Mensageiros da f, sinos de Minas dobram em reverência aos mortos pelo vrus – Gerais

[ad_1]

Badaladas pela esperana, em memria dos mortos, no escora aos profissionais de sade e no tom da solidariedade s famlias enlutadas. Em Minas Gerais, no momento da morte provocada pelo novo coronavrus, na aplicao to esperada da vacina ou na escalada das contaminaes, os sinos das igrejas centenrias pontuam a dificuldade dos tempos e trazem no bronze um toque de confiana. Na tarde de domingo, no Santurio Arquidiocesano de Santa Luzia, na cidade de mesmo nome da Regio Metropolitana de Belo Horizonte, o badalar ecoou s 15h, durante 10 minutos, escoltado das oraes de fenda do Setenrio das Dores de Maria Santssima (21 a 27), que antecede a Semana Santa.O invitação s preces, pelo término da pandemia partiu do titular da parquia e reitor, padre Felipe Lemos de Queirs. O municpio atingiu, na sexta-feira, a marca de 200 mortos por COVID, alm de cinco bitos sob investigao, e os leitos hospitalares destinados ao tratamento de pacientes com a doena respiratria chegaram ao limite.
Atencipando-se
Atencipando-se Semana Santa, sino da Igreja Matriz de Santa Luzia, na Grande BH, tocou por 10 minutos no domingo em inteno s vtimas do coronavrus (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
“Durante a quaresma, o toque sempre fnebre, com exceo do dia 19 de maro, que festivo em louvor a So Jos”, explicou o proco, destacando que “quando o sino de bronze ecoa, representa a voz de Deus”. Em tempos da Campanha da Fraternidade, leste ano ecumnica, padre Felipe disse que o chamado para rezar, na “hora da misericrdia (15h)”, foi para todo mundo, independentemente da religio. “Alm das oraes, esse toque de hoje (domingo) alerta para que todos continuem usando mscara de proteo, evitando aglomeraes e higienizando as mos”.
Para a aposentada Marlene Santos, o toque dos sinos leva sinal de esperan
Para a aposentada Marlene Santos, o toque dos sinos leva sinal de esperana luta contra o vrus, alm de ser meio de comunicao (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Moradora do Meio Histrico de Santa Luzia, a aposentada Marlene Moreira dos Santos rezou para que tanto sofrimento tenha um ponto final. “Ns, luzienses, trazemos a luz nesse nome, ento o toque do sino significa um sinal, uma luz de esperana na pandemia”. Para o sineiro Henrique Barbosa, de 20 anos, valeu o esforo. “Estou afeito, pois toco o sino h sete anos. Estamos atravessando momentos difceis, mas a f maior do que o pavor.”

Alvio

Em 19 de janeiro, quando foi aplicada a primeira vacina contra COVID-19 em Ouro Preto, na Regio Meão de Minas, os sinos das igrejas barrocas tocaram efusivamente. Mas se dobram de alegria, as badaladas podem exprimir tambm a morte de pessoas conhecidas na cidade, em peculiar das irmandades religiosas. Quando o Brasil chegou aos 100 milénio mortos pela COVID-19, em 15 de agosto, ao meio-dia, houve toque de sinos em muitas cidades brasileiras sinal de tarar, solidariedade s famlias e homenagem aos profissionais de sade.

 

A iniciativa foi tomada pela Conferncia Pátrio dos Bispos do Brasil (CNBB), presidida pelo padre metropolitano de Belo-Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Com o avano depressa da doena no pas, que tem mais de 290 milénio de mortes por COVID, a iniciativa obrigação se repetir.

Vida

No interno mineiro, o toque dos sinos atravessa os sculos com eficiente poder de comunicao, pontuando a vida religiosa e social. Em vrios municpios, h tambm o aviso no elevado-falante da igreja matriz ou um coche de som pelas ruas anunciando falecimentos.

 

Em So Joo del-Rei, na Regio do Campo das Vertentes, o toque do sino leva populao o aviso sobre mortes e sepultamento nos cemitrios das igrejas Mercs, Carmo, So Francisco e So Gonalo, conta o padre Geraldo Magela da Silva, proco da Catedral do Pilar, no Meio Histrico da cidade. “H vrios tipos de toque que chamamos de linguagem dos sinos. Quem ouve entende imediatamente a informao”, explica o proco.

 

Os sinos marcam tambm o histrico província de Catadupa do Brumado, em Mariana, na Regio Meão do estado. “No primeiro momento da pandemia, houve toque de sino, sempre s 18h,  na Matriz de Nossa Senhora da Conceio. O objetivo invocar a comunidade para rezar o tero em memria das vtimas e famlias", diz o gestor paroquial, padre Jos Geraldo Coura, publicado porquê padre Juca. “Basta comear o toque para as pessoas ficarem atentas. Muitos ligam para parquia querendo saber o que est acontecendo.”

 

Em Santa Luzia, a comunicao de mortes se faz com o anncio fnebre transmitido pelo servio de som do Santurio Santa Luzia e das parquias. O aviso comea com a msica Ave Maria seguindo-se o expedido. “S de ouvir os primeiros acordes, a gente fica pensando: Quem ser?  Informao importante, mas traz a tristeza, ainda mais essa poca. Infelizmente, porquê temos ouvido essa mensagem nesses tempos de pandemia!”, diz a aposentada Marlene Moreira dos Santos.

espera

No municpio vizinho de Sabar, os sinos esto mudos e devem continuar assim at mesmo na Semana Santa, diz Jos Bouzas, diretor de Patrimnio da Ordem Terceira do Carmo, irmandade religiosa que completa 260 anos em 2021. “Esperamos que eles voltem a inflectir, e muito, somente quando terminar a pandemia do novo coronavrus. Esperamos que seja em breve”, afirma Bouzas pleno de esperana.

O que o coronavrus


Coronavrus so uma grande famlia de vrus que causam infeces respiratrias. O novo agente do coronavrus (COVID-19) foi desvelado em dezembro de 2019, na China. A doena pode originar infeces com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vdeo: Por que voc no deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Porquê a COVID-19 transmitida? 

A transmisso dos coronavrus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secrees contaminadas, porquê gotculas de seiva, esternutação, tosse, catarro, contato pessoal prximo, porquê toque ou aperto de mo, contato com objetos ou superfcies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vdeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavrus?


Porquê se prevenir?

A recomendao evitar aglomeraes, permanecer longe de quem apresenta sintomas de infeco respiratria, lavar as mos com frequncia, tossir com o antebrao em frente boca e frequentemente fazer o uso de gua e sabo para lavar as mos ou lcool em gel aps ter contato com superfcies e pessoas. Em mansão, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vdeo: Flexibilizao do isolamento no 'liberou universal'; saiba por qu

Quais os sintomas do coronavrus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gstricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vtimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Sndrome respiratria aguda severa
  • Insuficincia renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avanam na identificao do comportamento do vrus. 

Vdeo explica por que voc deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vrus

Nas redes sociais, a propagao da COVID-19 espalhou tambm boatos sobre porquê o vrus Sars-CoV-2  transmitido. E outras dvidas foram surgindo: O lcool em gel capaz de matar o vrus? O coronavrus mortal em um nvel preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar vrias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS no teria condies de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um mdico perito em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavrus.

Coronavrus e atividades ao ar livre: vdeo mostra o que diz a cincia

Para saber mais sobre o coronavrus, leia tambm:

 



[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia