Portal Santa Luzia Net - Pagina Inicial


Receba Nossas Noticias diretamente no seu email

Decreto sobre uso obrigatório de máscaras em BH será publicado nesta sexta-feira

WhatsApp-Image-2020-04-14-at-13.27.06.jpeg


Expectativa é que a norma também entre em vigor amanhã; membro do comitê de enfrentamento ao coronavírus diz que medida é, neste primeiro momento, mais pedagógico

O decreto que vai estabelecer o uso obrigatório de máscaras nas ruas, comércios e outros espaços públicos em Belo Horizonte será publicado nesta sexta-feira (17) pela prefeitura. Conforme o Executivo municipal, o texto estará disponível a partir de 0h no Quotidiano Solene e vai trazer detalhes sobre porquê será exigida a obrigatoriedade na prática, além da fiscalização.

A expectativa é que a norma comece a valer ainda amanhã. O infectologista e membro do comitê criado para enfrentamento da pandemia na capital mineira, Carlos Starling, ressalta que, nesse primeiro momento, o decreto é mais pedagógico. “O uso de máscaras pela população é um pouco novo, e sabemos que não é das mais confortáveis, porém é necessário. Mais que inspeccionar e punir que não usar, o importante é conscientização sobre essa premência”, enfatizou.

Sobre punições, o perito afirma que é provável e há a legislação necessária para isso. “Existem evidências sobre a eficiência do uso, que ainda não são tão fortes do ponto de vista científico, mas neste momento mesmo uma evidência frágil, sem outras opções, deve ser ser adotada”, defende.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, cidades porquê Betim, Lagoa Santa, Novidade Lima, Santa Luzia e Pedro Leopoldo também passaram a exigir o uso do inferior, que é recomendado pelo Ministério da Saúde. 

Ingressão proibida

Em entrevista coletiva na última terça-feira (14), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse que, a princípio, quem descumprir a norma não poderá entrar em prédios públicos. “Depois podemos estudar alguma coisa (de penalidade)”, pontuou. “Faz com meia, camisa, fralda, (as pessoas) só vão andejar com máscaras. A população tem que cuidar dela mesma”, afirmou o prefeito. 

A prefeitura já informou que vai comprar 1,5 milhão de máscaras para serem distribuídas à população de vilas e aglomerados da cidade. O processo de compra e operações começou nesta semana.

“Nós precisamos da população, não estamos enfrentando. Eu não estou pedindo para usar máscara por minha culpa. Eu estou recluso em lar. Estou pedindo para vir junto com a gente para usar máscara. É todo mundo junto”, pontuou o prefeito na terça-feira. 

De congraçamento com o Ministério da Saúde, pesquisas têm indicado que a utilização de máscaras caseiras pode impedir a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca no envolvente. O uso de máscaras não altera a premência da manutenção do isolamento social em Belo Horizonte.

Material atualizada às 19h20



Manancial Notícia -> :Fonte Notícia

Junte-se ao Nosso Canal No Telegram - -
Junte ao nosso canal no Telegram e participe de todas a publicações em primeira mão -- 1243325

Clique Aqui e Participe Já



Os artigos aqui publicados foram recolhidos pela internet com referência as suas devidas fontes no campo (Fonte) e tem sua responsablidade de seus criadores, caso você se sinta ofendido ou queira a remoção de alguma informação favor entrar em contato conosco aqui



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mude para versão para dispositivos móveis deste site