Deputado Domingos Savio usa a tribuna para cobrar respeito aos direitos constitucionais

O deputado Domingos Sávio cobrou respeito do governo Dilma ao princípio constitucional de que o poder emana do povo. Em discurso no grande expediente da última segunda-feira (23), o tucano criticou ainda o projeto de poder do Partido dos Trabalhadores, que blinda acusados de corrupção e não se preocupa em entregar serviços de qualidade à população. “Para eles, 10 anos de poder não é tempo suficiente. Eles querem mais 20, 30 anos, um século. Porque eles querem se perpetuar no poder. Não aceitam a alternância como instrumento legítimo e natural da democracia e não se limitam a usar as práticas mais nefastas para isso.”

“Para eles, 10 anos de poder não é tempo suficiente. Eles querem mais 20, 30 anos, um século. Porque eles querem se perpetuar no poder. Não aceitam a alternância como instrumento legítimo e natural da democracia e não se limitam a usar as práticas mais nefastas para isso.”
O parlamentar afirmou que representar o cidadão não significa substituí-lo, já que a população tem o direito de exercer a cidadania e acompanhar o que acontece no país. Um exemplo disso foram as manifestações populares realizadas em várias cidades este ano. “O povo foi às ruas e continua se manifestando nas redes sociais. Foi dizer que não está satisfeito com a forma como vem sendo representado, não está satisfeito com o tratamento que vem recebendo, não aguenta mais tanta corrupção, não aceita o descaso com que é tratada a saúde pública, a segurança, etc”, disse. Segundo ele, é obrigação não só do Congresso, mas principalmente do Executivo, devolver ao cidadão o que ele merece.
Domingos destaca que, em vez de tomar providências, o governo investe em propagandas na tentativa de esconder falhas na gestão. “Temos visto a corrupção se aprofundar. É um iceberg tão grande que a ponta dele a cada hora aparece fazendo um estrago maior do que outro. Todos os meses temos uma denúncia transitando na sala da presidente, por mais que tentem blindá-la e dizer: coitadinha, não sabe de nada”, criticou.
Quanto às falcatruas nos ministérios, o deputado lembrou o caso recente do Ministério do Trabalho. Na avaliação do tucano, os envolvidos no esquema são pessoas intimamente ligadas ao governo. “Uma corrupção sem fim que se aprofunda a cada dia mais!”. Segundo o deputado, o governo não responsabiliza os autores dos escândalos e erra ao lotear pastas e órgãos importantes.
A saúde pública é outro ponto crítico do governo, acredita o parlamentar. Na avaliação dele, a gestão petista tenta enganar os brasileiros com uma estrutura de marketing sem preocupação com a qualidade. Um exemplo é o programa Mais Médicos, que está trazendo profissionais do exterior sem comprovação dos conhecimentos técnicos. Além disso, a tabela do SUS não passa por reajustes e as santas casas estão falindo. “Anunciaram que iriam, por meio do BNDES, financiar para que essas santas casas pudessem pelo menos respirar, mas não! São bilhões de reais do BNDES colocado no bolso do Sr. Eike Batista, e não saiu um centavo para as santas casas”, reclamou.
Na segurança, o caos se repete. O tráfico de drogas e a violência estão matando os jovens nas capitais e no interior. “O percentual de pessoas presas por relação direta com o tráfico de drogas é assustador. Tráfico de drogas é crime federal. E o que o governo federal faz para melhorar a segurança?”, questionou.
A educação também pena com a administração falha do governo federal. Segundo Sávio, hoje várias cidades e estados não seguem um piso nacional para os professores por falta de recursos direcionados aos municípios. “O governo sabe que os professores estão sacrificados e que para termos um pagamento digno, temos que aprovar 10% do PIB para a educação. Mas o PT e a base do governo travaram até a última hora a votação do Plano nacional de Educação nessa Casa”, ressaltou
Fonte: ::: JORNAL DE MINAS GERAIS :::