Escoliose e Musculação: Porquê melhorar, Exercícios e o que Evitar – Dietas

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A poste é nossa base de sustentação. Mas para que ela tenha uma distribuição de impactos e cargas eficiente, precisa de um alinhamento específico.

Por isso, temos que buscar sempre manter o alinhamento da pilar, para evitar lesões e dores persistentes.

Neste sentido, a escoliose é um dos desvios posturais mais comuns e a musculação, quando muito aplicada, ajuda e muito a reduzir os problemas ocasionados por ela, corrigindo o alinhamento.

O que é e principais causas da escoliose

Todos nós temos duas curvaturas na pilar que são consideradas normais, a cifose e a lordose.

Somente quando estas curvaturas se tornam muito amplas é que são consideradas patológicas.

Já a escoliose sempre é patológica e não esta enquadrada nas curvas naturais da pilar. Ela pode ser em formato de C ou de S, sendo que o tratamento muda conforme sua forma.

Uma pessoa que tenha escoliose, tem uma amplitude de movimento e estabilização mais reduzida, portanto não pode praticar a musculação porquê uma pessoa que tenha uma poste normal.

É lógico que existem diversos graus de escoliose, e expor que todos os portadores podem fazer tal tirocínio, ou não podem fazer, seria totalmente incorrecto de minha secção.

A escoliose se divide em vários graus e as causas também são de extrema valimento para que possamos ter um treino que ajude, e não piore a situação.

Existem 3 causas de escoliose:

A congênita:

Que ocorre graças a um problema com a formação dos ossos da pilar vertebral (vértebras) ou logo da fusão das costelas durante a período de desenvolvimento do feto ou do recém-nascido.

A neuromuscular:

Que é causada por problemas porquê inferior tônus muscular ou logo um controle precário dos músculos.

Outra provável motivo são os casos de paralisia decorrente de doenças porquê paralisia cerebral, distrofia muscular, pólio e espinha bífida.

A idiopática que ainda não possui culpa conhecida.

A escoliose idiopática que ocorre em adolescentes é o tipo mais generalidade.

Os sintomas mais comuns de escoliose são desvios de postura nos quadris e nos ombros, que ficam assimétricos, dor na região lombar, fadiga excessiva.

Esta doença é mais generalidade do que muitos pensam. Muro de 3% da população mundial sofre dela, sendo que muitos nem sabem disso. 

Diferenças da escoliose para cifose e lordose

Veja na imagem aquém a diferença para escoliose, cifose e lordose:

Exercícios indicados para o tratamento da escoliose na musculação

Agora que você já entendeu o que é e as causas da escoliose, vamos partir para os exercícios.

Naturalmente, o que vamos mostrar cá é alguma coisa educacional e você precisa do comitiva de um bom profissional.

Basicamente, para emendar o problema da escoliose, precisamos lastrar a forma porquê as forças musculares e articulares, agem sobre a poste.

De forma simples e direta, precisamos tornar os músculos que agem sobre a poste, mais fortes e mais móveis.

Ou seja, precisamos intercalar exercícios que aumentem o tônus e a força muscular na região do tronco, muito porquê deixá-los mais fortes!

Veja agora alguns exercícios e técnicas que devem ser usadas para melhorar a escoliose!

1- Fortaleça a região lombar

Independentemente de qual seja a forma de sua escoliose e desde que ela não seja extremamente acentuada (casos onde somente a cirurgia pode emendar), é fundamental fortalecer a região lombar.

Exercícios unilaterais, tendem a ter um efeito altamente positivo. Selecionei três movimentos que podem te ajudar neste sentido.

– Perdigueiro

– Superman revezado

– Elevação pélvica unilateral

Exercícios assim, ajudam a lastrar, de forma estática e dinâmica, os músculos que agem sobre a pilar.

Não que você deva excluir exercícios bilaterais de seu treino, mas abordagens porquê esta, ajudam na correção das forças musculares que agem em sua poste.

2- Glúteos flexíveis

Muitas vezes, os problemas que repercutem na poste, são oriundos de glúteos muito enrijecidos e sem mobilidade.

Por isso, exercícios de flexibilidade para levante grupo muscular, são muito importantes, por que eles ajudam a reduzir a pressão muscular na poste e auxiliam no realinhamento.

Veja algumas variações importantes:

– Distensão de glúteo deitado

– Mobilidade de quadril

– Distensão de glúteo sentado

Quanto mais maleável for o glúteo, menos pressão na região lombar ele irá gerar, tendo em vista que ele se insere próximo a esta região.

3- Músculos abdominais fortes e flexíveis

Além de fortalecer e melhorar a flexibilidade da região lombar, é fundamental também trabalhar com uma melhora do estabilidade muscular dos abdominais.

Para isso, é fundamental mesclar exercícios de fortalecimento desta região, com exercícios de distensão.

– Distensão de abdominais

– Abdominal supra (crunch)

– Prancha estática

É muito importante que haja um estabilidade entre força e flexibilidade. Por isso, você precisa trabalhar em seu treino, com levante tipo de variação.

4- Melhore seu ritmo escapular

Já tratamos sobre a valimento das escápulas no treino de dorsais, que invariavelmente vai atuar sobre a escoliose (Porquê o movimento escapular influencia em seu treino de dorsais).

É muito importante que os músculos do trapézio, grande dorsal e outros músculos da região, sejam fortemente trabalhada, muito porquê tenha uma mobilidade e flexibilidade trabalhada.

5- Alongue seus intercostais

Os músculos intercostais (que ficam entre as costelas), podem gerar muita pressão na região do tronco e consequentemente, na pilar.

Para emendar problemas porquê a escoliose, é muito importante manter o distensãoSaúde Minutodistensão da região lombar e de ulterior de coxa

Tão importante quanto o fortalecimento, é a melhora da mobilidade da região ulterior do corpo.

No caso da escoliose, muitas vezes, o problema é a pressão que músculos encurtados geram.

Veja levante vídeo com sugestões de alongamentos que podem ser feitos por você.

Que exercícios evitar

Porquê a escoliose se encontra na secção de corpo responsável por ajudar na absorvência do impacto e no processo de estabilização, devemos ter muitos cuidados para que a musculação ajude a melhorar o problema e não agravá-lo.

Inicialmente podemos falar que os exercícios que promovam uma fardo vertical sobre a pilar tem de ser evitados, pois eles acabam agravando em muito o problema.

Em escolioses estruturais, onde temos um quadro crônico, os exercícios já não são mais suficientes para resolver o problema e na maioria dos casos somente uma cirurgia é a solução.

Porém mesmo nesses casos, a musculação, aliada com trabalhos de flexibilidade, podem fazer com que se melhore e previna outros problemas advindos da escoliose, porquê a hérnia de disco.

Um dos exercícios que deve ser evitados por indivíduos escolióticos é o agachamento com barra.

 Apesar de ser um dos melhores exercícios para membros inferiores com pesos livres, o agachamento necessita de estabilização da poste lombar, e consequentemente, joga uma fardo vertical sobre a pilar, o que é contra indicado para estes casos.

 Uma opção seria substituir o agachamento com barra pelo leg press nivelado e incluir também o agachamento estático porquê demostramos nesse vídeo em nosso meato:

Ou por outra, o levantamento terreno também deve ser evitado, pelo mesmo motivo do agachamento.

Exercícios para ombros, porquê desenvolvimento ou remada em pé, também jogam uma fardo tensional muito elevada sobre a pilar e são contra indicados.

Exercícios porquê rosca direta e tríceps na polia até podem ser executados por indivíduos escolióticos, mas em casos de graus reduzidos.

A remada curvada é outro manobra que deve ser evitado, por sua fardo vertical aplicada sobre a pilar. 

Não consegue ter um treino adequado?

Caso você tenha dificuldade na preparação do seu treino para tratamento e correção da sua escoliose, conheça nossa consultoria online onde nosso personal vai fazer todo o seguimento do seu caso, avaliando seu tipo e intensidade de escoliose e montando uma  rotina de treinamento adequada  e personalizada de combinação com suas individualidades. 

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Nota:

Esse cláusula é de caráter informativo e não substitui de forma alguma a consulta ao ortopedista ou outro profissional de saúde.

Lembre-se de procurar ajuda de um bom profissional para monitorar seus exercícios, bons treinos!

A correção da escoliose, através da musculação e de outros exercícios de distensão, é um processo estável e individualizado.

Naturalmente, é muito importante o seguimento de um bom profissional, que saberá estabelecer qual a melhor forma de tratamento/treinamento.

Bons treinos!


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