Ministros do G7 pedem à China que reconsidere lei sobre Hong Kong

[ad_1]

Diplomatas pedem que Pequim não imponha seus interesses sobre metrópole semi-independente

Os ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Sete (G7) pediram à China nesta quarta-feira (17) que reconsidere sua lei de segurança proposta para Hong Kong, em um expedido em meio a conversações de cima nível entre os Estados Unidos e a China.

"Pedimos fortemente ao governo chinês que reconsidere essa decisão", disseram os ministros do G7 em um expedido pouco antes do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, inaugurar as negociações com o basta funcionário chinês Yang Jiechi, no Havaí.

"Põe em risco o sistema que permitiu a Hong Kong prosperar e que tem sido a chave do seu sucesso há tantos anos", disseram.

"Também estamos extremamente preocupados com a possibilidade de que essa medida reduza e ameace os direitos e liberdades fundamentais de toda a população", acrescentaram os ministros.

O texto sancionado pelo governo comunista planeja punir atividades separatistas, "terroristas", a subversão ou mesmo interferência estrangeira no território autônomo chinês.

A comunidade internacional já pressiona Pequim nesta questão. Washington começou gradualmente a questionar o status preferencial facultado à ex-colônia britânica, enquanto Londres anunciou que deseja facilitar o entrada dos cidadãos de Hong Kong à cidadania inglesa.


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia