MIGALHAS nº 5.315
Quarta-Feira, 23 de março de 2022 - Migalhas nº 5.315.
Fechamento às 10h37.
"Dir-se-á que a terreno volta a ser o que era, quando torna a estação melhor; a terreno, sim, mas as vegetais, não."
Machado de Assis
Terreno redonda
Ainda nesta edição, veja a repercussão da decisão do STJ que condenou Deltan Dallagnol a indenizar Lula.
Deus nos livre
Senador protocola queixa-delito no STF contra o ministro da Ensino Milton Ribeiro. O parlamentar pede que a PGR abra questionário para investigar áudio em que o ministro afirma que favorece pedidos de verbas intermediados por dois pastores correligionários de Bolsonaro. (Clique cá)
Improbidade
MPF propõe ação de improbidade contra Bolsonaro e ex-secretária parlamentar da Câmara, conhecida porquê Wal do Açaí. Para o parquet, o presidente, enquanto deputado Federalista, e a servidora comissionada de seu gabinete tiveram enriquecimento ilícito e causaram prejuízo ao tesouro. (Clique cá)
Queixa-transgressão
6ª turma do STJ começou a julgar queixa-transgressão de Augusto Aras contra o jornalista André Barrocal, da CartaCapital, em razão de reportagem em que ele chamou o PGR de "cão de guarda" e "procurador de estimação". Ministro Sebastião Reis Jr. pediu vista antecipada. (Clique cá)
Violência contra jornalistas
O site divulgou ontem que, em 2021, houve 3 casos de violência contra jornalistas por semana. O Recomendação de Informação Social do Congresso acompanhava e alertava para o aumento da violência contra estes profissionais. Mas fazia esse seguimento quando funcionava, pois há um ano (!) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, inexplicavelmente não instala esse importante órgão de assessoria do parlamento. (Clique cá)
Recta ao esquecimento - Indisciplina?
STF analisará se STJ descumpriu tese sobre recta ao esquecimento. Ministro Jorge Mussi admitiu RE em caso em que a Mundo foi condenada por referir suspeito, depois inocentado, no programa Risca Direta em documentário da Chacina da Candelária. O STJ, que havia aplicado o recta ao esquecimento, entendeu que não é caso de retratação e que caso se enquadra em exceção da tese do Supremo. Entenda. (Clique cá)
Dosimetria
Droga para uso pessoal não deve descrever na dosimetria por tráfico. Decisão é da 2ª turma do STF. (Clique cá)
Roubo
Amante é condenada por transgressão de roubo depois exigir do varão o pagamento de R$ 150 milénio para não enviar à esposa dele vídeo contendo imagens dos encontros íntimos. (Clique cá)
Recordar é viver
Madrugada de 15 de setembro de 2016. Ultimávamos a edição deste nosso vibrante matutino da mídia. No rol das notícias daquele dia, havia a informação de que, na véspera, portanto 14 de setembro de 2016, a força-tarefa da Lava Jato de Curitiba havia apresentado denúncia contra o presidente Lula.
O título da migalha que contava o veste era: "Denúncia por PowerPoint". No miolo, não titubeávamos: se Lula fosse culpado, deveria ser punido. Todavia, fazendo o obrigação de morada, havíamos lido a peça do parquet. Concluíamos, peremptoriamente, que aquilo era "uma quebreira ao mais comezinho princípio do Recta Penal". E apontávamos que o procurador cometia o ato falho de manifestar que não tinha provas cabais.
Depois o glosa migalheiro, havia uma missiva de ninguém mais, ninguém menos, do que o grande criminalista Tales Fortaleza Branco, para quem, a apresentação da denúncia "foi um espalhafato comprometedor": "Não faltou até mesmo um discutível "PowerPoint" para substanciar seus argumentos acusatórios." Segundo o legisperito, ofendeu-se "a distinção da Justiça".
Reveja o agora célebre Migalhas 3.948, de 15 de setembro de 2016. (Clique cá)
As voltas da terreno plana
Porquê o orientação é curioso, quem acessou o informativo de setembro de 2016 percebeu que há ali, naquela amanhecida edição, a menção a um deputado do insignificante clero que, no mesmíssimo dia da apresentação do PowerPoint, foi notícia. O motivo: ter causado tumulto, indo quase às vias de vestimenta contra uma advogada, numa sessão da Câmara que tratava, ironicamente, da violência contra a mulher. Seu nome: Jair Messias Bolsonaro. Reveja o lastimoso incidente. (Clique cá)
Objeto da celeuma
Veja a condenável (e agora condenada) entrevista coletiva do PowerPoint. (Clique cá)
Tio Sam
Alguns dias depois da denúncia por meio de PowerPoint, Migalhas fez uma reportagem mostrando que o mecanismo utilizado pelos Golden Boys de Curitiba era, em verdade, uma imitação do padrão usado nos EUA. Informávamos, ainda, que várias vezes as Cortes setentrião-americanas tinham revertido condenações criminais porque os acusadores violaram as regras de "fair argument" com o uso do PowerPoint. Reveja a material que predizia o porvir. (Clique cá)
Dia da caça...
Com exclusividade, Migalhas mostrou que, sem perceber que estava sendo gravado, Sergio Moro, em 2016, ironizou a resguardo de Lula por ter entrado, no dia anterior, com a ação de indenização que agora resultou na pena de Deltan. Naquele dia, ao terminar uma audiência, ele falou com o jurisconsulto Cristiano Zanin que a resguardo "entrava com queixa-delito e pedidos de indenização contra todo mundo". O legisperito, com a calma que lhe é inerente, ensinou ao político, que na idade usava toga, que, "da mesma forma que as pessoas estão sujeitas a determinadas ações, as autoridades também devem estar". (Clique cá)
Patranha do contexto
Em outubro de 2019, ainda no cárcere em Curitiba, Lula concedeu entrevista exclusiva ao site Migalhas, ocasião em que falou do famigerado PowerPoint apresentado pelo logo procurador Deltan Dallagnol. Reveja. (Clique cá)
As voltas do mundo
Voltando ao presente, porquê se sabe, Deltan Dallagnol foi réprobo a indenizar Lula em razão da espetaculosa entrevista coletiva na qual utilizou PowerPoint para definir Lula porquê dirigente de organização criminosa. Os 75 barões, ou R$ 75 milénio para os mais novos, foram determinados pela 4ª turma do STJ, por 4 a 1, a partir do voto condutor do ministro Salomão. (Clique cá)
Agir midiático e ataque na divulgação
No extenso voto, Salomão expôs que a forma porquê a entrevista do ex-procurador foi conduzida gerou expressões e qualificações desabonadoras da honra e da imagem, passando a milénio léguas da técnica jurídica. Veja o minucioso voto do ministro, clique cá.
"Represália"
Em revelação nas redes sociais, Deltan Dallagnol, porquê não poderia deixar de ser, se disse revoltado com a pena. Assista. (Clique cá)
Memes
Depois da pena de Dallagnol, a internet não perdeu tempo e as redes sociais foram tomadas por memes. Clique cá e veja alguns deles.
Cá se faz, cá se paga
STJ fez Dallagnol remunerar pelos seus erros, diz Grupo Prerrogativas. (Clique cá)
Inferno astral
O TCU julga hoje o processo que avalia se houve irregularidades em pagamento de diárias e passagens para os procuradores da Lava Jato.
Réplica
As decisões favoráveis a Lula só aconteceram e estão acontecendo porque existem recursos e ações sendo apreciados. E tais só acontecem porque ao jurisperito Cristiano Zanin não faltou esforço em questionar cada vírgula nesse furacão processual no qual se viu envolvido. Por exemplo, quem - defendendo um ex-presidente da República num rumoroso processo penal - iria pensar em acionar civilmente o procurador da República que o acusava? A atuação do patrono é um pouco ainda a ser estudada porquê um padrão de advocacia.
Apagão na PGE/SP
Novo sistema da PGE/SP sofre apagão por dias, o que obrigou o retorno do sistema macróbio para restabelecimento das atividades. Agora, entidades e autoridades cobram apuração. (Clique cá)
Segurança cibernética
Presidente do TSE, ministro Fachin alterou a formação da Percentagem de Segurança Cibernética do Tribunal. (Clique cá)
Sem indenização
STJ nega provimento a recurso da deputada Bia Kicis no qual ela pedia indenização por material publicada na Revista Crusoé. A deputada alegou que a revista publicou reportagem inverídica ao incluir seu nome porquê membro de um grupo que desencadeou uma operação nos bastidores do Congresso com objetivo de enterrar a PEC 199/19, que trata da prisão em segunda instância. (Clique cá)
Violência doméstica
Pedido de vista na 2ª turma do STF suspende julgamento sobre constitucionalidade de lei goiana que suplente 5% das vagas de empregos nas empresas prestadoras de serviços ao Estado para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. (Clique cá)
Morte de trabalhador
Possuinte da obra não tem responsabilidade em acidente que vitimou trabalhador. Assim entendeu juíza, ao julgar improcedente pedido de indenização em face da JBS. (Clique cá)
Documentação
União deve enunciar CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em papel moeda. (Clique cá)
$$$
Juros sobre diferença de aluguéis vencidos incidem desde notificação. O entendimento foi firmado pela 3ª turma do STJ. (Clique cá)
Portas fechadas
Com shopping fechado na pandemia, vendedora tem declarada nula dispensa por desabrigo de tarefa. (Clique cá)
Bebi, furtei
TJ/DF mantém sentença que condenou varão por rapina de veículo em seguida embriaguez voluntária. (Clique cá)
Falta grave
99 Táxis pode bloquear motorista que deixou terceiro usar sua conta. (Clique cá)
Receita
Pedido de vista do ministro André Mendonça suspende julgamento que analisa pedido de receita da pena de José Dirceu. (Clique cá)
Apoiadores Migalhas
A vitrine do mundo jurídico!
Remédio
Estado da BA e município de Camaçari devem fornecer medicamento de cume dispêndio a paciente que sofre de síndrome mielodisplásica. O escritório Guedes & Ramos Advogados Associados atua no caso. (Clique cá)
Cirurgia
Projecto de saúde deve custear cirurgia de mamoplastia redutora e retirada de nódulos, indicada por médicos a uma mulher. Decisão liminar foi proposta pelo escritório Lopes & Giorno Advogados. (Clique cá)
Terapia MIG - Autismo
Projecto de saúde deve oferecer e custear tratamento com sessões de terapia MIG, indicado por terapeuta ocupacional para menino autista. A carteira Reis & Alberge Advogados atua na desculpa. (Clique cá)
Processo administrativo
Juiz suspende processo administrativo punitivo que tramitava em face de uma empresa de tecnologia. Ao deliberar, magistrado considerou que o processo não observou os princípios do contraditório e da ampla resguardo. A carteira Cunha Pereira e Massara - Advogados Associados atua na justificação. (Clique cá)
Porandubas políticas
Um quadro visto de perto, da política do Brasil, e um quadro visto de longe, da guerra entre Rússia e Ucrânia, por Gaudêncio Torquato. (Clique cá)
Migalhas Notariais e Registrais
Professora Karin Rick trata de questões práticas envolvendo o uso de certidões para a lavratura de escrituras públicas à luz da MP 1.085/21. (Clique cá)
Direitos Fundamentais
Na poste de hoje, Igor Pereira aborda a polêmica da 1ª trans campeã na natação e a questão da identidade de gênero. (Clique cá)
Meio de campo
Jurisperito Rodrigo R. Monteiro de Castro trata, a partir da revelação de divergências entre o Cruzeiro e o investidor Ronaldo, de peculiaridades envolvendo operações societárias no contexto do futebol. (Clique cá)
Gramatigalhas
O leitor J. S. Decol envia a seguinte mensagem:
"Ao professor de Gramatigalhas, José Maria da Costa: justificação espécie o uso de expressões porquê 'tirar de dentro', 'transpor para fora', 'subir para cima', 'descer para ordinário' e que tais, pois não? Atenciosamente".
Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse reverência, logo clique cá.
Manual de Redação Jurídica - Seu guia quotidiano!
Adotado porquê referência não só pelos profissionais da extensão jurídica, mas de diversos segmentos, o "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor e colunista migalheiro José Maria da Costa, é sucesso no mercado editorial brasiliano há vários anos. Garanta o seu indispensável réplica na Livraria Migalhas. (Clique cá)
E-book
Mais de 2.800 respostas a dúvidas de leitores em um clique! Adquira agora a versão do dedo do "Manual de Redação Jurídica". É só clicar cá!
Apoiadores
Clique cá para saber os festejados Apoiadores de Migalhas
- "Votações legítimas, democracia e sossego", por Raquel Cavalcanti Ramos Machado (Ateneu Brasileira de Recta Eleitoral e Político - ABRADEP). (Clique cá)
- "Reforma trabalhista: a regulamentação da terceirização gerou segurança jurídica", por José Pastore, Sylvia Lorena T. de Sousa e Pablo Rolim Carneiro. (Clique cá)
- "Green Card - Visto por habilidade extraordinária para os Estados Unidos", por Luciano Barcellos (Rocha e Barcellos Advogados). (Clique cá)
- "A possibilidade de estabelecer regras por meio de contratos familiares", por Aryane Braga Costruba (Braga & Garbelotti - Consultores e Advogados). (Clique cá)
- "Reflexões sobre a repúdio do consorte à concorrência sucessória", por Priscila Corrêa da Fonseca (Priscila M. P. Corrêa da Fonseca Advocacia). (Clique cá)
- "Ainda sobre o tema 210 de repercussão universal do STF", por Eduarda Eiko Cremoneze Anzai e Paulo Henrique Cremoneze (Machado, Cremoneze, Lima e Gotas - Advogados Associados). (Clique cá)
- "Estudo da revisão da vida toda e o julgamento do STF reiniciado: estratégia política e a instabilidade jurídica", por Hellen Oliveira da Silva (Cerdeira, Rocha, Vendite, Barbosa, Borgo e Etchalus Advogados e Consultores Legais). (Clique cá)
- "Cinco pontos que você precisa saber sobre o novo marco legítimo das ferrovias", por Mariana Avelar (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados). (Clique cá)
- "A (não) participação de mulheres trans nas competições femininas", por Sofia Coelho Araújo (Daniel Gerber Advogados Associados). (Clique cá)
- "O PL 442/91 e o horizonte dos jogos de contratempo no Brasil: normas, fiscalização e aplicações de sanções", por Danilo Serra Tavares e Felipe Mello Cerqueira. (Clique cá)
Apoiadores
Clique cá para saber os festejados Apoiadores de Migalhas
Recta Trabalhista
Cerdeira, Rocha, Vendite, Barbosa, Borgo e Etchalus Advogados e Consultores Legais apresenta seu mais novo sócio: Luiz Guilherme Cerdeira, que passa a integrar as áreas de Recta Trabalhista/Sindical em SP. (Clique cá)
Baú migalheiro
Em 23 de março de 1794, há 228 anos, nasceu o jurisperito, jurista, jornalista e político brasiliano Francisco Gê Acaiaba de Montezuma. Formado em Recta pela Universidade de Coimbra, foi fundador e primeiro presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros. Nascido em Salvador, também exerceu o função de senador e deputado da Bahia, ministro da justiça, ministro dos estrangeiros e nomeado porquê membro do Juízo de Estado. Defendeu a cessação dos escravos e se destacou na espaço do jornalismo. Francisco Montezuma faleceu em 1870, no Rio de Janeiro. (Compartilhe)
Novidades
Lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, a obra "Lítico Innovation: o Recta do Horizonte e o Horizonte do Recta", trata dos diferentes aspectos da inovação jurídica e novas perspectivas regulatórias. A coletânea foi organizada por Rony Vainzof, Danielle Serafino e Aline Steinwascher e reúne artigos de mais de 30 especialistas da extensão jurídica. (Clique cá)
Ex-juíza de Recta, Eliane Oliveira lança a obra "Um Caso de Bipolaridade", para incentivar o debate sobre a compreensão dos males que afetam a psique humana.
Trigueiro Fontes Advogados acaba de lançar novo livro eletrônico de "Inspeção do Trabalho". (Clique cá)
Migalhíssimas
Hoje, Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OAB/RJ e sócia do escritório Basilio Advogados, vai receber para live a presidente da OAB Mulher-RJ, Flavia Ribeiro, e a subsecretária de Políticas para Mulheres, Glória Heloiza. O tema do encontro é "Mulheres em foco". O encontro será transmitido pelo YouTube de Ana Tereza.
Amanhã, às 17h, os advogados Marlus Arns de Oliveira e Renato Andrade estarão em um evento online debatendo o tema "A novidade lei de improbidade administrativa" (clique cá). Acompanhe ao vivo nos perfis @marlusarns e @bacellareandrade ou posteriormente no ducto do YouTube do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados. (Clique cá)
A Associação Pátrio da Advocacia Criminal realiza amanhã, às 20h, debate virtual sobre "Maus-tratos no cárcere", com a participação das advogadas Fernanda Neiva e Thais Menezes (Thais Menezes Escritório de Advocacia), respectivamente, presidente e vice-presidente da Percentagem de Assuntos Penitenciários da entidade, e do legisperito Luiz Mantovani, que atua no caso de Vanuza Cruz Silva, presa que denunciou, recentemente, agressões sofridas no Instituto Penal São Expedito, no RJ. A transmissão da live será pelo Instagram da advogada Fernanda Neiva.
Dia 25/3, Fábio Medina Osório, titular da carteira Medina Osório Advogados, participará de mais uma edição do "Congresso Pátrio do Ministério Público", que ocorrerá em Fortaleza. "Tenho a satisfação de ser convidado pela Conamp para participar do Congresso, honra que tenho desde meus tempos de promotor de Justiça do MP-RS", ressaltou Medina Osório. Esse ano, o jurista se debruçará sobre o tema "Compliance anticorrupção e o papel do Ministério Público", a partir das 9h30, porquê secção integrante do Quadro 9 - "A tecnologia em tarifa". O tema meão do CNMP 2022 é "Os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia", com promoção em conjunto pela Associação Pátrio dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). (Clique cá)
O IAP realiza dia 28/3, às 17h, o evento "O que é Integridade Corporativa hoje?". O encontro terá a participação da advogada Rogéria Gieremek, Global Chief Compliance Officer do Grupo LATAM Airlines. Para debater o ponto também estarão presentes os advogados Gustavo Britta Scandelari, diretor do Departamento de Recta Penal e coordenador do núcleo de Recta Criminal do escritório Dotti Advogados, e Marlus Arns de Oliveira, diretor do Departamento de Processo Penal e sócio do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados. A discussão será transmitida pelo meato do IAP-PR no YouTube. (Clique cá)
Reconduzida para o próximo triênio da gestão da Percentagem de Estudos de Improbidade OAB/RJ, Thaís Marçal, sócia do escritório Motta Fernandes Advogados, toma posse dia 29/3, às 17h, no Salão Superior da seccional, no Meio do Rio. (Clique cá)
O Curso CEI oferece pós-graduação em Tribunal do Júri. Coordenada pelo professor Rodrigo Faucz (Faucz Santos & Advogados Associados), as matrículas para a pós poderão ser feitas até a primeira semana de abril. (Clique cá)
Di Blasi, Parente & Associados foi certificado, mais uma vez, porquê um dos melhores escritórios para se trabalhar, por meio do Programa de Certificação GPTW (Great Place to Work). "Agradecemos a todos os nossos profissionais por essa conquista e por terem construído esse envolvente tão aprazível para trabalhar, com Bossa, Colaboração, Inovação e Subida Performance", celebram os sócios seniores Gabriel Di Blasi e Paulo Parente Marques Mendes. (Clique cá)
Novidade subsede
Presidente do IAB, Rita Cortez vai inaugurar hoje, às 14h, com transmissão pelo meio TVIAB no YouTube, a subsede do IAB no Ceará, que será a quinta ensejo pela entidade sediada no RJ. (Clique cá)
Relação empregatícia
A lição de hoje, do curso "Trabalhista Class", da Editora Mizuno, que acontece das 19 às 21h, será sobre "Trabalho por aplicativos e elementos da relação empregatícia". Inscreva-se! (Clique cá)
Processo constitucional
Amanhã, das 11 às 12h, a Thomson Reuters Brasil promove o webinar gratuito "Moca com Responsável: Uma Conversa Sobre o Processo Constitucional". (Clique cá)
Ciclo de Debates
Entre amanhã e dia 30/3, às 14h, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realiza a 26ª edição do "Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais". (Clique cá)
Contrato de arrendamento
Amanhã, das 19 às 20h30, a AD NOTARE - Ateneu Pátrio de Recta Notarial e Registral promove o evento online "Contrato de Arrendamento e Parceria Rústico". Participe! (Clique cá)
Liderança
AASP promove, dia 25/3, às 10h, o webinar "Liderança: o que aprender sobre emoções e estratégias". Participe! (Clique cá)
Arbitragem
A Escola Superior de Advocacia da OAB/SP promove, de 28/3 a 4/4, das 19 às 21h, o curso gratuito "Introdução à Arbitragem", ministrado pelo professor Olavo Alves Ferreira. (Clique cá)
Sociedade social
PUC-SP promove o curso de especialização "Recta e legislação aplicada às Organizações da Sociedade Social", que tem porquê objetivo capacitar os discentes a refletir sobre as questões jurídicas relacionadas à gestão das OSCs e de projetos sociais. Descontos de até 25%. Inscreva-se! (Clique cá)
Seleção especializada
A "RadarRH" é parceira para recrutamento e seleção de profissionais da extensão jurídica em todo Brasil. A Radar - Gestão para Advogados possui 95% de assertividade e o processo todo leva muro de 35 dias! Para receber uma proposta personalizada, agende uma reunião de diagnóstico. Entre em contato com a Juliane Loss, cá.
Mercado Jurídico
BuscaJur apresenta o "LegalManagerDJ" porquê uma das soluções para o mercado jurídico. (Clique cá)
Fomentadores
Clique cá para saber todos os Fomentadores do Migalhas
Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho
Sempre que se procura uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, ah, nasce uma oportunidade. Ei-la aquém, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente premência de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:
MA/Santa Luzia do Paruá
MG/Planura
PB/Caiçara
Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique cá.
Migalhas Clipping
The New York Times - EUA
"Ukraine Mounts Counterattacks as Russia Pounds Cities"
The Washington Post - EUA
"Ukraine defenses hold against fierce onslaught"
Le Monde - França
"Un mois de guerre en Ukraine l'enlisement Russe et ses périls"
Corriere Della Sera - Itália
"Zelensky all'Italia: aiutateci"
Le Figaro - França
"La Corse sous tension après la mort de Colonna"
Clarín - Argentina
"Reproche de Fernández al kirchnerismo: 'Esperaba que me acompañaran'"
El País - Espanha
"Debemos edificar una nueva relación que evite futuras crisis"
Público - Portugal
"Especulação financeira está a aumentar o risco de crise cevar mundial"
Die Welt - Alemanha
"Rekordanstieg zum 1.Juli: So viel Rente war noch nie"
The Guardian - Inglaterra
"'Ashes of a dead land': Russia lays waste to Ukrainian port"
O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Pastor pediu propina em moeda e ouro, diz prefeito"
Folha de S.Paulo - São Paulo
"Acuado, ministro minimiza obséquio de Bolsonaro a pastores"
O Mundo - Rio de Janeiro
"Pressão de políticos no MEC ameaço ministro"
Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Revérbero da guerra chega à mesa no moca da manhã"
Correio Braziliense - Brasília
"Até aliados cobram saída de Milton Ribeiro do MEC"
Zero Hora - Porto Jubiloso
"Parlamentares querem apuração sobre gabinete paralelo no MEC"
O Povo - Ceará
"PIB do Ceará cresce 6,63% e supera subida do país"
Jornal do Commercio - Pernambuco
"Jaboatão e Recife entre piores do saneamento"
[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia