Fabricante de chips Gemalto admite invasão do seu sistema

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (25), a operário de chips Gemalto admitiu que seus sistemas foram invadidos, porquê adiantou o relatório entregue pelo ex-crítico da NSA Edward Snowden.

Leia :

Gemalto investiga invasão de seus sistemas por espionagem

A polêmica veio a tona na última semana, quando a Sede das Comunicações do Governo britânico (GCHQ, na sigla em inglês), em cooperação com a de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês), foram acusadas de invadir o sistema da Gemalto. A violação teria porquê objetivo o roubo de códigos que permitiriam as agências espionarem telefones celulares ao volta do mundo

Com base nas investigações, a Gemalto afirma ter detectado tentativas de invasões em 2010 e 2011, porquê indica o relatório, que lhe dão motivos para crer que uma operação encabeçada pela NSA e pela GCHQ pode ter realizado.

No entanto, de conciliação com a Gemalto, os ataques só afetaram suas redes internas. As chaves de criptografia SIM e outros dados de seus clientes não são armazenados nestas redes, portanto, permanecem seguros.

Esse sistema de segurança começou a ser adotado pela operário em 2010. Os documentos disponibilizados por Snowden relatam tentativas de ataques a chips de operadoras de países porquê Afeganistão, Índia e Paquistão. Muitas dessas tentativas falharam justamente por conta da estratégia.

“Como líder de mercado, a Gemalto pode ter sido o níveo dos serviços de lucidez, a término de perceber o maior número de telefones móveis”, admitiu a companhia.

Para evitar que novos ciberataques ocorram, a Gemalto afirma que continuará a adotar medidas de segurança, entre elas criptografia avançada de dados, de modo que, mesmo que as redes sejam violadas, terceiros não poderão acessar qualquer uma das informações. 

Tópicos: 
espionagem
segurança
NSA
GCHQ
Gemalto
Fonte: LeiaJá - Segurança