidade de efeitos colaterais em drogas potencialmente fortes para tratar neoplasias.

Indiferente da nomenclatura (Festone, Tamofen, Kessar, Taxofen ou Tecnotax) em mais de 10% das usuárias de drogas para tratamento de cancro, os seguinte efeitos colaterais são visíveis:

Náuseas: pode ser recorrente e se aumentar quando não há desvelo com a dieta;

Ondas de calor: a hormonioterapia com Tamoxifeno e outros similares, reduz a produção de estrógeno, consequentemente “calorões” semelhantes aos da menopausa surgem;

Ressecamento da pele: reações na pele são prováveis com o uso dessa droga, entre elas, ressecamento, acne e espinhas;

Retenção e inchaço: esse efeito paralelo gera uma sensação de aumento de peso durante o tratamento, no entanto, é devido a retenção de líquidos e não propriamente lucro de peso.

 

Porquê tomar Tamoxifeno?

 

A ração usual é de 20 mg uma vez ao dia – seja em ração única, seja em 2 vezes de 10 mg. Mas tome sempre exatamente de contrato com as indicações do médico.

Não é prejudicial se você falhar uma ração.

Entretanto, se olvidar de tomar a sua ração, tome-a logo que se lembrar. Porém, se estiver quase na hora da próxima ração, somente tome a próxima na hora certa.

Atenção: não tome o duplo da ração (tão pouco duas) em menos de 12 horas de intervalo.

Enfim, essas são informações sobre Tamoxifeno que visam somente a ensino de nossos leitores, portanto, não dispensam a consulta de um médico oncologista.

 

Tudo sobre Tamoxifeno

 

(Vídeo: Youtube po Leandro Twin)

 


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Manancial da Notícia -> Clique Cá