Crimes violentos crescem 29,8% em Minas nos dois primeiros meses de 2014

Empresário foi executado com 14 tiros em Esmeraldas, na Grande BH, no dia 13 de fevereiro Record Minas

Minas Gerais registra alta de 29,8% nos crimes violentos nos dois primeiros meses deste ano em comparação com 2013. O número de homicídios ficou estável no Estado neste período (alta de 1,6%) e sofreu recuo de 12,8% em Belo Horizonte.

Leia mais notícias no R7 Minas

Crimes violentos crescem 31% e homicídios têm aumento de 13% em Minas

Estudo aponta que taxa de homicídios em Minas é 17,3% maior que o divulgado pelo Governo

As estatísticas criminais de fevereiro de 2014 foram divulgadas nesta sexta-feira (28) pela Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social). Os crimes violentos se referem a registros de estupros tentados e consumados, extorsão mediante sequestro, homicídio tentado e consumado, roubo consumado e sequestro e cárcere privado.

Dados de fevereiro

O número de crimes violentos subiu de 6.470 em fevereiro de 2013 para 8.421 neste último mês - alta de 30,1%.

Os homicídios no Estado tiveram leve avanço de 3,5%, passando de 363 para 376 vítimas.

A quantidade de mortos em Belo Horizonte, entretanto, caiu 22,2%. Se, em fevereiro de 2013, 72 pessoas foram assassinadas, no último mês as vítimas somaram 56.

O secretário de Defesa Social Rômulo Ferraz destacou que em 86,4% dos municípios mineiros não houve registro de homicídios em fevereiro de 2014. Segundo ele, o número de homicídios cresceu em 101 municípios, enquanto roubos aumentaram em 266. Estupros tiveram aumento em 47 cidades. Ele garantiu esforço integrado para conter a violência.

— Todos os trabalhos estão sendo desenvolvidos para garantir melhora dos índices ao longo de 2014, assim como sensação de segurança na população, que é outro indicador muito importante.

Fonte: R7 - Minas Gerais