Grande BH alinha últimos detalhes e dá ‘start’ na vacinação

Não se passaram nem 24 horas desde que a vacina da Covid-19 aterrissou em solo mineiro e os municípios do estado já mostraram que não têm tempo a perder. Várias cidades já cravaram as datas para o início da distribuição do imunizante – e muitas delas já começam hoje (19) mesmo. É o caso de Enumeração, Betim, Sabará e Santa Luzia, na região metropolitana de BH, que começaram nesta tarde. Mesmo as que ainda não estipularam já avisaram que estão alinhando os detalhes finais para enfim dar início à vacinação.
Em Narração, o primeiro lote, com 5.461 doses da Coronavac, produzida pela Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, chegou nesta manhã e as vacinas já vão debutar a ser aplicadas amanhã (20). A prefeitura informou que vai realizar, às 16h, o primeiro ato de vacinação, onde dez profissionais da saúde serão imunizados. “A chegada das vacinas renova a minha esperança! Estou muito emocionada e esperançoso de que vamos ter tempos melhores”, disse a prefeita Marília Campos (PT).
A campanha de vacinação vai iniciar nesta quarta-feira (20), nas unidades volantes do município, que ficam no Hospital Municipal de Descrição e no Hospital de Campanha Santa Helena. Atualmente, Escrutinação tem quase 5 milénio profissionais de saúde – dos quais milénio estão na risca de frente do combate ao coronavírus – e 750 idosos que moram em asilos e ocupam os primeiros lugares da fileira para receber o imunizante.

Betim
Já em Betim, a prefeitura do município informou que também recebeu nesta terça o primeiro lote, com 5.160 doses das vacinas contra a Covid-19. Um ato simbólico está previsto para ocorrer na tarde de hoje, às 16h, no estacionamento do Cecovid 4 (Meio de Cuidados Intensivos). A unidade de saúde fica localizada no Meio Materno-infantil, na Avenida Edmeia Matos Lazarotti.
No ato simbólico, sete profissionais da dimensão da saúde receberão o imunizante, dando início à vacinação desse grupo dos trabalhadores. A partir desta quarta-feira (20), os demais profissionais de saúde de Betim começarão a ser imunizados. Com isso, o grupo dos trabalhadores da saúde será o primeiro da campanha a receber a vacinação.
Sabará
Em Sabará, as vacinas também chegaram hoje e a prefeitura não vai perder tempo. As primeiras doses serão aplicadas ainda nesta terça-feira, em uma cerimônia simbólica. E o Executivo municipal também já definiu quem serão as primeiras cinco pessoas a receber o imunizante no município – todas mulheres. São eles:
- Matilde dos Santos: Facilitar de serviços gerais da UPA Padre Lazaro. Mora em Sabará há muro de 20 anos e atualmente trabalha na limpeza do setor de Covid-19.
- Daiane Santos do Amaral: Técnica de enfermagem que começou na profissão trabalhando na implantação da UPA Sabará. Atualmente, trabalha no setor de Covid-19 da unidade do bairro Nações Unidas.
- Maria Claudia de Macedo Neto: Médica clínica plantonista, atua na UPA porquê médica nivelado do setor de Covid-19.
- Carolina da Silva Oliveira: Técnica de enfermagem do SAMU (Serviço de Atendimento Traste de Urgência). Começou o trabalho em Sabará em 2014, na UPA, e agora atende casos confirmados e suspeitas de Covid-19 pelo SAMU.
- Erci de Freitas Madureira: Técnica de enfermagem que atua na rede desde 1993. Já trabalhou em várias campanhas de imunização e garante que essa é a que tem maior expectativa. “Se for preciso virar dia e noite, o faremos cá no posto para vacinar todo mundo”, diz.
Santa Luzia
No município de Santa Luzia, as doses das vacinas chegaram no início desta tarde. Por enquanto, somente 762 doses foram encaminhadas para a cidade, e a previsão é de que outras chegarão nos próximos dias. A Prefeitura de Santa Luzia fará o lançamento da “Campanha de Vacinação contra a Covid-19” por volta das 16h de hoje.
Durante a orifício da campanha, a primeira ração da vacina será aplicada. A prefeitura do município informou que a emprego do imunizante acontecerá junto com a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, no bairro Industrial Americano. Por conta do pequeno número de doses que a cidade recebeu, o primeiro grupo a ser imunizado será o de “profissionais que atuam na risco de frente de combate à Covid-19”, conforme informou a prefeitura.

O BHAZ também procurou a Prefeitura de Novidade Lima para saber em que pé está o programa de vacinação no município. No entanto, até a publicação desta material, a reportagem não recebeu um retorno.
[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia