Facebook se adapta para combater campanhas enganosas na internet – Tecnologia

[ad_1]
(foto: AFP / OLIVIER DOULIERY)
(foto: AFP / OLIVIER DOULIERY)
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (26/5) que desmantelou mais de 150 operaes de manipulao da opinio pblica desde 2017 e nomeou a Rssia porquê a maior nascente deste tipo de campanha enganosa, que tem porquê objetivo influenciar certos usurios para obter ganhos polticos, ou financeiros.A rede social, que at 2016 no temia leste tipo de operao, tornou-se uma mquina poderosa, com milhares de funcionrios de segurana em procura de ameaas.

As operaes de comportamento enganoso coordenado (coordinated inauthentic behavior, CIB) se multiplicaram h cinco anos, quando uma campanha russa desenvolvida para manipular os eleitores americanos revelou o potencial da plataforma para atores sem escrpulos.

Desde ento, levante gigante da tecnologia investiu muito em recursos humanos e sistemas automatizados. Tambm estabeleceu alianas com seus vizinhos californianos e as autoridades. Isso foi suficiente para obrigar os grupos responsveis por essas operaes a adaptarem suas tticas.

"Eles buscam permanecer indetectveis aos radares", disse o diretor de regulamentos de segurana do Facebook, Nathaniel Gleicher, em coletiva de prelo sobre um relatrio apresentado por sua equipe nesta quarta-feira.

Ao se tornarem mais discretos, os atores maliciosos tambm possuem um impacto mais restringido.

O Facebook destaca ainda que as campanhas de influncia confundem os limites entre manipulao e liberdade de expresso.

"Ultrapassam os limites do comportamento aceitvel on-line", afirmou Gleicher.

A rede social estima que os grupos especializados nessas manobras continuaro aproveitando crises e momentos de incerteza, porquê a pandemia, ou as eleies, para ampliarem as divises.

"Ns detectamos e eliminamos campanhas de influncia que tentaram recrutar pessoas para publicar contedo falsamente autntico, sem que essas pessoas soubessem", diz o relatrio.

"Tambm vimos vozes genunas, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos, promovendo informao falsa amplificada por operaes de vrios pases, porquê Rssia e Ir", completa o informe.

A Rssia esteve por trs de 27 das 150 campanhas encontradas, orquestradas em muro de 50 pases. O Ir ocupa o segundo lugar, com 23 operaes.

Os Estados Unidos so o pas que mais serviu porquê escopo, seja por grupos sofisticados financiados por Estados, por adeptos das teorias da conspirao, ou por lderes polticos marginais.


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia