Líder do PT diz que ligar Lula ao mensalão é ‘fim de carreira’ de Jefferson

Agência Estado

Deputado Jilmar Tatto (SP) ataca tese do advogado do delator do mensalão, que disse que o ex-presidente teria ordenado o pagamento a parlamentares da base aliada no Congresso

Agência Estado

O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), respondeu à tentativa de envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do mensalão, neste oitavo dia de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "É uma defesa desqualificada combinada com o desespero do cliente falido politicamente, cassado, que não tem credibilidade. É o fim de carreira de Roberto Jefferson. É a estratégia do desespero", afirmou Tatto.

Leia mais: Lula não só sabia como ordenou o julgamento do mensalão

Leia também: Advogado liga para Jefferson e brinca: 'Vou te levar cigarros'

O advogado Luiz Fernando Corrêa Barbosa, defensor do ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, afirmou que Lula era o mandante do esquema do mensalão e pediu que o Supremo abra processo contra ele. Na defesa de Jefferson, Barbosa afirmou que os três ex-ministros que são réus no processo, José Dirceu, Luiz Gushiken e Anderson Adauto, eram apenas auxiliares do ex-presidente. "Ele (Lula) não só sabia como ordenou o desencadeamento de tudo isso que essa ação penal discute aqui", disse o advogado.

Saiba mais: Defesa de réu do mensalão compara procurador a Jô Soares

"Quem é Roberto Jefferson hoje? Ele não representa nada na política brasileira", continuou o líder petista. Tatto lembrou que na época da denúncia, em 2005, Jefferson disse que o presidente Lula não estava envolvido. O líder petista contesta a existência do mensalão. "A tese de que o presidente comprou deputados para votar a favor de projetos desmoronou, não se sustenta, não para em pé", afirmou o líder. "O governo não tomou nenhuma atitude, porque não existia. Era um absurdo naquela época como é um absurdo agora", disse Tatto.

Fonte: Notícias do Último Segundo: o que acontece no Brasil e no Mundo