Exposição aborda duas décadas de andanças do artista Paulo Nazareth – Moradia Vogue

[ad_1]

Os resultados das andanças feitas por Paulo Nazareth, ao longo das duas últimas décadas, são explorados em exposição que acontece até julho no espaço cultural Pivô, em São Paulo. Vuadora reúne obras emblemáticas do artista e outras peças nunca antes saídas de seu ateliê em Santa Luzia, Minas Gerais, nesta que é a maior mostra individual de sua curso.

Exposição aborda duas décadas de andanças do artista Paulo Nazareth (Foto: Reprodução/Mendes Wood DM)

Exposição aborda duas décadas de andanças do artista Paulo Nazareth (Foto: Reprodução/Mendes Wood DM)

Pinturas, desenhos, instalações, fotografias, filmes, esculturas, performances e intervenções foram desenvolvidas por Paulo nos 20 anos em que passou caminhando pela América Latina e pelo continente africano, funcionando porquê memórias artísticas que remetem a todas as experiências vividas e culturas conhecidas de perto.

Exposição aborda duas décadas de andanças do artista Paulo Nazareth (Foto: Reprodução/Mendes Wood DM)

Uma kombi enxurrada de bananas foi exposta pelo artista na Art Basel Miami, em 2011 (Foto: Reprodução/Mendes Wood DM)

Entre os mais famosos trabalhos de Paulo, destacam-se Notícias da América, desenvolvido durante o caminho percorrido pelo artista por 15 países até sua participação na Art Basel Miami, em 2011; e Cadernos da África, resultado de memórias colhidas durante as andanças no continente africano em 2013.

“Seus trabalhos são, ao mesmo tempo, um conjunto de fatos, histórias e personagens à margem do cânone histórico e uma revelação do conhecimento afro-indígena na arte contemporânea brasileira”, dizem Fernanda Brenner e Diane Lima, curadoras da exposição – a última escolhida, também, para o time que comandará a próxima Bienal de São Paulo.

Paulo Nazareth fala o racismo na arte e revela os novos projetos com foco na Ásia (Foto: Wesley Diego Emes)

O artista Paulo Nazareth em sua morada, na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais (Foto: Wesley Diego Emes)

A exposição Vuadora acontece até dia 17 de julho no Pivô (Prédio Copan – avenida Ipiranga, 200, loja 54 – República, São Paulo). A ingressão é gratuita.


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia