Madeira Compensada – 44 Ideias no Décor e TUDO Sobre!

[ad_1]

É muito provável que você já tenha ouvido falar em madeira compensada, mas você sabe exatamente o que é esse material?

Para entender o que é e saber as características da madeira compensada, é só seguir a leitura e entender mais sobre esse material que pode ser bastante versátil e com ótimo dispêndio-favor para diferentes aplicações.

 

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é madeira compensada?

A madeira compensada é um material formado a partir da junção de folhas finas de madeiras que são sobrepostas em direções alternadas e coladas para formar uma placa única.

Um trajo curioso sobre a formação da madeira compensada é que o número de folhas usadas na formação de cada placa é sempre em quantidade singular.

1 o que é madeira compensada Leroy Merlin

Via: Leroy Merlin

Características da madeira compensada

A madeira compensada também costuma ser chamada popularmente de madeirite, e pode ter características variáveis com versões feitas a partir de madeiras mais macias a madeiras mais duras, dependendo do tipo e emprego.

A popularidade desse tipo de material está relacionada a sua versatilidade, incluindo o uso na construção social e também na indústria de móveis.

Em universal, o material compensado é divulgado por sua força, resultado das lâminas sobrepostas em diferentes direções, técnica chamada de granulação cruzada, e que faz com que o material seja bastante resistente.

Levante tipo de madeira também é caracterizado por ser fixo e com menor propensão a absorvência de umidade, características adquiridas também do processo de granulação cruzada.

O resultado de origem manufaturada permite variações em relação às características das chapas, que podem ter espessuras, tamanhos e acabamentos diferenciados.

 

Tipos de madeira compensada

O termo madeira compensada é um uso abrangente para materiais manufaturados e que utilizam técnica de granulação cruzada. Assim, existem diversos tipos de materiais provenientes desse processo e que podem ter características e usos diferenciados.

 

Madeira compensada naval

O compensado naval é uma das variações que utiliza do processo de granulação cruzada, e durante o processo de fabricação desse compensando é utilizada a cola fenólica naval, o que dá origem ao nome do material.

O processo de fabricação dessa madeira é feito em subida temperatura conferindo maior resistência à umidade, além de deixar o compensado mais resistente ao ataque de agentes biológicos porquê cupins e fungos.

O compensado naval é uma opção bastante resistente e pode ser utilizado em locais porquê cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

 

Madeira compensada resinada

O material, espargido também porquê madeirite resinado ou madeirite rosa, é um tipo de compensando feito através de um processo de lâminas prensadas com cola branca, e tem porquê principal vantagem o ótimo dispêndio-favor.

O processo utilizando cola branca não garante nenhuma resistência à umidade, e a indicação de uso costuma ser restrita a ambientes internos e não molhados.

 

Madeira compensada plastificada

O material espargido também porquê madeirite plastificado é feito através de um processo utilizando cola preta entre as camadas, e a placa mais externa recebe uma classe extra feita a partir de um material polimérico, o que dá a sensação de que o exterior desse tipo de madeirite é plastificado.

O processo de fabricação deixa o compensado impermeável e mais resistente, e a utilização mais generalidade é na construção social, porquê lajes e estruturas de concreto armado.

 

Compensado fenólico

O compensado fenólico utiliza da mesma cola do compensado naval, resultando em um material com maior resistência à umidade.

A utilização do compensado fenólico é indicado para áreas molhadas e ambientes externos, e esse é um tipo de material que recebe ótimos acabamentos com tinta acrílica ou esmalte sintético.

 

Placa OSB

A placa OSB (Oriented Strand Board) é uma placa composta a partir de tiras de madeiras que são prensadas em uma mesma direção.

O processo para prensar as tiras de madeira utiliza uma mistura de resina, melanina, ureia e formol.

Em universal, esse tipo de material é feito a partir do uso de madeira de reflorestamento e pode ter uma superfície com características mais homogêneas.

A emprego da placa OSB é mais frequente na geração de móveis e outros projetos que envolvem questões estéticas.

 

Vantagens e desvantagens

A madeira compensada é bastante popular, e antes de deliberar sobre o uso desse material, é importante saber os prós e contras.

 

Vantagens

  • Versatilidade: as placas de compensado podem ser encontradas em diferentes tamanhos, espessuras e acabamentos, tornando o material versátil para diferentes tipos de projetos, incluindo o uso em canteiros de obra a desenvolvimento de móveis.
  • Preço: em universal, o material manufaturado tem um preço mais atrativo que a madeira procedente, e pode ser uma opção com ótimo dispêndio-favor.
  • Resistente: a técnica de granulação cruzada utilizada na fabricação das chapas compensadas garante um material mais resistente, e que pode ser implementado em diferentes projetos.

 

Desvantagem

  • Duração: a duração da madeira compensada costuma ser menor se comparada a madeira oriundo ou a peças feitas em madeira maciça, resultando em material com menor tempo de vida útil.

 

Porquê cuidar e preservar madeira compensada?

Para aproveitar ao sumo da madeira compensada, algumas dicas e cuidados com manutenção podem ser adotados para aumentar a vida útil do material.

A término de facilitar em um material com maior duração, trouxemos uma lista com dicas práticas para adotar na manutenção e nos cuidados.

  • Limpeza: para manter a limpeza de itens feitos a partir de madeirite, a recomendação é utilizar um tecido sedento ou levemente umedecido em chuva, que pode ser pretérito sobre a superfície para remoção da poeira ou de sujeira. A utilização de produtos abrasivos ou esponjas mais ásperas não é recomendada.
  • Desvelo com a umidade: não são todos os tipos de compensados que são resistentes à umidade, por isso, é importante notar-se ao uso de pacto com o material, evitando que o madeirite não resistente a umidade tenha contato direto com chuva, o que pode tumefazer e dilatar a madeira.
  • Desvelo com itens pontiagudos: evite o uso de facas ou outros objetos pontiagudos diretamente sobre a placa compensada, evitando riscos ou danos à superfície do material.
  • Desvelo com a exposição ao calor: em universal, o madeirite não é um material muito resistente ao calor. Assim, evite colocar objetos muito quentes sobre a placa ou deixá-las expostas diretamente ao sol, o que pode fomentar danos e deformidades na estrutura do compensado.
  • Desvelo com o peso: para utilizar o compensando, é importante verificar se o peso suportado pela placa é comportável com o seu projeto, respeitando os limites do madeirite para não ultrapassar o peso indicado e danificar a placa.

 

Quanto custa em média? #preço

A madeira compensada é um material que pode variar de conformidade com a espessura, tamanho da placa e tipo, e esses fatores podem resultam em preços diversos para o madeirite.

As placas mais baratas de madeira compensada podem ser encontradas a partir de R$ 40, mas os preços podem ter variações, e algumas opções mais resistentes podem custar por volta de R$ 200 a placa.

 

Fotos e ideias de madeira compensada na decoração

Móveis de madeira compensada

A utilização da madeira compensada para fabricação de móveis é uma das tantas aplicações desse material, e a versatilidade e adaptabilidade do madeirite permitem que esse tipo de madeira seja uma opção atingível para estilos diferentes de móveis.

O uso do madeirite pode ser uma ótima opção para projetos de móveis DIY (faça você mesmo), com peças criadas através de projetos personalizados e exclusivos.

A utilização do material também pode ser uma opção mais barata para móveis planejados, e o aprimoramento pode lucrar uma placa de fórmica para dar um toque de cor ou mantendo a figura originário.

1. Cozinha planejada com móveis em madeirite
2 cozinha com móveis planejados em compensado naval @marcenariaaraucaria

Via: @marcenariaaraucaria

2. Armário de banheiro em compensado naval e revestido com fórmica
3 armário em compensado naval revestido de fórmica @lumberjills

Via: @lumberjills

3. Traste planejado e feito em compensado
4 móvel em compensado @renatabarcellosarquitetura

Via: @renatabarcellosarquitetura

4. Cozinha com móveis feitos em compensado e em ar oriundo
5 cozinha com móveis de madeira compensada Casa Vogue

Via: Mansão Vogue

5. Quarto com cabeceira de leito feita em madeirite
6 cozinha com cabeceira de madeira compensada Casa Vogue

Via: Mansão Vogue

6. Cozinha simples com armários feitos em madeirite de aspecto procedente
7 cozinha com armários de madeira compensada Casa Vogue

Via: Moradia Vogue

7. Sala com estante feita em compensando
8 sala com estante em madeira compensada Casa Vogue

Via: Lar Vogue

8. Cozinha com armários feitos de madeirite e com remate originário
9 cozinha com armário de madeira compensada Casa Vogue

Via: Morada Vogue

9. Quarto infantil com móveis feitos em compensado
10 quarto com móveis de madeira compensada @kubdesign kids

Via: @kubdesign_kids

10. Cozinha moderna com móveis feitos em madeirite de aspecto originário
11 cozinha com móveis de madeira compensada Casa Vogue

Via: Lar Vogue

11. Armários de banheiro feitos em compensado com aperfeiçoamento procedente
12 armário em madeira compensada Casa Vogue

Via: Morada Vogue

12. Cozinha com móveis feitos em compensado naval
13 cozinha com móveis de compensado naval Madô Arquitetura para Todos

Via: Madô Arquitetura para Todos

13. Cozinha com móveis em compensado misturando remate procedente e em preto
14 móvel em compensado Pinterest

Via: Pinterest

14. Cozinha planejada com móveis em compensado
15 móveis cozinha em compensado Pinterest

Via: Pinterest

15. Banheiro com armário em madeirite de ar originário
16 armário de banheiro em compensado Pinterest

Via: Pinterest

16. Cozinha com armários em madeirite com remate originário
17 armários em madeira compensada Pinterest

Via: Pinterest

17. Cozinha moderna com elementos em preto e móveis de compensado procedente
18 cozinha com móveis de madeira compensada Pinterest

Via: Pinterest

18. Quarto com pintura customizável e feito em madeirite
19 painel em madeira compensada Pinterest

Via: Pinterest

19. Closet funcional e feito com compensado
20 closet em madeira compensada Casa Vogue

Via: Morada Vogue

20. Cozinha com armários feitos em OSB
21 armário cozinha em compensado OSB @cellos ewm

Via: @cellos_ewm

21. Cozinha planejada e com móveis em material compensado
22 armários de cozinha em compensado Pinterest

Via: Pinterest

22. Mesa com tampo de madeirite
23 mesa em madeira compensada Casa Vogue

Via: Lar Vogue

23. Cozinha clean e com armários de compensando em aspecto procedente
24 cozinha com armário de madeira compensada Casa Vogue

Via: Moradia Vogue

24. Banco sapateira feito em material compensado
25 banco sapateira em madeira compensada @carcaramobiliario

Via: @carcaramobiliario

Bancada de madeira compensada

A bancada de madeira é um sonho de muitas pessoas, e essa escolha pode ser versátil para diferentes projetos, incluindo bancadas de refeições, bancadas de estudo ou até mesmo para cozinhas ou banheiros.

A bancada em madeirite para ambientes com áreas úmidas ou molhadas deve ser planejada com compensados com resistência à umidade, garantindo maior duração ao projeto.

25. Bancada para refeições feita em material compensado
26 bancada em madeira compensada Casa Vogue

Via: Lar Vogue

26. Cozinha com armário e bancada em madeirite
27 cozinha com armário e bancada em compensado @ woodcoffee

Via: @_woodcoffee

27. Traste de banheiro com bancada em compensado
28 móvel e bancada de banheiro em compensado @carcaramobiliario

Via: @carcaramobiliario

28. Cozinha com bancada de madeira compensada
29 bancada de cozinha em madeira compensada @carcaramobiliario

Via: @carcaramobiliario

29. Bancada de home office com base em madeirite
30 bancada em madeira compensada Pinterest

Via: Pinterest

30. Banheiro com traste e bancada construídos em madeirite
31 banheiro com bancada de compensado Pinterest

Via: Pinterest

31. Banheiro moderno com bancada em compensado
32 bancada de banheiro em madeira compensada Pinterest

Via: Pinterest

32. Bancada de cozinha em compensado naval
33 bancada de cozinha em compensado naval Madô Arquitetura para Todos

Via: Madô Arquitetura para Todos

Prateleiras em madeira compensada

As prateleiras feitas em madeira compensada podem ser versáteis e econômicas para A organização e decoração de ambientes.

O material de dispêndio atingível pode ser uma ótima escolha para projetos DIY (faça você mesmo), criando prateleiras customizadas de pacto com a premência.

A facilidade de trabalhar com o material é uma das grandes vantagens do madeirite, mas para utilizá-lo porquê prateleira, é importante respeitar o peso suportado pelas chapas ao montar a prateleira, garantindo a segurança e a duração do projeto.

33. Projeto com prateleiras feitas em OSB
34 prateleira em madeira compensada OSB @piassidepiano

Via: @piassidepiano

34. Cozinha decorada com prateleiras feitas em madeirite
35 cozinha com prateleiras de compensado Casa Vogue

Via: Moradia Vogue

35. Projeto com prateleiras em madeira compensada
36 prateleiras em madeira compensada Blog Leo Madeiras

Via: Blog Leo Madeiras

36. Projeto de estante com prateleiras de compensado
37 estante com prateleiras de compensado Pinterest

Via: Pinterest

37. Decoração com prateleiras de material compensado
38 prateleiras em madeira compensada Archdaily

Via: Archdaily

38. Cozinha com prateleiras em madeirite
39 prateleiras em madeira compensada Madô Arquitetura para Todos

Via: Madô Arquitetura para Todos

39. Cozinha funcional e com prateleiras de compensado
40 prateleira em cozinha de madeira compensada Histórias de Casa

Via: Histórias de Morada

Porta de madeira compensada

A madeira compensada também pode ser uma escolha para portas, e nesse caso, a recomendação é de utilizar o material para portas internas, já que as chapas podem não ser tão resistentes e seguras para portas que dão aproximação a áreas externas.

As portas feitas em material compensado podem ter um visual charmoso e seguirem estilos variados, adaptando-se a diferentes propostas e decorativas.

40. Projeto moderno com portas pivotantes em madeirite
41 portas em madeira compensada Casa e Jardim

Via: Mansão e Jardim

41. Porta interna de passar feita com placa OSB
42 porta de correr em madeira compensada OSB @lgi construcoes

Via: @lgi.construcoes

42. Porta interna em material compensado e de aspecto originário
43 porta em madeira compensada Casa Vogue

Via: Morada Vogue

43. Porta de passar feita em madeirite OSB
44 porta em compensado Pinterest

Via: Pinterest

44. Projeto com porta interna de decorrer em placa OSB
45 porta de madeira compensada Pinterest

Via: Pinterest

Agora que você já conferiu tudo sobre essa opção de material, já pode definir se alguma das opções é o material adequado de entendimento com o seu projeto.


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte da Notícia -> Clique Aqui