Micose que culpa mortes e deixa gatos em mesocarpo viva pretexto pânico no Rio. Mas tem tratamento!

gatinho doente1 Micose que causa mortes e deixa gatos em carne viva causa pânico no Rio. Mas tem cura!

Esporotricose pode matar, mas tem tratamento (foto: vidadeveterinario.com.br)

Uma micose vem causando pânico entre os donos de gatinhos, a esporotricose. Mas há tratamento, gente!  A infecção provoca lesões gravíssimas na pele de gatinhos, humanos e cães, uma vez que é transmissível.

A doença tem se espalhado principalmente no Rio de Janeiro. De pacto com a Vigilância Sanitária do Rio, houve um aumento de  400% no número de animais diagnosticados em 2016, em sua maioria gatos. Ao todo, o órgão fez 13.536 atendimentos no ano pretérito.  Em 2015, registrou 3.253.

A esporotricose pode passar de animais ou de lugares infectados para humanos. Não é só o gato que transmite, porquê revela a veterinária especializada em gatos, Luciana Deschamps.

Deschamps, da clínica Dr. Gato em São Paulo, cuida de felinos há de 30 anos. A médica veterinária conta que, se a pessoa tiver uma lesão e reclinar em um lugar infectado, também pega a doença. Assim porquê com mordida ou arranhão de um gato infectado.

— Os gatos não são vilões, são vítimas e podem ser tratados. A doença forma feridas úmidas que deixam a pele em mesocarpo viva. Os medicamentos fazem efeito em três meses de tratamento.

Tratamento

Para o tratamento, indica-se uso de luvas e isolamento do bicho pelos três meses em que estiver sob medicação. As feridas, que parecem bolinhas no início, abrem-se com pus depois e têm que ser tratadas imediatamente.

— Tem que levar imediatamente ao veterinário. Os remédios são via verbal e também cuidam do fígado/estômago do gatinho.

No humano, a doença começa com pequenos caroços que coçam. Depois, também aumentam e infeccionam, se não tratados. A tratamento acontece em dois meses, com os cuidados e remédios receitados por dermatologista.

Gatinhos podem viajar com você e acostumam a andejar na coleira? Saiba porquê

*Estamos nas redes icon smile Micose que causa mortes e deixa gatos em carne viva causa pânico no Rio. Mas tem cura!

Sigam-me os bons

Instagram: Já espiou tudo? @maguinhadog

Já é nosso colega no Facebook? Não deixe de curtir =)

gato1 Micose que causa mortes e deixa gatos em carne viva causa pânico no Rio. Mas tem cura!

http://r7.com/zlYI

 
 

S Micose que culpa mortes e deixa gatos em mesocarpo viva motivo pânico no Rio. Mas tem tratamento! em Blog Patas ao Alto.

Fonte: Blog Patas ao Alto