Futuros chips de AMD, Intel e Nvidia em 5nm já estariam reservados para produção pela TSMC

[ad_1]

Processadores da arquitetura Zen4 e GPUs RDNA3, Xe e Hopper já teriam suas fabricações reservadas para os anos de 2021 e 2022

Recentes rumores publicados no site chinês ChinaTimes, que teria vazado um suposto slide com detalhes dos pedidos de diversas fabricantes por chips em 5nm e 5nm+, diz que AMD, Nvidia e Intel, juntos com outras empresas do ramo mobile, já teriam reservados suas respectivas fatias da produção em tamanho da TSMC para seus futuros produtos.

Projecto de investimento de 5nm da TSMC (5nm e 5nm+)

Produção em tamanho (2020)

  • Apple: A14/A14X;
  • Huawei HiSilicon: Kirin 1000 e chips para redes

Produção em tamanho (2021-2022)

  • AMD: CPUs da microarquitetura Zen4 e GPUs Radeon RDNA3 
  • Broadcom: Chips para redes de subida velocidade
  • Qualcomm: Snapdragon 875 e X60, além de outros modens 5G
  • Nvidia: GPUs da arquitetura Hopper 
  • Mediatek: SoCs da série Dimensity 2000
  • Intel: GPUs da arquitetura Xe ou FPGA
  • Apple: A15 Bionic
  • Huawei HiSilicon: Kirin 1100, além de processadores focados em AI e servidores

Por secção da empresa da Dr. Lisa Su, esses chips em 5nm seriam destinados para a fabricação dos novos processadores da microarquitetura Zen4 (codinome "Genoa") e das GPUs Radeon RDNA3, onde um report publicado em março pelo site WikiChips já diz que esses futuros chips são muito poderosos e devem prometer um aumento de 84% a 87% na densidade do transistor em relação aos chips em 7nm.

Quem também parece estar disposto a investir pesado na futura fabricação dos chips em 5nm é a Nvidia, que é reportada que utilizará essa demanda para a produção das suas futuras placas de vídeo da geração Hopper, assim confirmando um recente rumor vindo da DigiTimes de que a empresa já planeja seu horizonte pós-lançamento das novas GPUs Ampere (que devem ser lançadas em breve).

Porém, quem aparece de forma surpreendente nesta lista é a Intel, que já teria solicitado a fabricação dos novos chips para a produção das novas GPUs Xe. Segundo o site WCCFTech, esse movimento da empresa faria sentido pelo vestimenta de que sua fábrica já estaria funcionando em capacidade totalidade, sendo assim, enviar secção dessa demanda para a TSMC, que já conta com larga experiência em fabricação de GPUs), não seria uma grande surpresa.

Junto com essas empresas, Apple, Huawei, Broadcom, Qualcomm e MediaTek também já garantiram suas fatias da produção dos chips em 5nm, essas focadas em SoCs e chips para dispositivos móveis (smartphones, notebooks, tablets).

Com notícias relatando que a produção de 5nm já completamente reservada, o slide diz que a primeira leva de chips desse novo processo de fabricação será destinada à Apple (com os novos A14/A14X Bionic) e Huawei (com o Kirin 1000), com a produção em tamanho se iniciando no terceiro trimestre de 2020.

Manadeira: TweakTown, WCCFTech

[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte da Notícia -> Clique Aqui