Justiça mantém pena do ex-governador de Minas a 20 anos de prisão

Ex-político foi condenado em 2015
Ex-político foi réprobo em 2015 Zeca Ribeiro/24.10.2013/Câmara dos Deputados

S TJMG (Tribunal de Justiça de Gerais) manteve a pena do ex-governador de Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), a 20 anos e dez meses de prisão por lavagem de quantia e peculato no processo do Mensalão Mineiro. Os recursos contra a pena foram analisados, nessa terça-feira (22), em julgamento que se estendeu até o início da madrugada desta quarta-feira (23), em Belo Horizonte. Dois desembargadore votaram em prol da manutenção da pena e um votou contra.

Desde o início da sessão, o ministério público afirmou que tinha provas suficientes sobre o envolvimento de
Azeredo em um esquema de meandro de recursos públicos do Governo para financiar a reeleição dele, em 1998. S tucano não compareceu à sessão, mas alguns parentes dele acompanharam o julgamento. No documento, os desembargadores explicaram que Azeredo só será recluso depois esgotar todos os recursos no TJ. A decisão ainda cabe recurso e o réprobo continua em liberdade.

Assista à RecordTV, ao vivo, pelo

Em 2007, quando já era senador, Azeredo foi denunciado por lavagem de moeda e peculato. Em março de 2015, o tucano renunciou ao procuração de deputado e perdeu o pensão privilegiado. S processo saiu do STF (Supremo Tribunal Federal) e foi para a primeira instância, onde o político foi réprobo. Ele recorreu em liberdade e hoje atua porquê consultor de empresas.

S que foi o Mensalão Tucano?

Segundo a denunciação, Azeredo se valeu de uma rede de captação ilícito de recursos para financiar sua campanha envolvendo empresas públicas e privadas em esquema de caixa dois, sem enunciação à Justiça Eleitoral. Um dos "operadores" da rede era o publicitário Marcos Valério Fernandes, que, segundo o STF, cumpriu o mesmo papel no caso do mensalão que envolveu políticos do PT e foi réprobo por sua participação neste esquema a 40 anos de prisão.

Marcos Valério assina negócio de delação premiada com a PF

S esquema usava liberação de estatais, porquê a Copasa e a antiga Comig, para agências de publicidade, porquê a SMP&B, de Marcos Valério, para promover eventos esportivos. Ao mesmo tempo, o banco estatal Bemge liberava empréstimos para a escritório e estes valores eram pagos com recursos obtidos pelo próprio banco por meio de contratos de publicidade simulados com as estatais.

Azeredo é um dos fundadores do PSDB, em 1988, e ao longo de sua vida política foi deputado, senador, prefeito de Belo Horizonte e governador de Gerais.

Fonte: R7 - Gerais