Exercitar o assoalho pélvico traz benefícios para o sistema reprodutor feminino
Os músculos do assoalho pélvico estão localizados na região entre as coxas e ajudam a sustentar varíola, o útero e o tripa, e também circundam órgãos porquê ânus, vagina e uretra, auxiliando no suporte. Caso essa musculatura sofra lesões ou esteja enfraquecida, pode ocorrer incontinência urinária, redução do prazer sexual e prolapso genital - falta de sustentação de qualquer órgão dessa região.
Segundo o Dr.Edilson Ogeda, coordenador do Núcleo de Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia do Hospital Samaritano de São Paulo, a prática de alguns exercícios específicos ajuda no fortalecimento e melhor base aos órgãos. Ele explica que essas atividades proporcionam uma maior flexibilidade ao sistema reprodutor, sendo importante principalmente no período da gravidez e para a realização do parto normal. Outro importante benefícios do fortalecimento desta região, é para a vida sexual da mulher.
“A frequência dos exercícios garantirá o fortalecimento. Portanto, repita várias vezes ao dia. Além disso, o aumento de peso pode sobrecarregar os músculos da região, por isso, cuide-se e procure perder peso caso possua alguma das complicações citadas”.
Conheça os quatro principais exercícios
· Encolher os músculos do abdômen supra do umbigo
· Enrijecer o bumbum
· Inspirar profundamente e segurar o ar por cinco segundos
· Contrair os músculos da vagina e do ânus
Fonte: Vida