Elevador quebrado obriga cadeirante a se arrastar por escada no metrô de BH

Sem elevador há mais de oito meses, ele sobe as escadas da Estação Central Record Minas
Elevador da Estação São Gabriel fechado Record Minas

A interdição de um elevador por oito meses na Estação São Gabriel do Metrô de BH, torna a vida dos usuários com deficiência física um suplício. A situação se repete em outras quatro estações na capital: Central, Eldorado e Gameleira.

Ananias José Rosa é obrigado a se arrastar todos os dias pelas escadas para tentar embarcar em um dos trens. Ele conta que se sente humilhado de ter que passar pelo constrangimento para conseguir sair de casa.  

— A primeira vez que eu tive que subir assim eu nem consegui dormir. Mas não posso ficar em casa, tenho que viver.  

A reportagem da Record acompanhou o trajeto do deficiente e a situação foi diferente. Com a presença das câmeras, os seguranças da Estação São Gabriel tentaram impedir que o homem se arrastasse. Eles mandaram o cadeirante pegar dois trens para chegar até a Estação Central sem precisar usar as escadas, mas depois de Rosa insistir, deixaram que ele fizesse o caminho como já faz todos os dias:  com a ajuda da mulher.  

Segundo o usuário, o elevador da Estação Central está parado há mais de oito meses. Funcionários do local confimaram, mas não quiseram se identificar para preservar seus empregos.  

Leia mais notícias no R7 MG

Resposta

A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) informou que o elevador da estação Central foi depredado e por isso não está funcionando. Uma empresa será contratada para fazer o conserto, mas ainda não há data marcada. A Companhia afirmou aidna que a Estação Central possui estaca rolante e dois elevadores internos que estão a disposição dos usuários. A assessoria de imprensa alegou que superintendente da empresa em Belo Horizonte, Jorge Antônio Azevedo Vieira, está viajando e não pôde dar entrevista. Segundo a assessoria, tudo já foi dito através de nota. Ainda de acordo com a CBTU o elevador da Estação Santa Tereza está em operação e não foram registradas falhas recentemente.

 

 

Fonte: R7 - Minas Gerais